//username of moderater
Fundação Estudar
InícioOutrosPerguntas Mais Frequentes do Prep

Perguntas Mais Frequentes do Prep

Redação do Estudar Fora - 11/01/2013
Comentários:

Elaboramos uma lista de perguntas para te ajudar a entender melhor como funciona o processo de seleção nos Estados Unidos e como nós podemos te ajudar!

SOBRE ESTUDAR FORA

1. Quais são as vantagens de estudar fora? Além de todas as vantagens atreladas a uma experiência de estudos internacional (fluência em outro idioma, multiculturalidade, experiência diferente de metodologia de ensino), está a excelência das universidades de vários outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, estão a maior parte (mais de 60%) das universidades que aparecem nos rankings internacionais de qualidade de ensino superior.

Os rankings costumam comparar universidades usando critérios como:

Reputação acadêmica
Qualidade dos professores
Internacionalização
Empregabilidade depois da formatura

2. Como funciona o processo seletivo em outros países? Diferentemente do Brasil, onde a seleção está totalmente focada no desempenho em exames de admissão (Fuvest, Enem..), em boa parte das universidades no exterior a universidades quer ver o estudante de forma mais completa. Nessas seleções são requeridas: fluência em Inglês, demonstração do desempenho acadêmico, envolvimento em atividades extracurriculares, redações, cartas de professor. Cada universidade pode colocar peso diferente em cada um desses componentes.

3. Quanto tempo terei que dedicar às minhas candidaturas? O tempo que você vai precisar dedicar às suas candidaturas depende muito do número de universidades às quais você vai se candidatar. No geral, estimamos que cada alunos vai dedicar cerca de 50 horas à pesquisa das universidades, preenchimento dos formulários e escritura dos Essays.

4. Estou matriculado ou já me matriculei e tranquei uma universidade aqui no Brasil. Ainda posso me candidatar a estudar fora? Dependendo de quanto tempo você já estudou nessa universidade, você será elegível para se candidatar como um first-year-applicant (calouro), o processo típico de candidatura. Entretanto, para algumas universidades americanas você será um transfer applicant. Neste momento, não podemos trabalhar com alunos que terão que fazer o processo de transferência.

SOBRE O PREP

5. Como o Prep pode me ajudar? Oferecemos um serviço de preparação que nos permite te conhecer muito bem, te ajudar a fazer uma plano de desenvolvimento acadêmico e pessoal, escolher as universidades que mais façam sentido para você se candidatar e te dar todo o apoio necessário na preparação do application.

Nossa meta principal é simplificar o processo seletivo das universidades no exterior para nossos alunos orientados e os seus pais, oferecendo apoio e orientação antes, durante e depois das candidaturas.

Abaixo você pode ver alguns exemplos do apoio que oferecemos e como podemos te ajudar em cada etapa do application:

a. Aluno de primeiro ano: Parece cedo, mas começar antes pode fazer toda diferença. As universidades querem saber o que você fez em cada ano do ensino médio e nós podemos te orientar sobre coisas legais que você pode fazer para desenvolver e ressaltar seus talentos. Te ajudaremos a mapear seu perfil e a elaborar um plano que fortaleça sua candidatura ao longo dos anos.

b. Aluno de segundo ano: Esse é o momento perfeito para já começar a preparar suas candidaturas e continuar desenvolvendo seu currículo. Iremos te orientar sobre atividades extracurriculares e já adiantar um passo importante do processo: a criação da college list (a lista de universidades para as quais você quer se candidatar). À primeira vista, essa tarefa pode parecer fácil, mas criar uma boa lista de universidades envolve muita pesquisa e estratégia! Também vamos te apoiar a adiantar as provas de admissão, o TOEFL e o SAT. Por fim, nosso papel é te ajudar na criação de um timeline para organizar sua candidatura, concorrer a bolsas de estudos e entregar todos seus materiais bem antes dos prazos, aumentando suas chances de aceitação.

c. Alunos de terceiro Ano: Devido à proximidade das datas importantes do application, nesse momento já focamos nos componentes das candidaturas. Também faremos um timeline com um planejamento intenso para que você consiga se candidatar com qualidade às instituições de seu interesse. Não espere até o último momento!

6. Eu não moro em São Paulo. Ainda posso contratar os serviços do Prep? Pode sim! Estamos disponíveis para apoiar alunos fora de São Paulo por meio de hangouts, além de eventos organizados em cidades por todo o Brasil. Fique de olho em nossa agenda!

7. Eu prefiro que toda minha preparação seja online. É possível? Temos um curso virtual e completamente gratuito chamado Prep Course. Além disso teremos bate-papos com ex-alunos e representantes de universidades que serão transmitidos por hangout. Infelizmente nossos consultores não fazem atendimento por email.

8. Eu gostaria de me candidatar para universidades em Canadá e no Reino Unido. O Prep pode me ajudar com isso? Nossa especialidade são processos holísticos de admissão e estamos preparado para te apoiar em qualquer processo seletivo nesses moldes, o que é comum no Canadá, no Reino Unido e começa a se popularizar em outros países.

9. Eu gostaria de me candidatar para um programa de pós-graduação. O Prep pode me ajudar com isso? Infelizmente, não oferecemos nesse momento o serviço de consultoria para pessoas interessadas em se candidatar para programas de pós-graduação no exterior.

10. Eu não tenho condições de pagar pelo Prep. Existem bolsas de estudos? A Fundação Estudar coordena um programa de orientação gratuito chamado Prep Scholars, para o qual todos os anos são abertas inscrições em no primeiro trimestre. O programa é seletivo e busca estudantes de excelente desempenho acadêmico.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados