InícioPós-Graduação"A educação brasileira é mais que suficiente", diz bolsista de PhD no...

“A educação brasileira é mais que suficiente”, diz bolsista de PhD no exterior

Nathalia Bustamante - 27/07/2016
Comentários:

Por Nathalia Bustamante

O mineiro Mauro Sérgio Silva fez sua graduação e mestrado em Belo Horizonte, na UFMG. Começou a aprender inglês durante a graduação e, com apenas 27 anos, é bolsista de PhD em Neurociência na Universidade de Otago, em Dunedin, Nova Zelândia.

Foi só ao passar pelo processo seletivo que ele se deu conta de que a graduação no Brasil é muito forte. “No Brasil, quando a gente vê pessoas que fazem PhD fora, a gente pensa que não é nossa realidade”, afirma ele. “Quando eu vim, achei que a educação que eu tive no Brasil não era suficiente, mas ela é mais do que suficiente”, completa.

Casos como o de Mauro são mais comuns do que parecem. Em uma visita à Nova Zelândia, a convite da Education New Zealand, o Estudar Fora conversou com diversos estudantes que faziam sua pós graduação com bolsa no país – tanto em Auckland, o destino mais comum, como em Wellington e Dunedin. A impressão de todos é que o processo de candidatura é simples, mas exige dedicação.

Entre estes bolsistas está a paraibana Pollyane Diniz que, após um doutorado completo na Universidade de Victoria em Wellington, foi contratada pelo departamento de admissões da Universidade. Hoje, ela trabalha justamente com a avaliação e seleção dos candidatos aos programas e às bolsas das universidades.

No vídeo abaixo, os estudantes Mauro Sérgio e Jéssica Santiago, que faz PhD em Física, comentam a sua experiência com a application, e Pollyane fala um pouco sobre o processo e as falhas mais comuns que ela percebe durante a avaliação dos candidatos.

Confira, informe-se e inspire-se:

 

Leia também:
Brasileira conta por que abandonou tudo para ir estudar na Nova Zelândia
Como funciona o processo seletivo para PhD nos Estados Unidos?
Universidade australiana oferece bolsas para pós-graduação e pesquisa

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados