InícioUniversidadesUniversidade Nacional de Singapura (NUS), a melhor da Ásia

Universidade Nacional de Singapura (NUS), a melhor da Ásia

Lecticia Maggi - 26/09/2014
Comentários:

Já considerou realizar um curso de graduação, especialização ou pós em Singapura? Se a resposta for negativa, está na hora de rever os seus planos. Constituída por 63 ilhas, Singapura possui o melhor IDH da Ásia e o 9o melhor do mundo. Tornou-se independente em 1965 e, junto a Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, forma o grupo dos Tigres Asiáticos (países que tiveram um rápido crescimento econômico entre as décadas de 1970 e 1990).

Mas não é só: líder mundial em diversas áreas, é o quarto principal centro financeiro do mundo e lar do maior número de famílias milionárias em dólares per capita. O Banco Mundial considera o país o melhor lugar do planeta para se fazer negócios.

Quer mais? Então, seja bem-vindo à Universidade Nacional de Singapura (National University of Singapore – NUS), a 26a melhor instituição de ensino superior do mundo, segundo ranking da publicação britânica Times Higher Education (THE), e a número um da Ásia!

Localização

Kent Ridge Campus
National University of  Singapore
Singapore 119077

Cursos

Graduação 

A NUS é uma universidade altamente internacionalizada, que possui alunos e professores de diversos países, e vários docentes colaboram com pesquisas internacionais. São oferecidos diversos cursos de graduação, que vão de música a direito e enfermagem. Saiba mais aqui

Pós-graduação

Mestrados: preparam os alunos para o exercício de uma profissão (mestrado profissionalizante), ou para dominar uma área de conhecimento e, neste caso, servem como um precursor do doutorado.

Doutorado: são baseados sobretudo em pesquisa. A ideia é dotar os alunos com as habilidades necessárias para o avanço do conhecimento e progresso humano. Saiba mais aqui

Processo seletivo

Graduação 

Na graduação, o processo seletivo para alunos internacionais tem início em outubro do ano anterior à data da candidatura pretendida. São exigidos:

>Certificado de aprovação no teste Singapura-Cambridge G.C.E.
>Diploma de ensino médio
>Certificado de proficiência em Inglês, sendo que, além dos testes comuns como TOEFL e IELTS, os alunos podem ser submetidos a um teste de inglês da própria universidade.

Até 10% das vagas são reservadas para candidatos que demonstrem performances notáveis em competições ou eventos esportivos, bem como em Olimpíadas de Ciências, Artes ou Cultura internacionais. Assim como universidades dos Estados Unidos e da Europa, a NUS também observa as atividades extracurriculares desenvolvidas pelos candidatos e os papéis de liderança assumidos por eles. Saiba mais sobre o processo seletivo

Pós-graduação

A maioria dos programas de pós-graduação admite alunos duas vezes por ano, em agosto e janeiro. As decisões sobre admissão são feitas pela faculdade após uma avaliação cuidadosa de todas as candidaturas, com base em uma combinação de fatores, como grau de comprometimento acadêmico, cartas de recomendação, resultados de testes padronizados e experiência profissional. Outras considerações podem incluir: potenciais contribuições nas áreas acadêmicas ou profissionais e importância da preparação acadêmica para o curso escolhido.

Custos 

Morar em Singapura tem um custo semelhante à quem vai estudar nos Estados Unidos. De acordo com a NUS, estima-se que um aluno gaste por mês algo em torno de R$ 2.400,00, incluindo valores de aluguel, transporte, despesas pessoais, livros e alimentação.

Mas há um ponto muito positivo quanto aos custos: o Ministério da Educação do país subsidia o estudo de todos os alunos aprovados na NUS, mesmo que internacionais. Isso significa que a universidade cobra apenas algumas taxas subsidiárias. Vale lembrar, no entanto, que dependendo do curso escolhido, o aluno deverá prestar serviços para o governo em troca do pagamento das mensalidades, após a formatura.

Ajuda financeira

Diversas instituições internacionais oferecem bolsas de estudo para quem pretende estudar em Singapura. Clique AQUI para saber mais sobre bolsas de graduação e AQUI para de pós-graduação.

O programa do governo federal brasileiro Ciência sem Fronteiras (CsF) conta com vagas tanto para a graduação quanto para a pós. Isso, sem falar nas bolsas da CAPES, do CNPq e da FAPESP, que também atendem alunos que estejam matriculados em cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado ou estejam realizando pesquisa.

Importante ressaltar que a NUS oferece diversos estágios de pesquisa para que alunos consigam uma renda extra a fim de custear seus estudos.

Curiosidades

A universidade tem mais de 37.000 estudantes de 100 países, possui três centros de pesquisa de excelência, 24 institutos de pesquisa e 53 cursos de bacharelado.

Suas 16 faculdades estão em três campi em Singapura: Kent Ridge, BukitTimah e Outram.

A universidade tem mais de 500 patentes requeridas e mais de 7.400 artigos publicados.

Os alunos da NUS arrecadaram mais de 2,4 milhões de dólares nos últimos cinco anos em programas de caridade nacionais e internacionais.

Assista ao vídeo a seguir ( em inglês) e saiba mais sobre a universidade:

Leia também:
Por que realizar uma pós-graduação no exterior?
Entenda o processo de seleção para pós-graduação no exterior
Conheça as principais diferenças entre os cursos de pós no Brasil e no exterior

Por Carolina Campos

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados