Um projeto: Fundação Estudar

Histórias de Sucesso

A experiência de brasileiros que estudaram em outros países

15.07.13

As oportunidades de Harvard

As oportunidades de Harvard

Para o calouro de Harvard, João Voguel, estudar fora significa sonhar mais alto e ter meios para atingir os seus sonhos

Ele tem o sonho de ser lembrado como alguém que fez de tudo para mudar o Brasil de alguma forma. E os primeiros passos para esse sonho já foram dados. Conheça a história de João Henrique Vogel, um jovem carioca que foi um dos três brasileiros aprovados em Harvard em 2012.

Como foi passar em Harvard
Desde criança ele estuda em excelentes escolas privadas por meio de bolsas de estudos. Filho de um professor, João sabe que com dedicação nada é empecilho para quem quer chegar longe. Nem mesmo dinheiro. E não foi diferente com a graduação. Em Harvard, ele recebeu uma bolsa integral, que é complementada por uma bolsa da Fundação Estudar.

Assim como acontece com a maioria de brasileiros que desejam Estudar Fora, o maior desafio de João foram os altos custos que envolvem o processo de admissão, e também a orientação sobre cada etapa da application. No período, ele se candidatou para 10 faculdades fora, e foi aprovado nas universidades de Harvard e Duke.

Leia mais: Quanto custa se candidatar a uma universidade no exterior

Ele conta que outro grande desafio foi escrever bem as essaysque são ferramentas importantes para a seleção em uma universidade americana. “As redações são muito diferente das que estamos acostumados a escrever no ensino médio, por isso é uma etapa bem desafiadora”, conta.

Para vencer esses desafios, João buscou apoio em programas como o Prep Program, que oferece preparação para jovens brasileiros estudarem em universidades no exterior, e também em instituições como o Education USA. “Participar do Prep Program foi muito bom, porque eu fui colocado com um mentor que já tinha estudado aqui nos EUA, que por coincidência também estudou em Harvard. Ele me aconselhava e revisava as minhas redações”, pontua.

fundacao-7333

Para João Voguel, estudar fora é sinônimo de oportunidades

Oportunidades
Para João, a melhor coisa na experiência em Estudar Fora são as oportunidades que são oferecidas diariamente, como as atividades extracurriculares e as possibilidades que o sistema de ensino no exterior permite. “Uma das coisas que mais me atraem em minha universidade é a filosofia do Liberal Arts, que significa poder escolher meu curso de graduação só depois de ter contato com todas as áreas do conhecimento. Além das oportunidades de fazer um double major, ou fazer meu major em uma área e o minor em outra”, explica.

Leia mais: 5 prós e contras de Estudar Fora 

A internacionalização dos alunos é uma das vantagens de estudar em umas das universidades mais renomadas do mundo. “Tenho amigos de inúmeras culturas diferentes. A minha turma, por exemplo, tem 75 nacionalidades”, conta. Outra vantagem são os encontros com personalidades importantes e a qualidade dos professores.

Além do aperfeiçoamento acadêmico, ele avalia que melhorou o inglês e ganhou uma educação mais ampla. “Você não fica preso a aprender somente aquilo que está no seu curso em que você vai se formar. Os professores são maravilhosos e há muita oportunidade de pesquisa e trabalho”, explica.

Por que vale a pena estudar no exterior?
Para os estudantes brasileiros que sonham em estudar fora, o calouro de Harvard faz um alerta. “É preciso começar a se preocupar com o processo de application já no 1º ano do Ensino Médio, pois cada nota que o aluno tira nas matérias da escola conta, e cada atividade extracurricular que o aluno se propõe a fazer é importante”, afirma.

Leia mais: O perfil desejado por uma universidade no exterior 

Mesmo com os desafios, ele lembra que estudar fora vale muito a pena. “Se eu pudesse definir em uma palavra a minha experiência aqui, essa palavra seria oportunidade. Isso porque estudar no exterior fará com que você enxergue oportunidades que não via antes, e ganhe outras perspectivas de vida. Você vai sonhar muito mais alto e vai ter meios para atingir os seu sonhos”, incentiva.

Quer saber mais sobre como é estudar em Harvard? Leia também Harvard: Ela chegou lá e conheça a história da Tábata Amaral, uma brasileira que foi estudar em Harvard e tem o sonho de mudar o Brasil trabalhando com políticas públicas e projetos voltados a educação.

Conecte-se ao Estudar Fora

Prep Course

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT