InícioColunistas"O que eu aprendi em Buenos Aires", segundo bolsista da Minerva

“O que eu aprendi em Buenos Aires”, segundo bolsista da Minerva

Colunista do Estudar Fora - 04/04/2017
Comentários:

Como estudante da primeira turma da Minerva, o brasileiro Danilo Vaz já morou em São Francisco, Berlim e agora está mais perto – o quarto semestre da graduação é realizado em Buenos Aires. De lá, ele mandou um vídeo para o Estudar Fora, em que fala sobre a vida de estudante na capital argentina e explica como são os eventos promovidos pela universidade para que os alunos tenham contato com a local.

 

 

Hola amigos. Cómo están?

Bienvenidos a Buenos Aires. A Minerva finalmente chega à América Latina. Para o primeiro vídeo da série no meu continente preferido, eu falo sobra uma das atividades extracurriculares mais importantes da Minerva. O “What I Have Learned Series” é parte essencial do calendário semanal dos estudantes durante sua rotação internacional. Através desta série de conversas com pessoas de diferentes áreas os alunos têm a chance de se conectar com profissionais que trabalham nas cidades em que eles residem.

Esta atividade acontece todas as quartas-feiras e é organizada pelo time de “Student Experience” em cada cidade. Como eu mencionei nos primeiros vídeos da série esse é o time da Minerva responsável por desenvolver as atividades de integração entre currículo e imersão cultural. Os convidados são profissionais do governo, da indústria e do terceiro setor e as sessões que geralmente duram uma hora são em formato de pergunta e resposta. O objetivo final é transmitir as lições pessoais e dicas destes profissionais aos alunos.

Em São Francisco a série contou com diversos empreendedores do Vale do Silício e também alguns políticos que atuam na cidade. Eu destaco a conversa com Tim Urban, autor do blog Wait But Why. Na conversa ele compartilhou os desafios da carreira de escritor e um pouco do processo de criação que ele desenvolveu para a o seu trabalho. Em Berlim as sessões do What I Have Learned foram bastante diversas. Por exemplo, ouvimos de Salomea Genin a respeito da sua experiência com a criação do “Anti-fascist State” na Alemanha Oriental. Já no vídeo acima eu destaco o bate papo com Jan Goslicki, fundador da startup Bitwala.

Em um dos primeiros What I have Learned de Buenos Aires conversamos sobre mindfulness com Nico Iglesias. Ele compartilhou um pouco da sua história e o porquê de ter abandonado sua própria empresa de marketing para se transformar em um Conscious Trainer. Assistam ao vídeo para terem acesso a alguns trechos do nosso bate papo.
Então é isso. Nesse curto post meu objetivo era falar mais sobre esta atividade extracurricular que, na minha opinião, torna a nossa experiência internacional mais significativa. Fiquem atentos aos próximos vídeos sobre a Minerva em Buenos Aires.

Hasta luego,
Danilo

 

Sobre Danilo

Danilo é ex-aluno de Engenharia Mecânica na UNESP e atual bolsista da Minerva. Lá, ele integra um grupo de estudantes e educadores que estão repensando a experiência universitária para o Século XXI. Apaixonado por Educação, Danilo já trabalhou em diversas iniciativas na área e participou de cursos sobre o assunto dentro e fora do Brasil. Seu maior objetivo é “contribuir para um mundo com melhores oportunidades educacionais para todos.” Para conhecer mais informações sobre a Minerva e sua experiência universitária, visite a página oficial.

 

Leia também:
Buenos Aires: boa opção para aprender espanhol ou fazer curso superior
Como é estudar medicina na Argentina? Confira a experiência desta brasileira
Graduação em São Francisco, Berlim e + 5 cidades: confira a bolsa da Minerva

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados