InícioUniversidadesUSC: conheça a universidade dos EUA que mais tem estudantes internacionais

USC: conheça a universidade dos EUA que mais tem estudantes internacionais

Giana Andonini - 19/04/2022
Comentários:

Localizada em Los Angeles, na Califórnia, a University of Southern California (USC) (universidade do sul da Califórnia) é uma das principais instituições privadas de ensino superior dos Estados Unidos. Fundada em 1880, já formou celebridades, como o diretor de Guerra nas Estrelas, George Lucas, e cinco ganhadores do prêmio Nobel.

Também é uma das universidades dos Estados Unidos com maior número de alunos estrangeiros, segundo o relatório Open Doors 2019 do Institute of International Education (IIE). De acordo com o documento, são 16.340 estudantes de outros países por lá. Ela só fica atrás da New York University, que conta com 19.605 estudantes internacionais.

No Brasil, a USC tem uma representação sediada na cidade de São Paulo desde 2013. Atualmente, o USC Brazil Office está sob a responsabilidade do diretor Marcus Costa e tem como objetivo promover e facilitar o engajamento da USC no país. O telefone é (11) 3040-7050.

A seguir, veja tudo sobre a USC!

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

USC Brazil Podcast

A USC mantém o USC Brazil Podcast, um projeto voltado para orientar estudantes interessados em saber como é estudar nos Estados Unidos. O programa, criado e apresentado por Marcus Costa, diretor do escritório brasileiro da University of Southern California, traz entrevistas com especialistas e estudantes que trabalham direta ou idiretamente com intercâmbio.

Em 2022, o podcast inicia a segunda temporada e traz entrevistas com profissionais do segmento, como Juliana Kagami, da Fundação Estudar, e Anelise Hoffmann, do EducationUSA, que contam dicas de application, adaptação aos diferentes horários e temperaturas, diferenças de costumes, moradia, aulas, estágios, trabalho no campus e várias curiosidades do dia a dia.

Leia também: 14 podcasts para ficar atualizado e treinar seu inglês

Os episódios vão ao ar no último dia de cada mês. “Mais do que nunca, estamos focados em ajudar os candidatos que querem descobrir a América”, explica Marcus Costa. “Apesar da pandemia e do dólar alto, ainda é muito grande a procura no escritório por informações sobre os cursos e oportunidades de bolsas de estudo na USC”.

O USC Brazil Podcast está disponível nos principais agregadores de podcast, como Spotify, Apple Podcast, Deezer, Google Podcast e Amazon Music.

USC em números

A universidade possui cerca de 44 mil alunos, sendo que cerca de 19 mil são estudantes de graduação e o restante, de pós e pesquisadores. Do total, 23% são estrangeiros, e por 12 anos seguidos a instituição foi a universidade norte-americana com mais alunos internacionais.

No ranking de 2020 da prestigiada publicação britânica Times Higher Education (THE), a USC aparece entre as 100 melhores escolas do mundo — em 62º lugar, mais especificamente. Apenas para comparação, a USP (que é a brasileira mais bem posicionada da lista) aparece entre as posições 251-300 (depois das 100 primeiras, as universidades são colocadas em grupos).

No ranking da QS, no qual universidades de fora dos EUA e da EUropa costumam ir melhor, a USC fica na 121ª posição, mas se destaca em algumas disciplinas: é considerada a 2ª melhor do mundo em “Comunicação e Estudos de Mídia” e fica no topo 25 em “Biblioteconomia e Sistemas de Informação”. . E no Academic Ranking of World Universities, ela ocupa o 55º lugar na edição mais recente (de 2019).

Cursos da University of Southern California

A USC possui 17 diferentes faculdades que oferecem cursos de graduação. Assim como nas demais universidades estadunidenses, os alunos não se candidatam a um curso específico como funciona no Brasil (em que você deve escolher sua área de formação já no vestibular, optando por Direito, Administração, Física, etc.). Lá, você se candidata a uma vaga na universidade e só precisa determinar seu major (área de graduação) no 2º ano.

Leia também: Como fazer intercâmbio nos Estados Unidos? Conheça principais modalidades!

Durante o seu freshman year (primeiro ano da graduação), é possível “experimentar” diversas disciplinas das mais diferentes escolas para saber quais você gosta mais. Assim, é possível, por exemplo, estudar de cinema a astrofísica.

A universidade é considerada de excelência em diversas áreas do conhecimento, mas seu grande destaque é a escola de Cinema, que é apontada pelos críticos como uma das 10 melhores do mundo. De lá, saíram grandes nomes, como o diretor de Guerra das Estrelas, George Lucas; o comediante, roteirista e diretor Judd Apatow; e o presidente dos estúdios Marvel, Kevin Feige. Saiba mais sobre a USC Cinematic Arts

 

Processo seletivo da USC

Graduação

O processo de seleção da USC segue o padrão adotado pela outras universidades nos EUA. Candidatos internacionais devem realizar exames padronizados (SAT ou ACT) e teste de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS). No entanto, aqueles que tirarem acima de 600 pontos no Critical Reading do SAT ou 27 no ACT English Test não precisam apresentar suas notas no TOEFL ou IELTS.

Além dos exames, os candidatos têm que submeter essays (redações), histórico escolar, cartas de recomendação e a descrição das atividades extracurriculares em que já participaram. Dependendo da faculdade almejada, pode haver requisitos adicionais. Por isso, é importante verificar de antemão se a disciplina que você deseja estudar exige outros documentos ou provas.

Pós-graduação

O processo de candidatura para pós-graduação é composto por duas partes. A primeira parte é preencher os formulários de application por meio de um sistema online. Por esse sistema, o aluno deverá enviar o histórico escolar dos cursos universitários que já tenha realizado, os resultados em testes de admissão como GMAT ou GRE (dependendo de qual programa está se candidatando) e no TOEFL ou IELTS.

Na segunda parte, o candidato terá que enviar documentos e informações adicionais de acordo com o programa selecionado. Saiba mais

Custos e bolsas de estudo para a USC

O custo por ano para fazer a graduação na USC é de 55.320 dólares. A estimativa de gastos com acomodação e alimentação gira em torno de 12 mil dólares por ano, o que dá um total de cerca de 67 mil dólares por ano para estudar lá.

Mas quem não tem esse dinheiro, não deve desistir de pleitar uma vaga já que, anualmente, são oferecidas uma série de bolsas de estudo. É importante, porém, ressaltar que todas as bolsas da escola merit-based, ou seja, baseadas em mérito e não na necessidade financeira do candidato. A universidade leva em consideração critérios como excelência acadêmica, liderança, talento e engajamento social para conceder os benefícios. Saiba mais sobre as opções de bolsas de estudo e financiamento da USC.

Na pós-graduação, há bolsas de estudo exclusivas para brasileiros em alguns dos cursos oferecidos pela universidade. O LLM (mestrado em direito) da Gould School of Law da USC< por exemplo, oferece todo ano uma bolsa integral para brasileiros (além de várias bolsas parciais). O MBA da Marshall School of Business também tem bolsas semelhantes.

Curiosidades

  • Você sabia que o Adobe Photoshop foi inventado por um aluno da USC? E o símbolo da reciclagem, que é adotado em todo o mundo? Na lista de itens curiosos que foram criados por ex-alunos ou pesquisadores da universidade, estão também o MySpace e a famosa marca de óculos Oakley.
  • A série Mad Men, que retrata os publicitários da Madison Avenue na década de 50, foi produzida por um ex-aluno do mestrado em Artes Cinematográficas da USC, Matthew Weiner.
  • Rangaswamy Srinivasan, que conquistou um Ph.D. em Química pela USC em 1956, foi um dos inventores da tecnologia que permite realizar cirurgias oculares com laser.
  • Neil Armstrong, o primeiro homem a andar na Lua, fez o mestrado em engenharia aeroespacial na USC, concluindo-o em 1970 — depois de ter pisado na lua.

Ex-alunos famosos

  • George Lucas, criador da série de filmes Guerra nas Estrelas;
  • Will Ferrell, ator e comediante;
  • Forest Whitaker, ator, produtor e diretor de cinema;
  • Ryan Coogler, diretor de filmes como Pantera Negra e Creed.
  • Miranda Cosgrove, atriz e cantora.

Leia também:
Diretor da USC: ‘Procuramos alunos que consigam explicar seus sonhos’
USC cria cursos preparatórios para o mestrado
Guia online e gratuito para quem sonha com a graduação no exterior

Quantos alunos tem a University of Southern California?

A universidade tem cerca de 44 mil alunos, sendo que cerca de 19 mil são estudantes de graduação e o restante, de pós e pesquisadores. Do total, 23% são estrangeiros, e por 12 anos seguidos a instituição foi a universidade norte-americana com mais alunos internacionais.

Quais cursos de graduação a USC oferece?

A USC possui 17 diferentes faculdades que oferecem cursos de graduação. Assim como nas demais universidades estadunidenses, os alunos não se candidatam a um curso específico como funciona no Brasil. Durante o seu primeiro ano, é possível “experimentar” diversas disciplinas para saber quais você gosta mais. Assim, é possível, por exemplo, estudar de cinema a astrofísica.

Em quais áreas a USC se destaca?

A universidade é considerada de excelência em diversas áreas do conhecimento, mas seu grande destaque é a escola de Cinema, que é apontada pelos críticos como uma das 10 melhores do mundo. De lá, saíram grandes nomes, como o diretor de Guerra das Estrelas, George Lucas; o comediante, roteirista e diretor Judd Apatow; e o presidente dos estúdios Marvel, Kevin Feige.

Quanto custa estudar na USC?

O custo por ano para fazer a graduação na USC é de 55.320 dólares. A estimativa de gastos com acomodação e alimentação gira em torno de 12 mil dólares por ano, o que dá um total de cerca de 67 mil dólares por ano para estudar lá. Mas quem não tem esse dinheiro, não deve desistir de pleitar uma vaga já que, anualmente, são oferecidas uma série de bolsas de estudo.

Há bolsas de estudo para a USC?

Na pós-graduação, há bolsas de estudo exclusivas para brasileiros em alguns dos cursos oferecidos pela universidade. O LLM (mestrado em direito) da Gould School of Law da USC, por exemplo, oferece todo ano uma bolsa integral para brasileiros (além de várias bolsas parciais). O MBA da Marshall School of Business também tem bolsas semelhantes.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados