Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

12.07.13

Dicas de estudo para o TOEFL e IELTS

Dicas de estudo para o TOEFL e IELTS

Conhecer o seu nível no idioma e entender a estrutura da prova são essenciais para você se sair bem nos exames. Confira as dicas de especialistas

Agora que você já conheceu as diferenças dos exames de proficiência na língua inglesa na nossa matéria TOEFL x IELTS, confiras as dicas de especialistas para você se preparar para testes:

1. Para começar, conheça o seu nível de inglês

Para o especialista Paulo César Moraes, da consultoria em preparação para MBAs Philadelphia Consulting, o primeiro passo que você deve tomar é fazer um diagnóstico para saber como está com o seu nível de inglês.  “Assim você saberá se está longe ou perto do que é pedido. Com esse resultado é possível saber se vai demorar 6 meses ou um ano para se preparar”, explica.

Segundo Paulo, alguns alunos que não sabem corretamente o seu nível e quando fazem o diagnóstico veem que o inglês formal deles não é bom e que  irão demorar muito mais tempo do que imaginavam para se preparar. “Já vi inúmeros casos de alunos que chegam com urgência porque ganharam uma bolsa por exemplo e precisam tirar 80 no TOEFL, mas quando fazemos o diagnóstico ele tira 40. Aí fica complicado conseguir aumentar a nota a tempo”, comenta.

2. Conheça a prova

Segundo a gerente de Exames do British Council, Vanessa Lopes, para que o candidato tenha um bom desempenho no exame é necessário que ele se familiarize com a estrutura da prova. “Para isto, é importante que ele pratique, use as ferramentas de preparação que estão disponíveis online, e, no caso do IELTS, se inscreva com antecedência para ter acesso às 30 horas gratuitas oferecidas na inscrição”, orienta.

Conhecer as características de cada etapa da prova é importante para que você saiba o que realmente é avaliado. “Por exemplo, no Listening do IELTS, o importante é ouvir as questões com muita atenção. Se errar, corrija o erro e siga adiante.  Se não souber o que dizer, invente.  Você não será avaliado na veracidade das respostas e sim na sua capacidade de entender e responder questões”, esclarece.

3. Estude também de maneira informal

Além dos livros preparatórios especializados, é importante que você treine de maneira informal, com amigos que falem inglês ou pela internet. O site Duolingo e o Livemocha são plataformas em que você pode aprender e treinar o seu inglês.

Quer mais dicas para mandar bem no IELTS? Veja esse vídeo do British Council sobre o exame:

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT