//username of moderater
Fundação Estudar
InícioIntercâmbioVeja perguntas e respostas sobre intercâmbio de high school

Veja perguntas e respostas sobre intercâmbio de high school

Lecticia Maggi - 15/04/2015
Comentários:

Por Bruna Amaral, do Partiu Intercâmbio

Que fazer intercâmbio durante o ensino médio é demais, eu já falei aqui (leia no Partiu Intercâmbio) a semana inteira. Mas e quais as consequências que isso tem na vida de um jovem? Como fica o andamento dos estudos aqui no Brasil? Quem faz intercâmbio repete o ano? E o vestibular? E adaptação na volta? Com a ajuda do Luan Oliveira, coordenador de high school da World Study, e da Mônica Rohr, psicóloga que lida com a preparação de jovens para intercâmbio na mesma empresa, reunimos as respostas algumas das principais dúvidas sobre como fica tudo depois de fazer high school no exterior:

Quem faz intercâmbio repete o ano na escola aqui no Brasil?
Não. Pelo contrário. Todo o aluno ganha crédito quando faz um intercâmbio, exceto quando o intercâmbio é para a Argentina ou o Japão – esses países não dão o histórico escolar para o aluno quando ele volta ao Brasil. Aí, sim, tudo cursado no exterior não conta no currículo escolar porque você não possui provas do que fez fora. Em todos os outros destinos, o aluno recebe o histórico escolar, ou transcript, e pode validar tudo que estudou durante o intercâmbio. A regra é a seguinte, o Ministério da Educação (MEC) determina que, obrigatoriamente, o estudante curse Matemática, Língua (a local), Ciências (deve escolher entre Química, Física ou Biologia), Estudos Sociais (História, Geografia ou similar) e Educação Física para que os estudos possam valer. Além dessas disciplinas, o intercambista poderá escolher matérias eletivas.

Como se preparar para evitar problemas na validação?
Para isso é bom conversar com o diretor da sua escola antes de ir para o exterior. É importante perguntar qual é a carga horária das disciplinas exigida para aceitá-lo na volta. Como o Luan explica: “Antes de pensar em viajar, é interessante o aluno conversar com o diretor da escola e ver se ele vai aceitar o histórico validado depois do intercâmbio. Vale lembrar ainda que os alunos internacionais não recebem diploma de conclusão no exterior, somente o transcript do que foi cursado.”

Veja outras perguntas e respostas sobre intercâmbio de high school no Partiu Intercâmbio

Leia também:
Cinco motivos para fazer um intercâmbio de high school
Confira 10 disciplinas inusitadas do high school no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados