Um projeto: Fundação Estudar

Universidades

Perfis, curiosidades e oportunidades das melhores universidades do mundo

06.12.13

Harvard Kennedy School of Government

Harvard Kennedy School of Government

Conheça uma das melhores escolas de pós em políticas públicas dos Estados Unidos

Nos anos 1930, durante a Grande Depressão e às vésperas da Segunda Guerra Mundial, surgiu a ideia de se fundar uma escola de public affairs (assuntos públicos) em Harvard. Enquanto o governo americano era confrontado com desafios históricos nacionais e internacionais, um ex-aluno da universidade, o político Lucius N. Littauer, sugeriu a criação de uma escola que orientasse novos profissionais da área pública, oferecendo uma doação de 2 milhões de dólares – uma quantia nada modesta para um doador individual.

A Graduate School of Public Administration, que mais tarde daria origem à Kennedy School (HKS), foi fundada em 1936, próxima ao campus da Harvard University, em Cambridge, Massachusetts. A escola foi renomeada em 1966, em homenagem ao presidente americano John F. Kennedy. Nas últimas décadas, ela cresceu e se tornou uma das mais importantes na área de pesquisa em ciências sociais. Seus cerca de 46.000 ex-alunos residem em mais de 200 países e atuam em posições diversificadas do setor público, privado e terceiro setor.

Tamanho:
Os programas de mestrado possuem mais de 1.000 alunos full-time, sendo que 43% deles são estrangeiros, vindos de 92 diferentes países. Já os de doutorado têm 162 matriculados, 27% deles internacionais, de 31 países.

Áreas de estudo:
A faculdade oferece mais de 30 programas de mestrado, doutorado e educação executiva – com foco em políticas públicas, administração pública, desenvolvimento internacional, entre outras áreas. A escola também abriga 15 centros e institutos de pesquisa.

Ranking 2012:
3º lugar no ranking da US News

Application:
No processo seletivo da escola, os candidatos precisam apresentar:

– taxa de inscrição equivalente a 100 dólares
– formulário online de candidatura
– currículo
essays
– três cartas de recomendação (uma acadêmica e outra profissional)
– histórico escolar (traduzido para o inglês)
– GRE ou GMAT (cuja validade é de 5 anos)
– TOEFL (a nota mínima é 100) ou IELTS (a nota mínima é 7)

O deadline para o application costuma ser no início de dezembro. Para mais informações, clique aqui.

Bolsas:
Os alunos que forem admitidos em um dos programas de mestrado da Harvard Kennedy School podem se candidatar a uma bolsa de estudos Lemann Fellowship, cujo processo é coordenado diretamente pela universidade, e não pela Fundação Lemann.

O principal critério de seleção é o comprometimento do candidato com o Brasil, e não há um número fixo de bolsas por ano. Elas são parciais, com valores analisados caso a caso, tem validade de um ano, renováveis por mais um, e podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento.

Para os interessados, o pedido deve ser submetido ao Committee on General Scholarships de Harvard, preenchendo o formulário disponível online. No site do escritório de Harvard no Brasil há mais informações sobre o programa Lemann Fellowship e sobre o Brazil Studies Program na universidade.

Curiosidades:
– O sul-coreano Ban Ki-moon, o atual secretário-geral das Nações Unidas, fez um mestrado na Harvard Kennedy School, depois de ter começado sua carreira como diplomata.

– Uma das vencedoras do Nobel da Paz em 2011 foi aluna da Harvard Kennedy School: a atual presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf. Ela dividiu o prêmio com outra liberiana, Leymah Gbowee, e a imenita Tawakel Karman.

Contatos:
Admissions office: +1 617-495-1155 / admissions@hks.harvard.edu

Alumni relations: +1 617-495-1394 / alumni@hks.harvard.edu

Faça um tour virtual na faculdade

Assista ao vídeo “A day in the life of Harvard Kennedy School”:

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas