//username of moderater
Fundação Estudar
InícioMundoConheça a Seoul National University, a melhor universidade da Coreia do Sul

Conheça a Seoul National University, a melhor universidade da Coreia do Sul

Ana Moraes - 11/12/2023
Comentários:

A Seoul National University (SNU) é a primeira universidade nacional da Coreia do Sul. Com uma tradição de defender a democracia e a paz na Península Coreana, a instituição de forte caráter inovador é conhecida pelo ensino de alta qualidade, sendo que vários ex-alunos ocupam cargos públicos no país. Atualmente, são 28 mil estudantes matriculados e mais de 250 parceiros de intercâmbio estudantil universitário em 45 países, incluindo a Universidade da Pensilvânia e a Universidade da Califórnia. 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A seguir, saiba mais sobre a instituição que é a mais reconhecida quando o assunto é estudar na Coreia do Sul!

Overview da Seoul National University

A Seoul National University tem um sistema educacional autônomo e de convergência com o objetivo de fortalecer a criatividade dos alunos. A ideia, conforme a própria instituição, é “quebrar barreiras entre os diferentes cursos, engajando-se na exploração interdisciplinar dos temas centrais da vida”. A SNU também quer promover discussões profundas e estimular habilidades práticas colaborativas.

Leia também: Application na China: saiba como funciona a candidatura para uma universidade chinesa

O modelo que a universidade chama de “Ecossistema de Conhecimento Inovador” é apoiado por vários esforços entre instituições de ensino superior e empresas, como uma espécie de elo entre a indústria e a academia. Há, em paralelo, o SNU Startup Valley, criado em colaboração com a comunidade local para estabelecer um ecossistema global de preparação para a chamada “Quarta Revolução Industrial”.

A Seoul National University dispõe, ainda, de um Centro de Inovação Universitária, que atua como um grupo de reflexão para patrocinar projetos de pesquisa de médio a longo prazo através de extensa análise de dados.

Posição nos rankings

A SNU é considerada a melhor universidade da Coreia do Sul, o que, por si só, já lhe garante prestígio. Entretanto, a instituição também se faz presente nos rankings internacionais para posições mais abrangentes. No da Times Higher Education, ocupa a 62ª colocação entre as melhores universidades do mundo em 2024 e foi considerada a melhor da Ásia em 2023, além de ocupar, em 2022, a 44ª colocação no World Reputation Rankings. 

Leia também: Tsinghua: uma das melhores universidades da China – e do mundo

Já pelo ranking da Quacquarelli Symonds (QS), a Seoul National University é considerada a 41ª melhor do mundo e 17ª melhor universidade asiática. Nas avaliações por área de ensino do QS, destaca-se a classificação da SNU como a 25ª melhor em Ciências e Humanidades, em, 2018 e na 16ª colocação em Engenharia e Tecnologia. Além disso, em 2015, a Thomson-Reuters classificou a instituição como a 31ª mais inovadora do mundo. 

Cursos oferecidos pela SNU

A SNU tem 15 faculdades, que oferecem diversos programas de graduação. São elas:

  • Faculdade de Humanidades
  • Faculdade de Ciências Sociais
  • Faculdade de Ciências Naturais
  • Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida
  • Faculdade de Administração de Empresas
  • Faculdade de Educação
  • Faculdade de Engenharia
  • Faculdade de Belas Artes
  • Faculdade de Estudos Liberais
  • Faculdade de Ecologia Humana
  • Faculdade de Medicina
  • Faculdade de Música
  • Faculdade de Enfermagem
  • Faculdade de Farmácia
  • Faculdade de Medicina Veterinária

No que diz respeito à pós-graduação, são 106 programas (entre opções de mestrado e doutorado) distribuídos por cinco áreas de estudos. Os cursos são interdisciplinares e operados, normalmente, por dois departamentos.

Application na Seoul National University

O processo seletivo para a graduação na SNU é feito com base em uma avaliação abrangente de pontos fortes do candidato sob o ponto de vista acadêmico, bem como sua aptidão, proficiência no idioma do curso pretendido e atividades extracurriculares em que se envolveu.

Para alunos internacionais, dependendo do programa, há a necessidade de passar por uma entrevista online ou teste de desempenho. Toda a candidatura acontece online, na página de admissões da instituição, pela qual é possível submeter todos os documentos exigidos.

É também pela página de admissões que ocorrem as candidaturas para mestrado e doutorado, que exige, entre outros documentos, um plano de estudos, além de personal statement, informações pessoais e acadêmicas. Os requisitos específicos variam conforme o programa de interesse. Tanto para graduação como para pós, é preciso criar um login e uma senha na página online.

Bolsas de estudos na Seoul National University

Uma das vantagens de estudar na SNU, além do reconhecimento internacional é a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos. Para a graduação, os candidatos podem se inscrever aos programas de auxílio financeiro antes ou durante o período de application. 

Uma das bolsas mais conhecidas para estudantes internacionais é a do governo coreano (KGSP), que, todos os anos, concede apoio a até 40 alunos. Os benefícios incluem isenção total da mensalidade por oito meses, passagem aérea de ida e volta e treinamento de um ano no idioma coreano. São elegíveis os candidatos que estejam pleiteando uma vaga em um curso de graduação com até 4 anos de duração. Mais detalhes sobre as bolsas disponíveis para graduação na SNU estão nesta página.

Já para a pós, uma das possibilidades de auxílio é a Graduate Scholarship for Excelent Foreign Students, que, como o nome sugere, reconhece estudantes estrangeiros com desempenho de excelência. A lista de países elegíveis varia a cada semestre, então, é preciso consultar regularmente o site. A bolsa concede isenção total de mensalidade por 4 semestres e cobre despesas de subsistência.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados