InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosDAAD recebe inscrições para seis bolsas de pós-graduação na Alemanha

DAAD recebe inscrições para seis bolsas de pós-graduação na Alemanha

Nathalia Bustamante - 01/06/2017
Comentários:

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para seis bolsas de pós-graduação na Alemanha, em universidades reconhecidas do país. Os cursos podem ser realizados em inglês ou alemão, e têm duração de 10 a 36 meses.

A bolsa compreende isenção total da anuidade do curso, auxílio mensal de 750 euros para mestrado ou mil euros para PhD, seguro-saúde e auxílio para viagem, bem como um curso de alemão gratuito durante os 6 primeiros meses. Confira detalhes sobre as oportunidades:

Mestrado em Políticas Públicas

A primeira bolsa, do Programa Helmut-Schmidt 2018, oferece apoio para estudantes de Mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança. São oito opções de cursos de mestrado na área e podem se candidatar estudantes que possuam graduação em direito, ciências sociais e políticas, economia, administração, relações internacionais e áreas relacionadas. As inscrições estarão abertas entre primeiro de junho e 31 de julho.

Para se candidatar, é preciso inscrever-se diretamente para os programas escolhidos, enviando o formulário de solicitação de bolsa do DAAD. É possível candidatar-se a apenas 2 dos 8 cursos escolhidos – estudantes que se inscreverem para mais cursos terão sua candidatura invalidada.

Confira o edital completo e inscreva-se!

Pós-Graduação na Alemanha em Desenvolvimento

Já a segunda oportunidade é do programa EPOS, de Pós-Graduação em Desenvolvimento. Este programa incentiva estudos relacionados ao desenvolvimento econômico e social em universidades alemãs e são diversas possibilidades de cursos – de Estudos de Mídia a Economia, Engenharia e Ciências da Saúde. A maioria dos cursos são lecionados em inglês, confira aqui a lista completa. Os prazos variam de acordo com a universidade e o programa escolhido – os próximos se encerrarão em 31 agosto de 2017.

Podem se candidatar graduados de qualquer área que tenham no mínimo dois anos de experiência profissional relevante. A candidatura é feita diretamente às universidades e é preciso enviar um formulário de inscrição do DAAD, currículo profissional e acadêmico, cartas de recomendação e motivação, além de comprovação de proficiência. Confira o edital completo aqui e inscreva-se!

Quatro em um: Mestrado em Arquitetura, Artes, Música e Comunicação (incluindo cinema!)

Quem tem graduação completa nas áreas de Arquitetura e Design, Música, e Performing Arts, Artes, Comunicação e Cinema podem concorrer a estas bolsas de pós-graduação na Alemanha.

Os programas aceitam estudantes de mestrado, doutorado, e também especializações e cursos complementares, desde que oferecidos por universidades alemãs reconhecidas. O benefício tem duração de 10 a 24 meses, dependendo da duração do programa escolhido, e o estudante receberá um pagamento mensal de 750 euros, auxílio para passagens aéreas do seu país de destino, seguro-saúde, e, sob algumas circunstâncias, também pode receber um auxílio de custo para pagar a anuidade da instituição, auxílio financeiro para alojamento e um valor complementar por outros membros da família.

A candidatura é feita pelo portal do DAAD e também é necessário enviar alguns documentos pelo correio. Confira aqui a lista de documentos necessários – que incluem comprovante de proficiência no idioma do curso escolhido (em geral, inglês ou francês) e histórico acadêmico. Para o programa de candidatura, o prazo final para envio da candidatura é 30 de setembro. Para os demais, é 31 de outubro.

* Foto: Estudantes na Biblioteca da Johann Wolfgang Goethe Universität Frankfurt / © DAAD

Leia também:
Alemanha possui mais de 800 programas de mestrado em inglês

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados