//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesUnicamp ultrapassa USP e é melhor universidade da América Latina

Unicamp ultrapassa USP e é melhor universidade da América Latina

Nathalia Bustamante - 20/07/2017
Comentários:

A instituição mudou, mas o Brasil continua sendo o país da melhor universidade da América Latina, divulgado hoje (20) pela consultoria Timer Higher Education. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ultrapassou a USP, que na última edição tinha ficado em primeiro lugar, e conquistou a liderança regional.

De acordo com a publicação inglesa, o desempenho da Unicamp melhorou graças ao seu bom desempenho nos critérios de influência na pesquisa (medida através de citação de artigos) e rendimentos da indústria.

As universidades brasileiras representam dois quintos do ranking – são 32 das 81 instituições avaliadas. Isto não quer dizer, porém, que o Brasil seja o grande destaque da edição – enquanto no ano passado 23 das 50 melhores universidades da América Latina estavam no país, neste ano são apenas 18. No total, 20 universidades brasileiras caíram posições.

Confira aqui as 10 melhores universidades da América Latina:

 

 

O ranking completo pode ser conferido no site do Times Higher Education:

Países que melhoraram no Ranking

O Chile, que no ano passado tinha 11 universidades entre as 50 melhores, neste ano subiu para 15; Colômbia também subiu de 4 para 5 e a Argentina apareceu pela primeira vez na lista – com as universidades Universidad Nacional de Córdoba e a Universidad Austral. Estes são três países que foram identificados recentemente pela Times Higher Education como os mais prováveis de se tornarem destaque em ensino superior.

Entre os países latinos, porém, o Brasil ainda é o que possui maior volume de investimento federal em pesquisa e desenvolvimento.

As universidades são avaliadas com base em alguns critérios que envolvem ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização. É importante notar que muitas universidades conhecidas do continente não constam do ranking pois não submeteram os dados necessários.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados