InícioUniversidadesConheça a Universidade do Chile, onde estudaram Pablo Neruda e Salvador Allende

Conheça a Universidade do Chile, onde estudaram Pablo Neruda e Salvador Allende

Marcela Marcos - 03/03/2023
Comentários:

Com paisagens incomuns, que vão desde o deserto mais seco do mundo – o Atacama, no norte do país – até um clima alpino propenso à neve no sul, o Chile é, do ponto de vista territorial, bastante diverso. O único o sul-americano depois do Equador a não fazer fronteira com o Brasil também oferece um ensino superior de referência internacional. A Universidade do Chile é uma das mais importantes da América Latina, onde estudaram o escritor, diplomata e político Pablo Neruda, e o ex-presidente chileno Salvador Allende.

A excelência a coloca em destaque nos principais rankings que medem a qualidade do ensino no mundo. Ela ocupa o terceiro lugar entre as melhores da América Latina segundo o QS LatAm University Rankings 2022 (é a 183ª melhor do globo, conforme o QS World University Rankings) e ocupando a quarta colocação no Latin América Rankings 2021 da Times Higher Education

Fundada em 1842, foi a primeira universidade republicana do Chile, tendo sua fundação como um dos marcos mais significativos da República chilena. 

Ilustração da Universidade do Chile de 1872. Ilustração de Recaredo S. Tornero
Fonte: Wikimedia Commons

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

História da Universidade do Chile

A instituição foi fundada em 17 de setembro de 1842, como substituta da Universidade Colonial de Sán Felipe. A sede da Universidade do Chile fica na capital, Santiago, e é também chamada de “casa de Bello”, em homenagem a seu primeiro reitor, Andrés Bello.  

Segundo o site da instituição, a “Casa de Belo” se tornou a espinha dorsal do pensamento que orienta a institucionalizada, ao colocar no conhecimento e na educação pública o consenso entre os intelectuais (na época de sua fundação) de que um Estado (ainda não separado da Igreja até então) deveria garantir o progresso e a promoção de valores universais. 

A universidade se define, portanto, como preservadora de uma cultura clássica, humanista e universal e é responsável por cerca de 37% da produção científica chilena. Atualmente, integra o Consórcio de Universidades Estatais do Chile. 

Universidade do Chile em números 

# 17 faculdades (Arquitetura e Urbanismo; Artes; Ciências; Ciências Agrárias; Ciências Físicas e Matemáticas; Ciências Florestais; Ciências Químicas e farmacêuticas; Ciências Sociais; Ciências Veterinárias; Direito; Economia e Negócios; Filosofia e Ciências Humanas; Medicina; Odontologia);

# 5 Institutos Interdisciplinares (Assuntos Públicos; Comunicação e Imagem; Estudos Avançados em Educação; Estudos Internacionais; Nutrição e Tecnologia dos Alimentos); 

# 5 campi distribuídos pela região metropolitana de Santiago; 

# 43.779 estudantes, dos quais 34.819 são de graduação e 8.960, de pós-graduação;

# 3.867 professores;

# 21 presidentes chilenos entre os ex-alunos;

# Figura entre as 401 – 500 melhores instituições educacionais na classificação mundial de universidades realizada pela ShanghaiRanking Consultancy  (2021)

# 8º lugar entre seus pares latino-americanos e 448 no mundo de instituições de pesquisa realizado pela SCImago Research Group (2021)

# 183º lugar QS World University Rankings

# 3º lugar LatAm University Rankings

Principais departamentos e programas

A Universidade do Chile oferece 73 programas de pós-graduação – entre títulos profissionais, licenciaturas e bacharelados – distribuídos por todas as faculdades. Os programas de mestrado são mais numerosos: 137. Já para o doutorado, são 39 cursos distribuídos por 10 faculdades. 

Conheça os principais departamentos e tipos de formação em geral:

# Engenharia Civil de Minas

A Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile tem entre seus principais programas o de Engenharia Civil de Minas, que já figurou entre os 100 melhores do tipo na classificação QS World University Rankins By Subject.

O campo de trabalho, segundo a descrição da instituição, transcende as fronteiras do Chile, pois vários países latino-americanos estão desenvolvendo sua mineração a partir das experiências da universidade.

O Engenheiro Civil de Minas é capaz de adaptar, desenvolver e utilizar novas tecnologias para melhorar cada uma das etapas do negócio de mineração, com especial preocupação com a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

# Direito

A Universidade do Chile tem uma das Escolas de Direito mais prestigiadas do país. Entre os chefes de Estado, dezesseis estudaram lá, além de ministros, senadores, deputados, juízes e uma série de intelectuais e personagens da história do país, como o herói naval Arturo Prat Chacón.

A Faculdade de Direito proporciona uma formação sustentada numa tradição vanguardista com marcada vocação pública. As salas de aula e corredores da Faculdade “testemunharam como se forjaram homens e mulheres de direito que foram e continuarão a ser protagonistas da história republicana” do Chile.

# Ciências Sociais

Criada em 1989, a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile (FACSO), desde então tem como missão a formação profissional com ampla capacidade acadêmica e de pesquisa, em quatro disciplinas: Antropologia, Educação, Psicologia e Sociologia.

Localizada no Campus Juan Gómez Millas (no município de Ñuñoa), divide espaço com as Faculdades de Ciências, Faculdade de Letras, Faculdade de Filosofia e Humanidades, Instituto de Comunicação e Imagem e o Programa Acadêmico de Bacharelado da Universidade do Chile. Por isso, a formação dos alunos é nutrida com a experiência e oferta docente de disciplinas próximas, promovendo linhas de investigação de natureza transdisciplinar e de aperfeiçoamento ou complementaridade em outras áreas humanísticas.

# Ciências da Computação

O Departamento de Ciências da Computação é um dos principais da Universidade do Chile e tem a missão de um centro de referência nacional e internacional em investigação e extensão das diversas áreas do ramo.

O trabalho de Ensino e Pesquisa é reconhecido como um dos melhores da América Latina por meio de prêmios que os alunos têm obtido em prestigiadas instituições dedicadas à Informática. 

Entre os mais recentes destacam-se uma pesquisa sobre os Níveis de Execução para a Programação Orientada (que ganhou prêmio de “artigo mais influente” na Conferência Internacional sobre Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos de 2021) e o artigo sobre Credibilidade da Informação no Twitter, agraciado com o “Seoul Test of Time Award” no mesmo ano.

# Artes e Humanidades

Criado em 1849, o Departamento de Artes Visuais da Universidade do Chile, além de ser a mais antiga Escola de Arte do país, é uma das primeiras instituições universitárias do mundo a ensinar carreiras artísticas.

O Departamento oferece as especialidades de pintura, escultura, gravura, fotografia, arte têxtil, cerâmica e ourivesaria, além de estimular o que chama de “transversalidade nas artes” por meio de oficinas de mídia gráfica e audiovisual, fundição e forjamento.

Como se candidatar à Universidade do Chile

Os estudantes internacionais podem estudar na Universidade do Chile por meio do Programa de Mobilidade Estudantil (PME), cuja candidatura é feita pelo site da iniciativa. Os alunos regularmente matriculados em instituições de ensino não chilenas podem cursar até dois semestres por lá. 

O procedimento é mais simples caso o curso original do estudante seja em alguma universidade parceira (como, no caso do Brasil, a USP, a UNESP e a UFSC). Alguns dos requisitos para ser aprovado são, além da excelência acadêmica, ter cursado pelo menos um ano na instituição de origem e certificado DELE – normalmente em nível B1.

Leia também: Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

Também é necessário ter um documento da assessoria de Relações Internacionais da universidade em que está matriculado. O estudante também deve providenciar um seguro de saúde para efetivar a matrícula na Universidade do Chile.

Quem não faz parte do corpo discente de uma instituição parceira pode tentar o PME para Estudantes Independentes, mas deverá arcar com as taxas do processo de seleção, que acontece duas vezes ao ano. 

Apoio financeiro na universidade mais antiga do Chile

O Programa de Bolsa (Beca Universidad de Chile) próprio é destinado apenas a estudantes chilenos. No entanto, a Universidade do Chile tem parceria com as Bolsas Ibero-Americanas Santander. O Brasil é um dos países para os quais o programa oferece mobilidade e intercâmbio. 

Para a graduação e pós, a iniciativa concede apoio financeiro equivalente a 3 mil pesos chilenos e cobre custos de matrícula, passagem aérea, alimentação e acomodação.

O auxílio é voltado a estudantes com excelência acadêmica que tenham concluído os três primeiros anos de estudos. O programa privilegia os casos de situação socioeconômica vulnerável.

Ex-alunos famosos da Universidade do Chile

Como já dissemos, o escritor Pablo Neruda é um dos ex-alunos mais célebres, que estudou pedagogia e francês na instituição superior mais antiga do Chile. Entre os ex-presidentes, uma das figuras chilenas mais conhecidas da história mundial estudou Medicina na Universidade do Chile: Salvador Allende. Na instituição, ele foi presidente do Centro de Alunos, onde aprofundou seu interesse pelo marxismo.

A médica e ex-presidente da República chilena Michele Brachelet também figura entre os estudantes mais notáveis da história da universidade, onde se formou cirurgiã pediatra com menção em Epidemiologia. 

Outro ex-presidente do Chile que integra o antigo corpo discente é o advogado e economista Ricardo Lagos, que se formou em Direito, além de Pedro Aguirre Cerda, que era militante do Partido Radical e também foi formado pela faculdade de Direito.

Entre as alunas, o destaque fica por conta da poetisa, educadora e diplomata feminista chilena Gabriela Mistral, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 1945.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados