InícioBolsas de Estudo4 bolsas de estudos para cursos curtos no exterior

4 bolsas de estudos para cursos curtos no exterior

Lecticia Maggi - 17/05/2016
Comentários:

A vontade de ir aprimorar conhecimentos no exterior é grande, mas nem sempre se tem tempo e dinheiro disponíveis para programas de longa duração. Neste caso, programas de treinamento ou cursos curtos podem ser a melhor opção: além de aprofundar em habilidades específicas, estes cursos também propiciarão a construção de networking internacional e uma diversidade de experiências culturais.

Com um extra: também tendem a ser mais baratos que os programas de longa duração. Porém, as ofertas de bolsas de estudos para estes casos também são mais escarças.  Confira quatro programas de bolsas integrais para cursos de até 1 ano de duração:

#1 Hubert Humphrey Fellowship

País: Estados Unidos
Duração: 1 ano
O programa Hubert H. Humphrey é associado às bolsas Fullbright, oferecidas pelo governo americano, e oferece um ano de treinamento profissional em universidades parceiras, entre elas MIT e Cornell. Os candidatos são selecionados com base em seu potencial de liderança e seu comprometimento com a comunidade, seja atuando no setor público ou privado. As bolsas cobrem todos os custos, incluindo passagens aéreas de ida e volta e acomodação no país. Inscrições até 12 de junho.

#2 Endeavour Executive Fellowship

País: Austrália
Duração: 1 a 4 meses

O programa oferece oportunidades de desenvolvimento profissional para profissionais que atuem nas áreas de negócios, indústria, educação ou no governo. Focado no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos aplicados à área de atuação do profissional, as atividades incluem treinamento de gestão, mentoria, workshops e desenvolvimento de liderança. As bolsas de estudos são no valor de 18 mil dólares australianos e incluem um valor mensal para manutenção do estudante no país, auxílio-viagem, seguro saúde e isenção das taxas do curso. Inscrições podem ser feitas até 30 de junho.

#3 VLIR-UOS Training

País: Bélgica
Duração: 1 a 4 meses

O Programa de Treinamento Internacional financia estudantes internacionais em programas de 1 a 4 meses de duração realizados em inglês em instituições belgas. As bolsas incluem todas as taxas do curso, auxílio mensal, passagens aéreas, acomodação e seguro saúde. As inscrições serão abertas ao final do ano para início em 2017 – é importante ficar atento aos prazos específicos definidos por cada universidade.

#4 UNESCO Fellowship Programme

Países: Japão, China, República Checa, Polônia, Coréia do Sul e Rússia
O Programa de Bolsas da Unesco visa aprimorar os recursos humanos dos estados-membro da Unesco, especialmente nos países desenvolvidos. As bolsas são direcionadas a treinamentos personalizados ou estudos de campo nas áreas prioritárias definidas pela UNESCO. As bolsas cobrem todos os cursos relacionados ao estudo ou pesquisa realizado. As inscrições serão abertas ao final do ano para início em 2017 – é importante ficar atento aos prazos definidos por cada parceria.

 

Leia também:
Summer programs: cursos rápidos colocam seu currículo no topo
EUA: programa de trabalho nas férias é alternativa para aprender inglês
Decidiu estudar fora? Fuja do óbvio e trace seu próprio caminho!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados