Ranking QS: Veja quais são as melhores universidades do mundo em cada disciplina

fellowship em Harvard foca pesquisas sobre futuro do jornalismo - melhores universidades do mundo por disciplina

A empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS) divulgou recentemente o ranking QS World University Rankings by Subject 2020. Esse ranking elenca as melhores universidades do mundo por disciplina, em 48 disciplinas diferentes. Em sua edição de 2020, Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT) foram as que se saíram melhor.

Das 48 disciplinas avaliadas pelo Ranking QS, o MIT obteve a primeira posição em 12. A Universidade Harvard, por sua vez, ficou em primeiro lugar em 11 disciplinas diferentes. Outro destaque foi para a Universidade de Oxford, que lidera em oito cursos diferentes.

Leia mais: Harvard: conheça a mais prestigiada universidade dos Estados Unidos

Embora Estados Unidos e Reino Unido ocupem a primeira posição em quase todas as disciplinas, a QS considerou, ao anunciar o ranking, que as universidades estadunidenses pioraram em desempenho com relação ao ano anterior.

Segundo a organização, apesar dos excelentes desempenhos de Harvard e do MIT, menos programas de graduação estadunidenses aparecem nas primeiras 50 posições de diversas disciplinas do que em 2019. Índia, China e Reino Unido, por outro lado, se destacaram em mais áreas.

Confira abaixo as melhores universidades do mundo por disciplina

 

Universidades brasileiras

Nesse ranking, a USP foi uma das universidades brasileiras que mais se destacou. A instituição ficou entre as 50 melhores do mundo em dez das áreas. A Unicamp, a UNESP e a UFRJ também tiveram diversos cursos colocados entre os 100 melhores de algumas categorias.

Leia também: O que falta para ter universidades brasileiras nos rankings internacionais?

No caso da USP, os cursos de destaque foram Odontologia (área na qual a universidade ficou na 18ª posição mundial), Engenharia de Minas (33ª posição), Línguas Modernas (42ª), Temas relacionados a esporte (42ª), Arquitetura (43ª), Engenharia Civil (46ª), Geografia (47ª), Direito (47ª), Veterinária (48ª), Anatomia e Fisiologia (49ª), e Agricultura e Silvicultura (49ª).

Em muitos dos casos acima, a USP era a universidade melhor colocada da América Latina. Vale observar, no entanto, que muitos deles também apresentaram queda nas posições com relação aos anos anteriores do mesmo ranking. Na UNESP, por sua vez, o curso de Odontologia ficou na 37ª posição mundial.

 

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: