Um projeto: Fundação Estudar

Pós Graduação

O que você precisa saber para cursar uma pós-graduação fora do Brasil

25.08.14

Por que realizar uma pós no exterior?

Por que realizar uma pós no exterior?

Saiba quais são as vantagens e impactos na sua carreira de estudar fora do Brasil

Realizar uma pós-graduação fora do Brasil é uma decisão que precisa ser tomada com cautela, levando em conta seus anseios e momento de carreira. Segundo Thaylan Toth, gerente de desenvolvimento humano da Fundação Estudar, se a motivação for exclusivamente financeira — tornar-se gerente quando voltar e ter aumento salarial , por exemplo— não vale a pena. “Para realizar um mestrado, você ficará dois anos afastado do mercado de trabalho, tempo em que poderia ser promovido. Neste caso, recomendo que faça cursos por aqui mesmo”, diz.

Guias gratuitos sobre pós em Educação, Políticas Públicas e Saúde Pública

Agora, se o objetivo é especializar-se em alguma área, expandir seus horizontes pessoais e profissionais ou realizar uma transição de carreira, a pós fora é aconselhada. Para quem deseja estudar nas melhores universidades do mundo, essa é a única opção possível. De acordo com o World University Ranking 2013/2014, o mais prestigiado levantamento de instituições do mundo, publicado pela revista britânica Times Higher Education (THE), das 100 melhores universidades do planeta, 45 estão nos Estados Unidos. O restante divide-se entre Europa, Ásia e Oceania. O Brasil não tem nenhuma representante na lista.

Ao ter acesso aos melhores professores e profissionais, você começa a perceber que pode ir além e fazer mais

Veja a seguir as principais vantagens de realizar uma pós-graduação no exterior e como isso pode impactar na sua carreira:

Conhecimento direto da fonte

Você vai conhecer professores que não apenas entendem do conteúdo apresentado, mas muitas vezes o criaram. Ou seja, terá a possibilidade de aprender com grandes referências mundiais e até ganhadores de prêmios Nobel. Além disso, terá acesso à estrutura de ponta e às mais avançadas técnicas de pesquisa.

Vantagem competitiva

É inegável a força que o nome de uma boa instituição internacional tem no currículo de qualquer profissional. Imagine, por exemplo, estudar em Harvard, Columbia ou Stanford? Sim, isso faz a diferença na disputa pelas melhores vagas no mercado de trabalho.

Carreira internacional

Realizar uma pós-graduação no exterior é abrir as portas para uma carreira global. A chance de conseguir um bom emprego em outro país é muito maior para quem estudou fora.

Ampliação de possibilidades

Conviver com pessoas de vários países é mais uma das vantagens. “Ao ter acesso aos melhores professores e profissionais, você começa a perceber que pode ir além e fazer mais”, diz Thaylan, que possui mestrado em psicologia organizacional pela Universidade Columbia.

Desenvolvimento de competências

Uma das competências mais valorizadas pelas empresas hoje é a capacidade do profissional de lidar com ambientes em constantes transformações. Quem estuda fora sai na frente neste quesito: por ter que se adaptar a situações novas o tempo todo, o profissional tende a desenvolver mais essa aptidão.

Leia também:
Entenda o processo de seleção para pós-graduação no exterior
Conheça as principais diferenças entre os cursos de pós no Brasil e no exterior
Mestrado em Harvard: alunos buscam soluções para problemas reais

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT