InícioUniversidadesVeja como é a recepção dos calouros na Universidade de Stanford

Veja como é a recepção dos calouros na Universidade de Stanford

Gustavo Sumares - 19/04/2019
Comentários:

Aqui no Brasil, alunos novos das universidades passam pelo “trote”, um dia de integração dos calouros com os veteranos da escola que em geral envolve muita tinta. A ideia de eceber os calouros é importante para ajudar a integrá-los no dia a dia da universidade, e por isso é realizada em praticamente todas as instituições de ensino superior. E você já imaginou como é a recepção dos calouros nos EUA? Olha só:

No vídeo acima, Diego Zancanelli e Isabela Barros, que fizeram o Prep Estudar Fora no ano passado, mostram como é a recepção dos calouros em Stanford. Com a ajuda do Prep, os dois estudantes conseguiram ingressar numa das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos (e do mundo todo, segundo rankings como o QS World Universities).

A recepção dura vários dias, e envolve atividades de diversos tipos: desde sessões informativas específicas para estudantes estrangeiros, passando por eventos solenes, até festas, apresentações musicais e rodas de conversa. E corais — muitos corais, cantando todo tipo de música.

Objetivo da recepção dos calouros nos EUA

O objetivo desses eventos não é apenas entreter os estudantes e fazer com que eles se impressionem com a universidade na qual ingressaram. Todas as apresentações e eventos que acontecem nesse período são organizados por grupos de alunos. E os calouros, ao participar das atividades, têm a oportunidade de conhecer esses grupos, saber mais sobre eles e, se quiser, ingressar neles também. Dessa forma, o evento acaba sendo uma espécie de “trailer” de tudo que o novo estudante pode fazer enquanto estiver na universidade.

Leia também: Stanford University: conheça a universidade mãe do Google e da Nike

Por isso é que tantas coisas diferentes acontecem todas ao mesmo tempo durante a recepção dos calouros nos EUA. Assim, os novos alunos já conseguem começar a ver em quais grupos podem se encaixar. E, com isso, conseguem aproveitar ainda melhor os anos que passarão estudando e vivendo naquele ambiente.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados