InícioBolsas de Estudo4 oportunidades internacionais para jornalistas se inscreverem em março

4 oportunidades internacionais para jornalistas se inscreverem em março

Nathalia Bustamante - 03/03/2016
Comentários:

Inspirados pelo sucesso do filme Spotlight, que retrata o trabalho investigativo de jornalistas no Boston Globe, nos Estados Unidos, selecionamos 4 oportunidades de desenvolvimento profissional para jornalistas que estão com inscrições abertas durante o mês de março.

Todos os programas concedem bolsas e oferecem aos colegas de profissão de Michael Rezendes, interpretado por Mark Ruffallo, a possibilidade de expandir seu domínio das técnicas de jornalismo, ter contato com diferentes realidades ou se atualizar com o que há de mais novo na área. Confira qual é o ideal para você:

 

#1 Estágio – Programa de Intercâmbio de Jornalismo 2016
Inscrições até: 20 de março
O Programa de Intercâmbio de Jornalismo oferece aos participantes a oportunidade de entender, de perto, como é feita a cobertura de conflitos nacionais e internacionais nas redações dos melhores jornais da Ucrânia. Realizado por uma parceria entre a Media Development Foundation e MYMEDIA, o programa oferece a jovens jornalistas com até 5 anos de experiência a possibilidade de participar de um estágio remunerado em veículos de rádio, TV, impresso ou online, além de compreender também uma programação de treinamentos e workshops com jornalistas e especialistas da Ucrânia e estrangeiros. As inscrições podem ser feitas através do site.

#2 Concurso – Prêmios DIG
Inscrições até: 31 de março
O Prêmio DIG de jornalismo investigativo reconhece projetos em vídeo do mundo todo com prêmios que vão de €1.500 a €20.000. São aceitos trabalhos em seis categorias: temática Itália, vídeos de investigação, longa reportagem, curta reportagem, vídeos digitais produzidos para sites de notícias e jornalismo de dados. A cerimônia de premiação será realizada no final de junho na cidade de Riccione, na Itália. Trabalhos podem ser enviados através do site da instituição. Confira aqui o edital completo.

#3 Mestrado – Bolsas de Estudo da DW Akademie 
Inscrições até: 31 de março
A DW Akademie oferece 10 bolsas integrais para jovens jornalistas e outros profissionais da comunicação para o programa de Estudos de Mídia Internacional, na Universidade de Bonn, Alemanha. O programa de mestrado tem duração de dois anos e reúne pesquisa, palestras e experiências práticas. O curso é ministrado em inglês e alemão, o que exige dos estudantes domínio dos dois idiomas. Para se candidatar, além de possuir diploma de conclusão do ensino superior, é preciso comprovar experiência de pelo menos um ano na área de comunicação e mídia. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição.

#4 Cursos Especializantes – Woods Hole Oceanographic Institution
Inscrições até: 13 de maio
Jornalistas com experiência na cobertura de ciência e que tenham fluência em inglês podem se inscrever para o treinamento em jornalismo científico oferecido pelo Woods Hole Oceanographic Institution. O programa acontece em setembro e tem duração de uma semana, durante a qual os selecionados participarão de seminários e expedições com foco em assuntos ligados a oceanografia, biologia marinha e princípios de engenharia. Localizado em Massachussetts, nos Estados Unidos, o instituto é referência mundial em pesquisa sobre oceanos. Todas as despesas de transporte e acomodação serão pagas pela instituição. As inscrições podem ser feitas online através deste link.

*Foto: Videojornalista / Crédito: Roberto Ferrari/CC-2.0

Leia também:

Alemanha oferece bolsas de estudo para cursos em comunicação
Dança, teatro e jornalismo: confira os novos cursos de Harvard

8 mestrados no exterior de graça (ou quase) na área de humanas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados