//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasVida de calouro – Middlebury: Aulas de quadribol

Vida de calouro – Middlebury: Aulas de quadribol

Giana Andonini - 17/12/2013
Comentários:

Por Marcos Souza, calouro em Middlebury

quadribol
Foto: International Quidditch Association

Há alguns dias fui bater um papo com o reitor do meu commons. Middlebury usa o commons system, dividindo a vida residencial da  faculdade em quatro grupos para melhor organização das atividades.

Assim, cada commons estabelece sua própria subcultura no campus, e quando um aluno passa na faculdade, um escritório daqui da faculdade traça seu perfil para determinar qual desses grupos ele fará parte.

Enfim, na minha conversa com o reitor, sempre acessível para conversar e ajudar, falei do Brasil, dos meus interesses etc. Quando mencionei minhas ideias para projetos no campus(darei mais detalhes em futuros posts), ele me contou a história do Quadribol.

Em 2005, dois calouros(como eu!) foram à sala desse reitor para conversar. Eles chegaram com uma ideia: gostavam muito do universo de Harry Potter e, numa tarde preguiçosa de domingo começaram a adaptar as regras do Quadribol a um mundo sem mágica. Então pediram ajuda ao reitor para melhor desenvolver o esporte – e deu certo. A faculdade ofereceu fundos, e o Quadribol tornou-se um esporte intramural em Middlebury.

Mas aqueles calouros não pararam por aí. Como eles tinham amigos em outras faculdades, espalharam a ideia e se criaram vários outros times no país inteiro. Em 2006 houve a primeira Copa do Mundo de Quadribol, tendo Middlebury como campeã. De fato, Middlebury foi campeã cinco vezes seguidas até 2012, quando foi eliminada em uma das primeiras fases. Desde então, outras faculdades maiores dominaram os campeonatos, com uma seriedade ao esporte que surpreende qualquer brasileiro que cresceu brincando de futebol.

Hoje em dia, um dos criadores do esporte fez do esporte sua profissão e hoje preside a Associação Internacional de Quadribol.

Quer conhecer mais sobre o Quadribol? Veja este vídeo:

_____________________________________________________________________

marcos-barrozo-8613aaac8f55d609b42e2ffbcb614962Marcos Souza é colunista do Vida de Calouro
Marcos Souza é um apaixonado pelas artes, comida e empreendedorismo social. Participou da turma de 2012 do Prep Program e hoje estuda Economia em Middlebury College, nos Estados Unidos. O objetivo de seus posts é dar uma perspectiva íntima da realidade de Estudar Fora com o sonho de multiplicar o número de alunos brasileiros no exterior.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados