InícioIntercâmbioAIESEC: saiba quais são os principais destinos escolhidos por jovens brasileiros

AIESEC: saiba quais são os principais destinos escolhidos por jovens brasileiros

Gustavo Sumares - 11/10/2019
Comentários:

Se você faz universidade e pensa em estudar fora, provavelmente já ouviu falar da AIESEC. A organização oferece uma série de oportunidades de intercâmbio para diversos destinos, a preços bem atraentes, para estudantes universitários. Aqui no Estudar Fora mesmo, já tivemos depoimentos de estudantes que viajaram com a organização para destinos como Ucrânia, México e Colômbia. Mas quais são os destinos mais procurados por brasileiros na AIESEC?

Após uma solicitação nossa, a organização ofereceu um levantamento dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros que procuram seus escritórios para fazer intercâmbio. Como cada programa oferecido pela organização tem destinos diferentes, o levantamento foi feito de acordo com cada programa.

Programas oferecidos pela AIESEC

A AIESEC oferece três opções de programas de intercâmbio, chamados “Empreendedor Global“, “Talento Global” e “Voluntário Global“. O primeiro deles oferece uma imersão de 6 a 12 semanas em startups de outros países. O segundo, “Talento Global”, coloca o jovens por 3 a 12 meses em experiências de trabalho em empresas mais tradicionais. Finalmente, o último deles, como o nome indica, é dedicado a experiências de trabalho voluntário e social em ONGs, escolas ou fundações.

Por terem focos e objetivos distintos, cada programa oferece destinos diferentes. Mesmo assim, em cada programa, há destinos mais populares. E o levantamento que a AIESEC fez leva em consideração cada um desses programas. Ele informa também o número de brasileiros que viajou para cada um desses destinos, de janeiro a setembro de 2019.

É importante notar que os destinos são oferecidos pela AIESEC em parceria com organizações locais. Por isso, a oferta de oportunidades fica condicionada à existência dessas parcerias, o que acaba fazendo com que alguns destinos se destaquem. Confira:

Destinos mais procurados por brasileiros na AIESEC

Voluntário global:

  1. Peru (585);
  2. Argentina (472);
  3. Colômbia (362);
  4. México (204);
  5. Portugal (100).

Talento global:

  1. Canadá (43);
  2. Alemanha (35);
  3. Hungria (35);
  4. Índia (32);
  5. Turquia (27).

Empreendedor global:

  1. Egito (214);
  2. Ucrânia (36);
  3. Argentina (26).
  4. Turquia (número não informado).

Segundo a organização, o Volutnário Global tem muito mais participantes por ser seu programa mais antigo e não ter requisitos. Já no caso do Empreendedor Global, o Egito é um destino que oferece mais variedade de projetos (e, por isso, mais vagas).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados