//username of moderater
Fundação Estudar
InícioHistórias de SucessoUm médico no MBA de Harvard #2: "não sabia nada sobre application"

Um médico no MBA de Harvard #2: “não sabia nada sobre application”

Nathalia Bustamante - 24/03/2016
Comentários:

Por Nathalia Bustamante

O médico Fábio Katayama atuava com gestão hospitalar em um dos principais hospitais do Brasil quando decidiu fazer um MBA no exterior. Sua formação, ele afirma, não lhe dava a bagagem necessária de negócios que ele precisava para a sua posição como Head de Planejamento. O que ele não imaginava era que a experiência não apenas lhe traria conhecimentos de administração, mas mudaria completamente o rumo da sua carreira.

Nesta websérie de 4 capítulos, o fundador da Natue, maior e-commerce de produtos naturais do Brasil, compartilha sua trajetória e explica como estudar no exterior o ajudou a conquistar uma carreira que unisse suas duas paixões: a medicina e os negócios.

Capítulo II: Como me preparei para o MBA

Os desafios já começaram a aparecer quando Fábio foi pesquisar sobre o processo de candidatura para o MBA. Vindo da área da saúde, as informações que ele possuía sobre o application eram praticamente inexistentes. “Na época, minha rede de relacionamento com pessoas da área de negócios era muito pequena, então eu praticamente não sabia como fazer. Foi realmente uma descoberta”, explica.

Por isso, sua preparação começou com uma intensa pesquisa sobre o que era requisitado e quais universidades atenderiam melhor às suas expectativas. Para ele, as conversas com alunos e ex-alunos das faculdades em que tinha interesse foram fundamentais para que ele entendesse o perfil de cada uma das escolas e quais eram os pontos fortes da sua própria trajetória – o que foi fundamental para a escrita das redações.

“Embora sejam temas comuns, as perguntas são diferentes. Não é escrevendo 3 ou 4 essays que você escreveu para todas as escolas. É preciso reescrevê-los e customizar a sua história para cada uma delas. Para mim, montar um bom essay é colocar no papel um pouco do que você acredita”, argumenta.

Nos vídeos abaixo, Fábio dá dicas sobre o processo de application, a preparação das redações e as entrevistas, além de contar um pouco sobre suas motivações para se candidatar às universidades mais renomadas do mundo.

 

Não sabendo nada sobre application, por onde começar? Como você se organizou? 

Como montar um bom essay?

Como foram as suas entrevistas com os comitês de seleção?

Como escolher qual universidade combina mais com você?

 

Nos próximos capítulos, que serão lançados sempre às quintas-feiras, você verá:

Capítulo III: Como foi a experiência de um médico na Harvard Business School;
Capítulo IV: Como o MBA o ajudou a empreender, depois de voltar ao Brasil. 

Assista também ao capítulo anterior, em que Fábio conta como direcionou sua carreira da medicina a negócios:

Capítulo I: Conheça a história do médico que decidiu fazer MBA e acabou empreendendo

 

Leia também:
MBA além dos Estados Unidos: conheça opções de qualidade fora da rota
Brasileira conta como é estudar na melhor escola de MBA do mundo
Brasileiro é escolhido um dos 50 melhores alunos de MBA do mundo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados