InícioConhecimentos geraisWikipédia lança programação gratuita com foco em aumentar artigos sobre mulheres

Wikipédia lança programação gratuita com foco em aumentar artigos sobre mulheres

Mariane Roccelo - 09/03/2022
Comentários:

Ao longo do mês de março, a Wikipédia, maior enciclopédia do mundo, está promovendo o projeto “Mais Mulheres em Teoria da História na Wiki”, que conta com webinar, oficinas de edição e dias “D” para edição de artigos na plataforma. O objetivo da iniciativa é aumentar e melhorar a quantidade e qualidade de textos sobre mulheres.

De acordo com a Fundação Wikimedia, uma pesquisa de 2011 mostrou que “menos de 10% dos editores da Wikipédia se identificavam como mulheres”. Somente em relação às páginas de biografias, somente 17% são escritas por mulheres. As inscrições devem ser feitas através deste link (disponível aqui).

Leia também: Mais de 5 mil bolsas Santander Universidades com inscrições abertas para brasileiros

“O chamado viés de gênero é um fenômeno que impacta diretamente no conteúdo da plataforma, pois informações a respeito desses indivíduos, de suas vivências e percepções podem não estar representados, causando invisibilidade”, afirma a plataforma.

A iniciativa integra o projeto Mais Teoria na História na Wiki, que conta com campanhas voltadas também para a comunidade negras, LGBTQIAP+ e povos originários.

Programação

A programação do projeto é voltada para “ensinar o beabá” de como utilizar e editar os conteúdos da Wikipédia, Wikidata, Wikimedia Commons e Wikiquote. Todas as atividades são gratuitas e abertas e “visam reunir editores antigos ou novos nos projetos Wikimedia, que se identifiquem ou simpatizem com a temática trabalhada, estudantes, professores, pesquisadores, ativistas etc.”.

Na segunda-feira (7), a historiadora Maria da Glória de Oliveira e a curadora, pesquisadora e produtora de artes Julia Baker participaram do webinar Lacunas de Gênero na Teoria da História e nos Projetos Wikimedia. O evento pode ser visto através deste link (disponível aqui) e conta com intérprete de libras.

Leia também: 7 bibliotecas online com livros, vídeos e música disponíveis de graça

Além do webinar, o projeto conta com uma página explicando sobre “como evitar vários deslizes comuns ao escrever sobre mulheres” na Wikipédia (disponível aqui).

Serão oferecidas oficinas gratuitas de capacitação e edição para quem desejar participar de um dos eventos do projeto. De acordo com a Wikipédia, os encontros são ” ideais para Laboratórios, Núcleos de Estudo e Pesquisa, Coletivos, Associações e até mesmo turmas de graduação e pós-graduação que possuem interesses em comum”.

As oficinas são virtuais, acontecem de segunda a quinta-feira, têm duração de 1h e devem ser previamente agendadas em um dos horários: 10h, 14h, 17h ou 19h. Os eventos de edição coletiva acontecerão nas datas:

  • Dia de editar na Wikipédia
    Dia: 11 de março de 2022
  • Dia de editar no Wikimedia Commons
    Dia: 15 de março de 2022
  • Dia de editar no Wikidata
    Dia: 23 de março de 2022
  • Dia de editar no Wikiquote
    Dia: 28 de março de 2022

Mais informações sobre o projeto no link (disponível aqui). As inscrições devem ser feitas através deste link (disponível aqui).

 

 

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados