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21.10.13

TOEFL: A seção de Writing – Parte 3

TOEFL: A seção de Writing - Parte 3

Confira as dicas da colunista Ana Virginia sobre a seção de Writing no TOEFL

Por Ana Virginia Kesselring  – diretora da Virginia Center School

Na minha última coluna, lancei um desafio a vocês. Quem quisesse praticar a redação para o TOEFL poderia enviar um texto aqui para o Estudar Fora, com o tema “Do you prefer to play individual or team sports?”, que eu faria uma análise do texto, das correções EC0-232 e das possíveis razões e respostas deste tema. Recebemos alguns textos e escolhi um para comentar aqui na coluna. Para os outros leitores que enviaram textos, vamos enviar para cada um de vocês individualmente um comentário sobre a redação.

Leia mais:
– TOEFL: A seção de Writing – Parte 2
– TOEFL: A seção de Writing – Parte 1

Em primeiro lugar vamos analisar o tema proposto. Pela pergunta podemos verificar a possibilidade de fazer analogias. Este é um ponto extremamente importante pois o inglês “pede” analogias. Toda a literatura inglesa é cheia delas. E o que é uma analogia? A analogia é uma
1Z1-520 similaridade usada para comparar coisas diferentes. Pode englobar exemplificações, comparações, metáforas e semelhanças. É comum em expressões idiomáticas e também em provérbios.

Nesta pergunta podemos comparar esportes individuais ou coletivos com o trabalho em equipe ou individual, com pessoas que gostam de realizar atividades individuais ou em grupo, além de filhos únicos e filhos pertencentes a famílias grandes com vários irmãos. Trazer o tema para sua realidade e ser mais específico gera uma maior facilidade para desenvolvê-lo, dar exemplos e fluidez para o seu texto.

Veja agora a redação que escolhemos para corrigir:

textoprincipal

Nesta redação a autora poderia ter dado um exemplo de esporte coletivo sendo mais específica e comparando-a a uma grande família. Para incrementar esta analogia ela poderia trazer esta questão para sua realidade e comparando sua família ao seu time, dando pontos positivos sobre a questão. Caso a autora não tenha uma grande família, ela pode usar esta questão de outra forma mencionando que talvez por ser filha única sente falta desta “grande família” e dar exemplos do que é ter uma “grande família” tanto no esporte como em casa.

Seguindo nosso modelo de 4 parágrafos (introdução, 1º parágrafo principal, 2º parágrafo principal e conclusão), a autora precisaria dividir sua redação em 4 parágrafos – ela colocou tudo em um só parágrafo.

Vamos lá:

1. Introduction: deve responder a pergunta e introduzir as razões principais que embasarão sua resposta:

texto2

2. 1st body paragraph: deve incluir a razão principal que embasará sua resposta e dar exemplos ou detalhes como sugere a pergunta. É importante agrupar as ideias. Desta forma, usaremos a razão principal – you can count on other people – neste primeiro parágrafo

texto3

3. 2nd body paragraph: aqui você demonstrará a segunda razão ou razão secundária que embasará sua resposta:

texto4

4. Conclusion: You summarize your ideas and conclude:

texto5

Então, a redação ficará da seguinte forma:

I prefer to play team sports. In team sports you can count on other people and the team can become your second family. In addition,  you can develop the ability to share.

First, being in a team makes you feel more confident and stronger so you can keep training hard and each one of you can support each other. The team will become your second family and sometimes can be as hard as a real family.  The team will not only encourage each other but will also be a place where people feel stronger. Teams encourage each other, no matter if the team is winning or losing.

Second, developing the ability to share is one of the best qualities of team sports.  For example, when you play volleyball, basketball or any other team sports you cannot do everything by your own, you need to learn how to share victories as much as defeats. Moreover, you learn to respect each other, the coach and you try to do the best together and be united.

In conclusion, you can keep in mind that everyone needs each other and being part in a team and developing abilities such as sharing and respecting each other make me feel more like playing team sports than individual sports.

SCORING – Pontuação:

Nesta redação podemos considerar  a pontuação que levará em conta a resposta da pergunta, compreensão do leitor, organização, fluidez de ideias, gramática e vocabulário, cada uma valendo de 0 a 5 pontos. Considere os seguintes critérios:

– Responder à pergunta: Sim, o aluno respondeu a questão e deu embasamento para sua resposta. Nota: 4
– Clareza: Em parte, o aluno foi parcialmente entendido. Nota: 3
– Organização: A resposta do aluno não foi respondida de forma organizada, números de parágrafos insuficientes e de forma desorganizada. Nota: 1
– Desenvolvimento das ideias: As ideias fluíram parcialmente. Nota: 1,5
– Gramática: O aluno utilizou nível intermediário de gramática. Nota: 2
– Vocabulário: O aluno utilizou nível intermediário de vocabulário. Nota: 2

Nota final = de 12 a  14 pontos (pontuação aproximada)

Pronto. Agora ficou muito mais claro como funcionam as redações no TOEFL. Se tiverem dúvidas, não deixem de entrar em contato. 

Até!

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Ana Virginia Kesselring – Colunista sobre o TOEFL e orientação para exames de proficiência em idiomas 

F_ AZUL_0001Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas diferenciado que prepara para o TOEFL, SAT, GRE e TOIEC. Ana Virginia tem 15 anos de experiência no ensino de idiomas, e é especializada na preparação de jovens e adultos para obtenção de certificação em inglês e espanhol, seja para quem deseja cursar uma universidade ou para profissionais que pretendem cursar um mestrado em outro país. Contato:virginia@virginiacenter.com.br

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