Um Projeto: Fundação Estudar

Últimos dias de inscrição para bolsas de doutorado do Ciência sem Fronteiras

Por Giana Andonini

Estudantes brasileiros interessados em fazer doutorado em universidades americanas têm até o dia 30 de setembro para fazerem sua inscrição pelo programa Ciência sem Fronteiras. Serão disponibilizadas 500 bolsas integrais para doutorado pleno. Os cursos começam no início de 2014 e as inscrições devem ser feitas pelo email laspau-brasil-csf@harvard.edu.

Para se inscrever no programa é preciso ser brasileiro ou residente no Brasil; ter proficiência no idioma inglês;  possuir no mínimo o diploma de bacharelado e demonstrar um compromisso acadêmico ou profissional nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos não é necessário fazer mestrado para ingressar no doutorado. Porém, é preciso cumprir uma série de requisitos, entre eles ter testes de proficiência em inglês, na área de conhecimento a ser pesquisada e cartas de recomendação de professores.

Leia mais: Série de matérias especiais sobre o Ciência sem Fronteiras

A LASPAU é uma organização sem fins lucrativos afiliada à Harvard University que administra as bolsas de estudo de doutorado pleno nos Estados Unidos para o Programa Ciência sem Fronteiras. Atua com a Agência Federal de Apoio e Avaliação da Educação Superior (CAPES) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para facilitar o processo de candidatura e de admissão de estudantes e profissionais brasileiros em universidades de ponta naquele país.

A meta do programa Ciência sem Fronteiras para doutorado nos Estados Unidos é disponibilizar pelo menos 1.500 bolsas integrais entre 2013 e 2015, sendo no mínimo 500 bolsas de estudo disponíveis para este ano.

Os candidatos não precisam obter a carta de aceite da universidade durante a inscrição da bolsa, pois a entidade fará todo o processo junto às universidades norte-americanas. Para apoiá-los, a LASPAU também oferece uma série de palestras on-line gratuitas sobre como funciona o doutorado nos EUA e como preparar uma boa candidatura. Confira:

Fazer doutorado nos EUA- Como funciona?

Assista a palestra sobre Como preparar uma candidatura bem-sucedida para o Programa Ciência sem Fronteiras AQUI.

 

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo