InícioBolsas de EstudoPrograma seleciona artistas para intercâmbio na Ásia

Programa seleciona artistas para intercâmbio na Ásia

Priscila Bellini - 15/04/2020
Comentários:

A Singapore International Foundation lançou mais uma edição da fellowship Arts for Good, que seleciona artistas, líderes na área de cultura e profissionais criativos do mundo todo. As inscrições para o programa estão abertas até 26 de abril e, neste ano, o foco serão projetos de empoderamento criativo de crianças e jovens.

O programa divide-se em três eixos. Primeiramente, os participantes farão uma etapa presencial do programa em Singapura (de 15 a 18 de setembro) com aulas, seminários e a criação de projetos para implementação em etapas posteriores. Depois, na segunda etapa, continuarão a desenvolver esses projetos a distância para implementá-los em seguida, na terceira etapa, na cidade de Chennai, na Índia (de 1 a 5 de fevereiro de 2021).

Durante o período de intercâmbio na Ásia, a ideia é que os selecionados pela iniciativa participem de workshops e sessões de networking. Além disso, que aprendam sobre projetos interdisciplinares, encorajados pelo Arts for Good.

Como se candidatar ao Arts for Good

A inscrição para o programa é simples. A princípio, os interessados na iniciativa devem preencher um formulário padrão, e submeter currículo e documentos sobre seus últimos projetos.Podem se inscrever artistas, curadores, administradores de projetos artísticos, profissionais criativos ou programadores dos setores social e educacional.

Não há qualquer restrição de nacionalidade ou idade limite para os fellows. Ainda assim, é necessário comprovar experiência na área de atuação – seja voluntária ou profissional – de, no mínimo, dois anos. Vale lembrar que a fundação busca profissionais comprometidos com o impacto social em suas comunidades.

Quais são os benefícios

Cada profissional selecionado para o Arts for Good recebe apoio financeiro integral para despesas com acomodação, alimentação e transporte local, nos países de intercâmbio. Já os gastos referentes às passagens aéreas são limitados a 800 dólares (ou, em alguns casos, 50% do valor da viagem).

Os participantes também devem arcar com o seguro-saúde, durante o período no exterior, além de passaporte e visto.

Saiba mais sobre a iniciativa Arts for Good no site do programa e inscreva-se pelo formulário padrão. A fundação recomenda aos candidatos que reservem cerca de 30 minutos para preencher o formulário e enviar os documentos necessários (que incluem CV e mostras de trabalhos recentes). As inscrições vão até 26 de abril!

E o coronavírus?

Apesar da pandemia do COVID-19, o site da iniciativa continua divulgando normalmente o programa. Singapura, um dos países que os participantes visitarão como parte da experiência em setembro de 2020, não tem sido afetado de maneira desproporcionalmente drástica pela pandemia. Dessa forma, a viagem deve acontecer normalmente.

A Índia também não tem sido tão afetada assim pela pandemia. Todavia, o país tem tomado medidas bastante drásticas de isolamento social. Como a viagem para a Índia só deve acontecer em fevereiro de 2021, no entanto, é provável que a situação tenha se normalizado até lá. Para mais informações, é possível mandar e-mail à organização por meio do endereço [email protected].

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados