Um projeto: Fundação Estudar

Bolsas de Estudos

Quais são e como funcionam os programas de bolsas e financiamento

12.09.13

Últimos dias de inscrição para bolsas de doutorado do Ciência sem Fronteiras

Últimos dias de inscrição para bolsas de doutorado do Ciência sem Fronteiras

Estudantes interessados têm até 30 de setembro para se inscrever a 500 bolsas de doutorado nos Estados Unidos

Estudantes brasileiros interessados em fazer doutorado em universidades americanas têm até o dia 30 de setembro para fazerem sua inscrição pelo programa Ciência sem Fronteiras. Serão disponibilizadas 500 bolsas integrais para doutorado pleno. Os cursos começam no início de 2014 e as inscrições devem ser feitas pelo email laspau-brasil-csf@harvard.edu.

Para se inscrever no programa é preciso ser brasileiro ou residente no Brasil; ter proficiência no idioma inglês;  possuir no mínimo o diploma de bacharelado e demonstrar um compromisso acadêmico ou profissional nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos não é necessário fazer mestrado para ingressar no doutorado. Porém, é preciso cumprir uma série de requisitos, entre eles ter testes de proficiência em inglês, na área de conhecimento a ser pesquisada e cartas de recomendação de professores.

Leia mais: Série de matérias especiais sobre o Ciência sem Fronteiras

A LASPAU é uma organização sem fins lucrativos afiliada à Harvard University que administra as bolsas de estudo de doutorado pleno nos Estados Unidos para o Programa Ciência sem Fronteiras. Atua com a Agência Federal de Apoio e Avaliação da Educação Superior (CAPES) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para facilitar o processo de candidatura e de admissão de estudantes e profissionais brasileiros em universidades de ponta naquele país.

A meta do programa Ciência sem Fronteiras para doutorado nos Estados Unidos é disponibilizar pelo menos 1.500 bolsas integrais entre 2013 e 2015, sendo no mínimo 500 bolsas de estudo disponíveis para este ano.

Os candidatos não precisam obter a carta de aceite da universidade durante a inscrição da bolsa, pois a entidade fará todo o processo junto às universidades norte-americanas. Para apoiá-los, a LASPAU também oferece uma série de palestras on-line gratuitas sobre como funciona o doutorado nos EUA e como preparar uma boa candidatura. Confira:

Fazer doutorado nos EUA- Como funciona?

Assista a palestra sobre Como preparar uma candidatura bem-sucedida para o Programa Ciência sem Fronteiras AQUI.

 

 

 

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT