//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoCurso curto da ONU para pessoas indígenas em Genebra com tudo pago

Curso curto da ONU para pessoas indígenas em Genebra com tudo pago

Gustavo Sumares - 22/08/2023
Comentários:

A ONU está recebendo inscrições para o OHCHR Indigenous Fellowship – 2024 Training Programme. Lançado em 1997 pelo Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos (OHCRH) da ONU, o programa tem o objetivo de apresentar a pessoas de povos indígenas os sistemas e mecanismos da ONU para a proteção dos Direitos Humanos em geral e dos Direitos dos Povos Indígenas em particular. As inscrições para o curso curto da ONU vão até 30 de setembro.

Os participantes escolhidos poderão realizar o programa de treinamento da ONU com tudo pago. Receberão passagens aéreas de ida e volta para Genebra, um valor diário ou mensal para cobrir despesas de acomodação, alimentação e transporte, e um plano básico de seguro de saúde durante a viagem. Os únicos custos não contemplados são despesas com emissão de visto e seguro de viagem.

O curso curto da ONU

De acordo com a OHCHR, o programa capacita seus participantes a defender seus direitos no plano internacional. O contato com os recursos da ONU para a proteção dos Direitos dos Povos Indígenas pretende tornar os participantes mais confiantes e capacitados para proteger suas comunidades. O programa também permite contato dos participantes com membros da ONU e representantes de outros povos indígenas. E um dos critérios de seleção do curso curto da ONU é que o candidato seja capaz de compartilhar o conhecimento adquirido durante as quatro semanas com outras pessoas indígenas ao voltar para sua comunidade.

Leia também: Saiba como estudar na universidade criada pela ONU

Com isso, um dos objetivos é que os participantes se tornem interlocutores entre suas comunidades com os governos locais. E, com seu conhecimento dos mecanismos de Direito Internacional para sua proteção, sejam levados mais a sério por esses governos. O vídeo produzido pela OHCHR disponível neste link ajuda a ilustrar os objetivos do programa.

Como se candidatar

A candidatura ao curso curto da ONU é aberta a todas as pessoas indígenas, de qualquer país e qualquer idade. Não há requisitos em termos de educação formal. No entanto, como o programa estará disponível em inglês, francês, espanhol, português e russo.

Toda a candidatura é feita por meio de um formulário (disponível neste link) de duas partes. A primeira deve ser preenchida pelo próprio candidato; a segunda, por uma organização ou comunidade indígena da qual ele faça parte e que pretenda apoiar sua candidatura. As duas partes do formulário devem ser preenchidas, impressas e assinadas.

Leia também: 7 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Além do formulário, o candidato também deve enviar uma carta de recomendação oficial da comunidade ou organização que apoia sua candidatura. Os documentos devem ser enviados por correio para o seguinte endereço:

Mr. Morse Caoagas Flores
Coordinator, Indigenous Fellowship Programme
Indigenous Peoples and Minorities Section
Office of the United Nations High Commissioner for Human Rights
48, Avenue Giuseppe-Motta, Office 2-05
CH-1211 Geneva 10
Switzerland

Alternativamente, é possível também escanear os documentos e enviá-los para o endereço [email protected] com cópia para [email protected]. A candidatura deve ser feita até o dia 30 de setembro.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados