InícioIntercâmbioAs 5 melhores cidades do mundo para estudar

As 5 melhores cidades do mundo para estudar

Giana Andonini - 06/12/2013
Comentários:

Pesquisar e escolher onde você quer fazer o seu intercâmbio são um dos primeiros passos para quem quer estudar no exterior. Para te ajudar nessa etapa, aí vai uma dica: a QS, que possui diversos outros rankings para a avaliação de universidades, publicou recentemente um ranking com as 50 melhores cidades para estudar.

A metodologia do ranking leva em consideração 14 indicadores divididos em cinco categorias: classificação das universidades da cidade no ranking de melhores universidades; custos;  diversidade da população estudantil; qualidade de vida e empregabilidade. As cidades avaliadas precisam ter no mínimo 250.000 habitantes e ao menos duas universidades listadas no ranking da QS de melhores universidades.

As melhores
Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido lideram como países com mais cidades top para estudantes. A América do Sul tem apenas duas cidades bem posicionadas: Buenos Aires (33º) e Santiago (49º).

Confira as 5 melhores cidades lá de fora que são excelentes para você estudar:

1º lugar: Paris

20131031_França

A capital francesa está pela segunda vez no topo da lista. Segundo a QS, os motivos para a cidade ser a nº 1 é que ela possui excelentes universidades (17 estão no ranking QS World University Rankings). ENS Paris, Ecole Polytechnique, Sciences Po e Sorbonne formaram alguns dos mais importantes filósofos, cientistas, políticos e matemáticos dos últimos 100 anos. Outro ponto é que, apesar do custo de vida em Paris ser alto, em geral as mensalidades nas instituições são mais acessíveis.

2º lugar: Londres

shutterstock_77971138

Com algumas das melhores universidades do mundo, como UCL, Imperial College London e LSE, Londres atrai estudantes e pesquisadores do mundo todo. A capital do Reino Unido chama a atenção por ser um centro de cultura, diversidade e criatividade. A QS também aponta que a cidade é um pólo financeiro, sendo um ambiente interessante para estudantes de áreas corporativas.

3º lugar: Singapura

ID-100125585
Vista de Singapura

Singapura tem duas universidades bem posicionadas no QS World UniversityRankings: a National University of Singapore (NUS) em 24º lugar, e a Nanyang Technological University, na 41ª posição. A cidade está sendo cada vez mais  reconhecida como centro de educação de excelência.

4º lugar: Sidnei
Centro financeiro da Austrália, Sidnei possui uma mistura de boas universidades – com destaque para a University of Sydney  e a University of New South Wales – comunidades de estudantes internacionais, bons níveis de empregabilidade e, claro, muita qualidade de vida.

5º lugar: Melbourne e Zurique
Empatadas no 5º lugar estão Melbourne, na Austrália, e Zurique, na Suíça. Zurique possui um alto custo de vida, mas em compensação, as taxas cobradas pelas universidades são mais acessíveis. Limpa e organizada, a cidade sempre aparece nos rankings de melhor lugar para viver.Já Melbourne se destaca pela diversidade da sua comunidade estudantil, excelente qualidade de vida e por ser considerada o centro cultural da Austrália.

Confira o ranking completo AQUI e conheça mais:

.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados