//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoYale oferece bolsa de estudo para jovem brasileiro do ensino médio

Yale oferece bolsa de estudo para jovem brasileiro do ensino médio

Lecticia Maggi - 21/01/2016
Comentários:

Por Lecticia Maggi

A Universidade Yale, que está entre as 15 melhores do mundo no ranking da consultoria Quacquarelli Symonds, está oferecendo a um estudante brasileiro do ensino médio uma bolsa de estudos integral para participar do programa de verão da instituição, o Yale Young Global Scholars Program (YYGS).  As inscrições vão somente até o dia 11 de fevereiro pelo site do programa.

YYGS é um curso de duas semanas que reúne jovens do ensino médio do mundo todo para estudar assuntos como ‘Política, Direito e Economia’ e ‘Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo’.

Para concorrer à bolsa, é preciso estar no ensino médio, ter frequentado escolas brasileiras a maior parte da vida, e comprovar que é de uma família de baixa renda.   Não há restrições em relação a estudantes de escolas privadas, no entanto, será preciso enviar documentos que mostrem a situação financeira da família.

Além disso, é preciso ter um bom nível de inglês – não são exigidos testes, mas a universidade ressalta que todas as atividades serão realizadas no idioma. “Você deve ser capaz de ler artigos longos em inglês e discuti-lo com outros alunos da turma, nativos na língua, além de escrever redações”, diz o site de Yale.

O processo seletivo inclui o envio de cartas de recomendação, histórico escolar (traduzido para o inglês) e redações, entre outros itens.

O selecionado poderá escolher entre seis opções de cursos:
1. Política, Direito e Economia (19 de junho a 2 de julho);
2. Ciências Aplicadas e Engenharia (19 de junho a 2 de julho);
3. Segurança e Relações Internacionais (de 8 a 21 de julho);
4. Ciências Biológicas e Biomédicas (de 8 a 21 de julho), para estudantes que querem aprofundar os estudos e as aplicações das ciências da vida;
5. Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (de 26 de julho a 8 de agosto);
6. Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente (de 26 de julho a 8 de agosto).

Em 2015, quase 50% dos participantes eram de fora dos Estados Unidos, representando mais de 90 países. Acesse o site do programa e saiba mais

Aprovado de 2015 – Em 2015, quem ganhou a bolsa foi o estudante Daniel Calarco, de 18 anos. Natural de Tocantins, Daniel se mudou para o Rio de Janeiro quando tinha apenas um ano. Cresceu na comunidade Vila do Vintém, no bairro Padre Miguel, e depois se mudou para Bangu, onde hoje mora com os pais. “Vi que a juventude é a que mais sofre nas comunidades carentes”, diz ele. “Queria fazer algo para mudar isso.”

Às vezes, achamos que não estamos à altura de Yale. Mas confie no seu potencial, você pode ser o brasileiro que a universidade procura

Com tudo pago, Daniel passou duas semanas em Yale, fazendo o curso de “Política, Direito e Economia” entre junho e julho de 2015. “Conheci gente do mundo inteiro, tive uma aula com o atual assessor de política externa da campanha da Hillary Clinton e almocei com um grande jornalista e economista”, diz.

Hoje cursando Direito na FGV-Rio com bolsa integral e Economia na UFRJ, Daniel ressalta o legado de Yale. “Minha vida mudou. Yale me abriu várias portas, agora só cabe a mim decidir quais caminhos seguir”, diz.

Para quem pensa em se candidatar para a bolsa deste ano, Daniel aconselha: “Às vezes, achamos que não estamos à altura de Yale. Mas confie no seu potencial, você pode ser o brasileiro que a universidade procura.”

Acesse o site do programa 

*Na foto, participantes do Yale Young Global Scholars Program (YYGS)

Leia também:
Guia online e gratuito de bolsas de estudo no exterior
Últimos dias para jovens do ensino médio se inscreverem para bolsa nos EUA

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados