InícioIntercâmbio10 perrengues que podem acontecer no seu intercâmbio - e como lidar...

10 perrengues que podem acontecer no seu intercâmbio – e como lidar com eles!

Nathalia Bustamante - 04/08/2017
Comentários:

Estudantes que encaram a experiência de estudar fora já sabem que enfrentarão uma série de desafios – que, no fim das contas, também contribuirão para o seu crescimento e amadurecimento. Alguns destes problemas no intercâmbio são universais: todo estudante internacional, por exemplo, vai inevitavelmente estar em contato com uma cultura diferente da sua e precisará aprender a lidar com ela.

Outros desafios são mais específicos, e dependem do país de origem ou de destino do estudante. Um brasileiro que vá estudar na China, por exemplo, pode ter mais dificuldades com o sistema de ensino do país do que um brasileiro que vá para a França, que possui um ensino mais parecido com o brasileiro.

Dificuldades comuns incluem comunicar-se em um idioma diferente, adaptar-se a regras sociais distintas e fazer amigos. A maior parte destes desafios se tornam mais fáceis com o passar dos meses – chegando ao ponto, inclusive, de que a adaptação ao voltar para o Brasil também é custosa.

Leia também: 10 países fora da rota para o seu intercâmbio

Outros perrengues, porém, são imprevistos e exigem mais jogo de cintura. Acontece, por exemplo, de o estudante não se dar bem com a sua Host Family, extrapolar o orçamento previsto ou ter o seu professor preso. O que fazer nestes casos?!

Perguntamos à equipe da Fundação Estudar quais foram os principais perrengues durante o intercâmbio e as respostas você confere no vídeo abaixo – bem como dicas de como lidar com (ou evitar) estas situações.

10 problemas no intercâmbio – para você evitar (ou saber como lidar):

 

Embora estes desafios possam ser um problema para estudantes internacionais, os aprendizados da experiência superam todos eles. Afinal, em um intercâmbio, não é só em sala de aula que se aprende – é no dia a dia de convívio com pessoas diferentes e na resiliência de conseguir se virar por conta própria.

Na próxima semana, traremos também um texto de colunista falando sobre perrengues específicos de um intercâmbio na América Latina. Quer saber mais? Deixe sua sugestão (ou seu perrengue) nos comentários!

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados