//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se PrepararComo conseguir uma bolsa para estudar na França

Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Ana Moraes - 12/12/2023
Comentários:

*Por Mariana Midori Isagawa, da Campus France Brésil

Estudar na França tem diversas vantagens. O país é internacionalmente reconhecido pela excelência no ensino superior e na pesquisa, com diversas instituições que figuram no topo dos rankings mundiais.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

O ensino superior francês compreende 2,5 milhões de estudantes, dos quais 12% são estrangeiros – no nível do doutorado, essa taxa sobe para 42%. É possível ter acesso a uma oferta de formações muito diversificada e realizar estudos em todas as áreas e todos os níveis.

A França possui mais de 3.500 instituições públicas e privadas de ensino superior: 72 universidades, 25 grupos de universidades e instituições, 271 escolas de pós-graduação, 227 escolas de engenharia, 220 escolas de comércio e gestão, 45 escolas superiores e públicas de arte, 22 escolas de arquitetura e 3.000 escolas e institutos privados. Mais informações sobre as instituições de ensino aqui.

Quanto custam os estudos na França

Nas universidades públicas, o custo real da formação é parcialmente subsidiado pelo governo, que arca com mais de 2/3 do valor para estudantes não europeus. Para estes estudantes, a taxa anual de um curso de graduação equivale a 2.770 euros, e de Master, 3.770 euros. O valor é ainda mais reduzido para estudantes que possuem a dupla nacionalidade, ou seja, entre 170 e 243 euros por ano.

Os estudantes não europeus podem concorrer a uma série de bolsas que reduzem as taxas anuais ao mesmo patamar do valor que pagam os estudantes europeus. Nas escolas privadas, as anuidades costumam variar entre 5 e 12 mil euros.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para estudar na França

Custo de vida para estudantes

A França não é o país com o custo de vida mais baixo da Europa, mas o valor pode ser consideravelmente reduzido para aqueles que têm o status de estudante através de uma série de benefícios concedidos pelo governo.

Todos os estudantes têm acesso ao sistema público de saúde, restaurante universitário, passes mensais de transporte, atividades culturais gratuitas ou a custos reduzidos, descontos para produtos, serviços e esportes. No quesito moradia, é possível pleitear uma vaga em uma residência universitária pública e ainda solicitar um auxílio-moradia, concedido no formato de reembolsa de uma parte dos gastos com aluguel.

Os estudantes ainda podem trabalhar durante meio período e concorrer a uma série de bolsas de estudos.

Bolsas para estudar na França

Estudantes brasileiros têm acesso a uma grande diversidade de bolsas de estudos na França, concedidas pelo governo francês e brasileiro, universidades, órgãos de fomentos, associações, entre outras instituições.

Cada bolsa possui seu próprio edital, com requisitos específicos, assim como os formatos dos benefícios: enquanto algumas concedem apenas descontos nas anuidades, por exemplo, outras podem oferecer financiamento parcial ou total dos gastos mensais. Todas as bolsas de estudos estão disponíveis no catálogo de bolsas do Campus France Brasil.

Como se candidatar a uma universidade francesa

A maior parte das universidades francesas públicas realiza o recrutamento através do Campus France Brasil, agência oficial do governo francês. Através de uma plataforma on-line, é possível enviar a documentação e indicar os cursos de interesse. A quantidade de cursos varia de 2 a 7, em função do tipo de projeto desejado.

Leia também: 5 razões para fazer um intercâmbio na França

Pré-requisitos para ingressas em uma universidade francesa

No dossiê do Campus France Brasil, alguns documentos são obrigatórios:

  • Comprovante de acesso ao nível desejado, histórico escolar e diploma/certificado de conclusão do nível anterior. Exemplo: para ingressar no primeiro ano da graduação, é preciso apresentar o histórico do ensino médio, atestado de conclusão do ensino médio e aprovação no vestibular em uma universidade brasileira (curso similar ao indicado na candidatura). Para ingressar no Master, basta apresentar o histórico e diploma/certificado de conclusão da graduação.
  • CV
  • Teste de proficiência no idioma do curso, que pode ser inglês ou francês. Cada curso tem autonomia para definir o nível mínimo que, no geral, é o B2.
  • Documento de identidade (RG ou passaporte)

Além dos documentos obrigatórios, os candidatos ainda devem escrever uma motivação para cada uma das formações apontadas e podem anexar uma documentos complementares, como cartas de recomendação profissionais ou acadêmicas, premiações, comprovantes de participação em eventos ou cursos livres. A documentação completa está disponível no Guia de Candidatura.

Período de candidaturas

As candidaturas via Campus France ocorrem com cerca de um ano de antecedência em relação ao início do ano letivo na Europa, que começa no mês de setembro. Ou seja, para ingressar em uma universidade francesa, é necessário enviar os documentos entre outubro e dezembro/janeiro do ano anterior.

Nas universidades onde a candidatura não é feita através do Campus France Brasil, as datas e pré-requisitos podem variar.

Passo a passo para realizar a candidatura

O primeiro passo para qualquer projeto de estudos é escolher a formação desejada. Mais informações podem ser encontradas no site do Campus France Brasil.

Em seguida, é necessário organizar os documentos necessários, solicitar as traduções e montar o dossiê on-line. Durante todo o processo, os candidatos podem contar com o acompanhamento gratuito, presencial ou on-line, do Campus France Brasil. Mais informações aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados