Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

06.11.13

Sem fronteiras: Oportunidade única de curso para o verão

Sem fronteiras: Oportunidade única de curso para o verão

Summer Academy terá workshops, seminários e atividades para estimular a aprendizagem e o debate intercultural com jovens de diversos países

Por Lucas Hackradt, especialista em Aprendizagem Intercultural do AFS Intercultura Brasil

Quem não tem planos para as férias de verão acabou de achar um! O AFS Intercultura Brasil, organização internacional, educacional e sem fins lucrativos, organizará em Janeiro o primeiro Summer Academy on Intercultural Awareness no Brasil. O Seminário é uma oportunidade de desenvolver a habilidade de comunicação e de relacionamento com pessoas em ambientes interculturais distintos. O evento acontece na Universidade Positivo de Curitiba, no período de 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014.

O conceito de Summer Academy começou em Karlsruhe, na Alemanha, e já passou por diversos países como Turquia, Malásia e acontecerá também na Costa Rica. A Diretora Nacional do AFS, Ann’Andreza Martins, inclusive ressalta sua importância: “O objetivo do evento é desenvolver competências interculturais baseadas na sensibilização e conscientização para o entendimento da diversidade cultural em um mundo cada vez mais globalizado”.

Para nós que estamos aqui sempre falando de aprendizagem intercultural, esse evento é uma ótima oportunidade! Principalmente para quem teve ou vai ter uma experiência no exterior. O Summer Academy on Intercultural Awareness é direcionado a universitários, profissionais interessados em questões interculturais, gestores, funcionários de empresas em expansão para o exterior e todos os envolvidos na organização da Copa do Mundo da Fifa. O AFS disponibiliza bolsas parciais para ajudar candidatos qualificados.

Header2

Workshops, seminários e atividades para estimular a aprendizagem e o debate intercultural

 

Durante duas semanas, os participantes podem usufruir de workshops, seminários e atividades para estimular a aprendizagem e o debate intercultural, lidar com culturas diferentes e conhecê-las de forma prática e teórica. Os principais pontos são abordados sob perspectivas da antropologia, sociologia e psicologia cultural. Serão disponibilizadas 60 vagas para os workshops, cuja língua de instrução é o Inglês.

O currículo foi criado a partir da cooperação entre experts acadêmicos e experientes treinadores interculturais. Os interessados podem escolher participar de uma ou das duas semanas. Há cursos para pessoas com conhecimento ou sem experiência intercultural acadêmica.

Os workshops oferecidos são: Comunicação Intercultural, Gerenciamento Transcultural e Mediação de Conflitos Interculturais. Durante as horas livres, os participantes também poderão fazer networking e aprofundar suas habilidades interculturais com pessoas de diversos países. As informações sobre as inscrições, valores e a duração dos workshops podem ser adquiridas no site www.summeracademy-brazil.org. Espero poder ver muitos de vocês por lá!

_____________________________________________________________________

Lucas Hackradt – Colunista sobre a aprendizagem em experiências de intercâmbio

190011_10150173190105605_7563302_n (2)Sou formado em Comunicação Social, mas trabalho na área de educação intercultural desde 2007, quando me tornei voluntário do AFS Intercultura Brasil. Trabalhei na Globo, GloboNews e na Editora Globo como repórter da Revista ÉPOCA, e desde março deste ano integro o quadro de funcionários do AFS no Brasil como Especialista em Aprendizagem Intercultural, ligado à área de Desenvolvimento Organizacional da ONG. Já passei por diversos treinamentos e capacitações na área de educação intercultural, gerenciamento de conflitos culturais e estudos de comunicação intercultural. Já morei em quatro países, o mais recente dos quais Moçambique, na África, aonde desenvolvi projetos de desenvolvimento social sempre atrelados à questão da Interculturalidade. Me guio por uma frase simples: no mundo, nada é pior, nada é melhor, tudo é simplesmente diferente. E ser diferente é legal!

180734_498806906331_909606_nA coluna do Lucas Hackradt é realizada em parceria com a AFS Intercultura Brasil, uma organização de educação intercultural que organiza intercâmbios em diversos países com a finalidade de incentivar o diálogo intercultural e formar cidadãos globais, promovendo a paz.

 

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas