InícioUniversidadesRei Leão: onde estudaram os profissionais que trabalharam no filme?

Rei Leão: onde estudaram os profissionais que trabalharam no filme?

Gustavo Sumares - 23/07/2019
Comentários:

Na última quinta-feira, dia 18, estreou o remake da animação O Rei Leão. O filme é uma adaptação do desenho da Disney lançado em 1994, mas com um visual bem diferente e mais realista do que a animação. E com a Beyoncé fazendo a voz da Nala.

Talvez você nem pense nisso enquanto assiste ao filme, mas ele é resultado do trabalho duro de muita gente que estudou bastante para estar na posição em que está. E se você tem o sonho de trabalhar em um filme desses em algum cargo no futuro, é interessante saber onde essas pessoas estudaram. E não só os atores, mas também os profissionais que não costumam ser tão lembrados, mas são essenciais para que o filme seja feito. Confira:

Onde estudaram os profissionais que trabalharam no remake de Rei Leão

Direção

O diretor dessa adaptação do Rei Leão é um cara chamado Jon Favreau, que já dirigiu também dois filmes do Homem de Ferro e uma adaptação do desenho Mogli, o Menino Lobo. E apesar dessa carreira estelar dele no cinema, ele começou bem longe.

Favreau estudou no Queens College, em Nova York, de 1984 até 1987, mas ele não se formou. Ele largou a faculdade depois de arrumar um emprego em Wall Street e até voltou para mais um semestre em 1988, mas não concluiu o curso mesmo assim. E tudo bem, porque ele na verdade estava estudando engenharia.

Mas em 1988 ele decidiu se mudar de Nova York para Chicago para tentar começar uma carreira como comediante, e foi aí que ele começou a se envolver mais com produções audiovisuais. Então a moral da história é: você pode acabar tendo sucesso em algo que não tem nada a ver com o que você estudou.

Roteirista

Esse não foi o caso do roteirista do filme, que é um cara chamado Jeff Nathanson. Antes de trabalhar no Rei Leão, ele já tinha escrito os roteiros de vários filmes famosos, como Prenda-me Se For Capaz e A Hora do Rush 2 e 3.

Nathanson estudou na University of California, Santa Barbara entre 1983 e 1985 e concluiu seu major em língua inglesa em três anos. E ele disse em entrevistas que foram justamente as aulas da universidade que o inspiraram a trabalhar escrevendo roteiros.

Leia também: Como usar a nota do ENEM em universidades do exterior

Por isso, depois de concluir seu major, ele fez também um curso de roteiro no conservatório do American Film Institute, que é considerada até hoje uma das melhores escolas do mundo para pessoas interessadas em cinema e audiovisual.

Cinematografia

Outra pessoa que trabalhou no Rei Leão e também estudou no conservatório do American Film Institute é Caleb Deschanel, encarregado da cinematografia do filme. Ele é mais velho que os outros dois, e já trabalhou em mais de 30 filmes e séries de TV diferentes.

Só que antes de estudar lá, ele estudou na Johns Hopkins University entre 1962 e 1966, onde ele concluiu o bacharelado em Liberal Arts, que é uma espécie de curso generalista de humanas.

Leia também: Universidade Johns Hopkins: o primeiro centro de pesquisa dos EUA

Depois disso, ele fez um mestrado em “Film Studies” na escolha de artes cinematográficas da University of Southern California entre 1967 e 1968. E só depois disso tudo, em 1969, ele foi estudar no conservatório.

Computação Gráfica

Uma coisa que você vai perceber só de ver o trailer do novo Rei Leão é que ele tem muita coisa feita no computador. E a supervisora de computação gráfica do filme é uma moça chamada Leah Beevers, que já trabalhou em filmes como Guardiões da Galáxia e Guerra Mundial Z.

Ela estudar visualização e animação computacional na Bournemouth University, no Reino Unido entre 2007 e 2010. E ela contou numa entrevista que trabalhar com efeitos visuais não era um grande sonho da vida dela não.

O que aconteceu é que ela gostava de artes e de matemática, mas não via tantas possibilidades de unir as duas paixões. Então ela ficou entre arquitetura e animação, mas acabou optando por animação porque esse curso só durava 3 anos, enquanto o de arquitetura durava 7!

Música

A pessoa que faz a voz do Simba na versão original do novo Rei Leão é Donald Glover, também conhecido como Childish Gambino. Ele é bem conhecido tanto como rapper, pelo clipe de “This Is America”, quanto como ator e criador da série Atlanta, além de ter aparecido em filmes como “Han Solo: Uma História Star Wars”.

Glover estudou na Tisch School of The Arts, a escola de artes da New York University, entre 2004 e 2006. Nesse período, ele conquistou um diploma de escrita dramática e logo que se formou começou a trabalhar como roteirista de programas de comédia. Ele só ficaria famoso como cantor, músico e ator mais tarde.

Leia também: Conheça a New York University (NYU), uma das universidades mais “internacionais” do mundo

Uma das coisas que ele faz no filme é cantar, junto com a Beyoncé. E da equipe relacionada à música do filme, ele é um dos poucos que fez universidade. A própria Beyoncé nunca foi para um college, assim como o compositor da trilha sonora original do filme, o Hans Zimmer.

E mesmo o Elton John, que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original pela música que ele fez para o Rei Leão original em 1994, nunca foi para a faculdade. Mas ele estudou na Royal Academy of Music em Londres, que não é uma universidade mas também é uma escola importante para músicos.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados