InícioBolsas de Estudo10 universidades irlandesas oferecem bolsas para brasileiros

10 universidades irlandesas oferecem bolsas para brasileiros

Redação do Estudar Fora - 20/04/2016
Comentários:

A Irlanda é um dos destinos preferidos para brasileiros que desejam estudar na Europa. Por diversos motivos: além de ser um dos países mais baratos para se morar no velho continente, a legislação irlandesa também permite que estudantes estrangeiros trabalhem por um período de tempo no país.

As universidades irlandesas também são atrações à parte: muitas delas estão entre as mais antigas do Reino Unido e são bem posicionadas em rankings internacionais de qualidade de ensino. Com um benefício a mais: diversas instituições oferecem bolsas e descontos na anuidade para estudantes brasileiros. Confira algumas das opções disponíveis (as primeiras estão com inscrições abertas) e prepare-se para uma temporada no país dos leprechauns!

 

# Bolsas para Ex-Estudantes do Ciência Sem Fronteiras

7 universidades irlandesas estão oferecendo descontos de 3 mil euros nos programas de mestrado para estudantes egressos do Programa Ciências Sem Fronteiras. Os procedimentos de candidatura são diferentes para cada instituição, mas, em geral, deve-se candidatar para o curso escolhido e, mediante aprovação, enviar a solicitação de bolsa por e-mail. Confira mais informações aqui.

 

Trinity College Dublin

#1 Bolsa para Estudantes de Administração
Prazo: 6 de maio
As bolsas para o bacharelado em Administração na Trinity College Dublin podem chegar a 25 mil euros, revertidos em desconto nas anuidades do programa, de quatro anos de duração. Para concorrer é preciso candidatar-se para o curso, enviando a documentação solicitada, e em seguida enviar por e-mail o currículo e uma Carta de Motivação respondendo “Como posso contribuir para a comunidade da Trinity College Dublin.” Confira aqui mais detalhes e inscreva-se.

#2 Bolsas para Curso Introdutório ao Ensino Superior Irlandês
Inscrições até: 6 de maio
Quem não fizer exames padronizados como ACT e ACT também pode se candidatar para fazer a graduação na Irlanda com os resultados do ENEM. Será requisitado destes alunos, porém, que eles atendam um “Curso de Fundação” (Foundation Course), que se assemelha a um curso introdutório, tanto para preparar os estudantes para o sistema universitário irlandês quanto para aperfeiçoar as suas habilidades em inglês, desenvolver comunicação, pensamento crítico, etc.  A Trinity College Dublin também oferece bolsas de até 5 mil euros para estes cursos, cobrindo parte dos custos de anuidade.

 

National College of Ireland
# Bolsas para Graduação e Pós-Graduação
Inscrições até: 31 de julho
O National College of Ireland possui um fundo de 300 mil euros para conceder apoio a estudantes brasileiros que possuam bom desempenho acadêmico. As bolsas podem chegar até 3 mil euros, cobrindo entre 10% e 60% dos valores do curso escolhido. Para se candidatar, o candidato deve primeiramente se inscrever para o curso escolhido e receber uma “Oferta Incondicional”, que virá acompanhada de um formulário de solicitação de bolsa. O formulário deve ser preenchido e enviado por e-mail juntamente com os documentos solicitados. Confira aqui o passo a passo para se inscrever.

 

Maynooth University
# Bolsas para Mestrado
Inscrições até: 30 de junho
A pitoresca cidade de Maynooth fica a apenas 30 minutos de carro do centro de Dublin, e é sede da Maynooth University, que data do século XVIII. Lá, brasileiros podem se candidatar a bolsas que variam entre 2,5 e 5 mil euros – que cobrem parcialmente as anuidades de qualquer um dos mestrados oferecidos pela instituição. Confira aqui a lista completa de cursos oferecidos, as taxas cobradas por cada um e também os pré-requisitos para candidatura.

 

University of Limerick
#1 Bolsas para Ex-Estudantes da Universidade de Limerick
Inscrições até: 1 de julho
Brasileiros que já tenham estudado na University of Limerick (UL) recebem automaticamente uma bolsa de €1.000,00 (mil euros) para continuar os estudos na UL, localizada na costa oeste da Irlanda.

#2 Bolsas para Mestrado
Inscrições até: 1 de julho
Para os cursos de mestrado da Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Limerick, bem como para os programas de pós-graduação na área de negócios, são oferecidas bolsas de até 1500 euros, revertidas em descontos na anuidade. Além disso, a instituição também oferece descontos de até 50% no valor da anuidade para os cursos de mestrado em ciências exatas e engenharia.
Todos os estudantes  que se candidatarem aos cursos oferecidos pela Universidade de Limerick serão automaticamente considerados para as bolsas. Para os programas de graduação, é possível candidatar-se diretamente através do envio dos documentos solicitados por e-mail; já para os programas de pós-graduação e mestrado, é necessário usar o sistema online de inscrições, e pagar uma taxa de 35 euros. Confira aqui o procedimento para candidatura. Para ambos as inscrições é preciso comprovar proficiência em inglês.

 

University College Cork
#1 Bolsa para Graduação e Pós-Graduação
Inscrições até: 1 de maio
Na “capital cultural” da Irlanda, a University College Cork (UCC) oferece 80 bolsas de estudos por mérito para alunos de graduação e pós-graduação. Cada Bolsa Presidencial corresponde a um desconto de 50% nas taxas e mensalidades dos cursos.  Confira aqui o edital completo.
A UCC também oferece desconto de 25% nas taxas e mensalidades dos programas de mestrado do Departamento de Ciência, Engenharia e Ciência da Alimentação (Science, Engineering, & Food Science Department).

 

Griffith College
# Bolsas de Inglês para alunos aceitos em cursos de educação superior
Inscrições até: 30 de maio
Alunos aprovados para o programa completo de graduação ou pós-graduação no Griffith College mas que não atendem aos requisitos mínimos de proficiência em inglês podem realizar gratuitamente um curso de três meses para aperfeiçoamento em inglês. Sem a bolsa oferecida a brasileiros o programa custaria 1500 euros.

 

Dublin Business School
# Bolsas para Graduação e mestrado (incluindo MBA)
Inscrições até: 30 de maio
Localizada no coração da capital irlandesa, a Dublin Business School oferece bolsas parciais de mil euros para os cursos de mestrado e de 500 euros para as graduações. O desconto será oferecido a estudantes aceitos por qualquer um dos programas de graduação e pós-graduação da instituição no momento da realização da matrícula. Faça aqui sua inscrição.

 

Waterford Institute of Technology
# Bolsa para graduação e pós-graduação
Inscrições até: 31 de maio
O Waterford Institute of Technology (WIT), localizado no histórico sudeste da Irlanda, oferece bolsas de 3 mil euros convertidas em desconto nas taxas e mensalidades para alunos novatos em vários programas de mestrado deste renomado instituto de tecnologia, voltado para pesquisa.  Os estudantes podem se candidatar para programas de mestrado com descontos nas áreas de engenharia, ciências da saúde, humanidades e negócios.

 

 

Confira agora algumas bolsas para manter no radar para 2017:

University College Dublin
#1 Bolsas de Estudo para Mestrado
Inscrições em: 31 de março de 2017
A University College Dublin oferece duas Bolsas de Estudos Global Excellence (Global Excellence Scholarships) para estudantes brasileiros que cursarem o ano letivo 2017/18. As bolsas de estudos Global Excellence correspondem, respectivamente, a descontos de 50% e 100% nas mensalidades do mestrado.  Confira aqui o passo-a-passo para se inscrever para a bolsa de estudos, o que deve ser feito após ter se candidatado para o programa escolhido.

 

#2 Bolsa de Estudo em Teatro e Literatura
Inscrições em: Janeiro de 2017
A Escola de Língua Inglesa, Teatro e Cinema (School of English, Drama & Film) da UCD oferece bolsas de estudos anuais para estudantes brasileiros que queiram cursar mestrado em literatura anglo-irlandesa e teatro. A Bolsa de Estudos Maria Helena Kopschitz cobre mensalidades e taxas da UCD, além de um auxílio de custo de 14 mil euros por ano para cobrir despesas relativas à vida na Irlanda.  Também é possível concorrer a uma bolsa de 2 mil euros para cobrir despesas de viagem para os candidatos selecionados.  Para concorrer, é preciso ter um diploma de graduação em universidade brasileira, bem como comprovar proficiência em inglês. Confira aqui como se inscrever e os documentos solicitados.

 

University College Cork
#1 Bolsa para Mestrado em Artes e Humanidades
Inscrições: Abril de 2017
A University College Cork também oferece 23 bolsas de estudos em sua Faculdade de Artes, Estudos Celtas e Ciências Sociais (College of Arts, Celtic Studies, and Social Sciences). Cada bolsa representa um desconto de 6 mil euros nas taxas e mensalidades dos programas de mestrado.

 

O site Education in Ireland tem informações sobre visto, sistema de ensino e vida no país.

 

 

Leia também:
Irlanda: saiba por que o país foi eleito o preferido dos intercambistas
5 passos para estudar no Reino Unido
Irlanda muda regras para intercâmbio

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados