Um projeto: Fundação Estudar

Prep Program

11.01.13

O que você precisa saber sobre o trabalho do Prep

O que você precisa saber sobre o trabalho do Prep

Confira a nossa lista de respostas às dúvidas mais comuns que surgem na hora de decidir enviar um filho para estudar no exterior

Sabemos que a decisão de enviar um filho para estudar fora do país não é nada trivial! Nosso trabalho como orientadores do Prep é orientar os alunos para terem maiores chances de aprovação nas universidades que desejam e também apoiar suas famílias nesse momento de tanta ansiedade.

Listamos abaixo algumas dúvidas que devem estar passando pela sua cabeça nesse momento, mas adoraríamos conversar pessoalmente para esclarecer melhor quais são os passos dessa preparação para fazer faculdade em outro país e como podemos tornar esse desafio um pouco mais simples.

SOBRE POR QUE E COMO ESTUDAR FORA

1. Quais são as vantagens de fazer faculdade fora? Além de todas as vantagens atreladas a uma experiência de estudos internacional (fluência em outro idioma, multiculturalidade, experiência diferente de metodologia de ensino), está a excelência das universidades de vários outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, estão a maior parte (mais de 60%) das universidades que aparecem nos rankings internacionais de qualidade de ensino superior.

Os rankings costumam comparar universidades usando critérios como:
Reputação acadêmica
Qualidade dos professores
Internacionalização
Empregabilidade depois da formatura

2. Como funciona o processo seletivo em outros países? Diferentemente do Brasil, onde a seleção está totalmente focada no desempenho em exames de admissão (Fuvest, Enem..), em boa parte das universidades no exterior a universidades quer ver o estudante de forma mais completa. Nessas seleções são requeridas: fluência em Inglês, demonstração do desempenho acadêmico, envolvimento em atividades extracurriculares, redações, cartas de professor. Cada universidade pode colocar peso diferente em cada um desses componentes.

3. Em que casos não se recomenda que o aluno estude nos Estados Unidos? Não recomendamos que o aluno estude fora do Brasil os cursos de Medicina, Veterinária, Odontologia e Direito. Todos esses cursos são oferecidos apenas como pós-graduações nos Estados Unidos e vários outros países. No entanto, desaconselhamos a estudar fora os três primeiros principalmente pela dificuldade grande de revalidação do diploma no Brasil. O ponto de atenção com o curso de Direito é o fato de que em que cada país a legislação é diferente, o que levaria o estudante a não estar capacitado para atuar no ambiente jurídico brasileiro.

4. Um aluno que estudar fora do Brasil terá boas chances de conseguir um trabalho quando voltar? Sim. Dependendo do reconhecimento da faculdade onde o aluno estudou em outro país (que pode ser de boa qualidade mas pouco conhecida no Brasil), é possível que tenha que precise explicar melhor o porquê de sua escolha e sua experiência no exterior. No entanto, de forma geral, o mercado brasileiro irá valorizar a fluência em outro idioma, a exposição a outra cultura e a habilidade mais desenvolvida de trabalhar com equipes multiculturais. Vale destacar que as grandes empresas brasileiras estão cada vez mais interessadas em atrair jovens brasileiros que fazem graduação fora e algumas já organizam programas de estágios de férias para atraí-los quando voltam ao país para visitar a família.

5.  Quais são os custos envolvidos na candidatura para as universidades nos Estados Unidos? Não é gratuito candidatar-se a faculdades nos EUA. Você deve estar ciente dos custos do processo seletivo, que podem chegar a R$4000. O valor total do processo seletivo varia dependendo do número de provas padronizadas que seu/sua filho(a) fizer, do número de faculdades às quais se candidatar e do câmbio entre o real e o dólar. Confere o seguinte link para ver uma tabela com todos os custos.

6.  Estou preocupado com a segurança do(a) meu/minha filho(a) numa universidade no exterior. Todas as universidades nos EUA tem seu próprio departamento de segurança que se responsabiliza pela vigilância do campus 24 horas por dia. Os prédios de moradia estudantil tem guardas nas entradas ou sistemas de segurança que só permitem acesso aos residentes. Muitas universidades também estão protegidas pela polícia local da região. Além disso, muitas universidades fornecem um serviço gratuito de ônibus para os alunos voltarem seguramente ao dormitório à noite. A segurança do campus de uma universidade americana reflete na reputação dessa instituição, então cada universidade leva a sério a questão da segurança do campus e dos alunos.

Se você está preocupado (a) com emergências médicas, saiba que todas as universidades têm seus próprios centros de saúde estudantis em que alunos podem receber tratamento imediato para qualquer doença ou ferimento.  Vocês também terão a opção de comprar um plano de seguro médico estudantil que cobrirá todos os gastos médicos do seu/sua filho(a) enquanto estiver no exterior

SOBRE NOSSO TRABALHO

7. Como o Prep pode ajudar meu/minha filho(a)? Oferecemos um serviço de consultoria muito individualizado que nos permite te conhecer muito bem, fazer uma plano de desenvolvimento acadêmico e pessoal, escolher as universidades que mais façam sentido para você se candidatar e te dar todo o apoio necessário na preparação do application. Temos pacotes de duração diferente – de consultoria de uma hora até nosso pacote completo de dois anos de orientação —, de acordo com sua necessidade e disponibilidade financeira para investir nesse serviço.

Nossa meta principal é simplificar o processo seletivo das universidades no exterior para nossos alunos orientados e os seus pais, oferecendo apoio e orientação antes, durante e depois das candidaturas.

Abaixo você pode ver alguns exemplos dos pacotes de consultoria que oferecemos e como podemos te ajudar em cada um deles:

a. Aluno de primeiro ano: Parece cedo, mas começar antes pode fazer toda diferença. As universidades querem saber o que você fez em cada ano do ensino médio e nós podemos te orientar sobre coisas legais que você pode fazer para desenvolver e ressaltar seus talentos.

b. Aluno de segundo ano: Esse é o momento perfeito para já começar a preparar suas candidaturas e continuar desenvolvendo seu currículo. Iremos te orientar sobre atividades extracurriculares e já adiantar um passo importante do processo: a criação da college list (a lista de universidades para as quais você quer se candidatar). À primeira vista, essa tarefa pode parecer fácil, mas criar uma boa lista de universidades envolve muita pesquisa e estratégia! Também vamos te apoiar a adiantar as provas de admissão, o TOEFL e o SAT. Por fim, nosso papel é te ajudar na criação de um timeline para organizar sua candidatura, concorrer a bolsas de estudos e entregar todos seus materiais bem antes dos prazos, aumentando suas chances de aceitação.

c. Alunos de terceiro Ano: Devido à proximidade das datas importantes do application, nesse momento já  começamos preparando os componentes das candidaturas. Também faremos um timeline com um planejamento intenso para que você consiga se candidatar com qualidade às instituições de seu interesse. Não espere até o último momento – ligue agora e, com nossa ajuda, faça um application de alto potencial!

Também fazemos pacotes de menor duração, de semanas a poucos meses, para alunos que tem necessidades especificas como: escrever e rever os essays, buscar bolsas de estudos, fazer uma planejamento do timeline de preparação.

8. Qual é custo do Prep? Nossos serviços são cobrados por hora. Pacotes mais longos contam com descontos.

9. De quanta ajuda que meu filho vai precisar no processo de candidatura?  Cada aluno tem uma trajetória diferente a apresentar às universidades e seu próprio estilo de se preparar. Alguns alunos são mais independentes e querem apenas uma orientação para se planejar e apoio na revisaõ de seus materiais. Outros gostam da companhia de um orientador mais próximo que o acompanhe em todas as etapas. Por ser um processo novo e complexo, no geral, alunos internacionais precisam dedicar bastante tempo às suas candidaturas. Estamos aqui para assegurar que seu filho (a) receba todo o apoio de que precisa. Encorajamos você a participar da primeira consulta junto com seu/sua filho (a) para que possamos esclarecer qualquer dúvida sobre o processo de candidatura e anosso trabalho.

10. Eu não sei qual pacote é apropriado para meu filho (a). Como podemos escolher? Marque conosco uma primeira conversa gratuita para te apresentarmos o trabalho do Prep e você entender qual opção atende melhor as necessidades do seu/sua filho (a). Se quiser, você também podemos agendar uma consulta para fazer uma avaliação de perfil do estudante e uma proposta do que seria um plano de trabalho interessante.

11. Como meu/minha filho(a) receberá a orientação do Prep? Presencialmente? Remotamente? Podemos orientá-lo (a) usando formas diferentes de comunicação.  Se você mora na cidade de São Paulo, temos a opção de fazer todas as consultas presencialmente. Se você mora numa outra cidade, podemos fazer as nossas consultas remotamente (pelo Skype ou telefone). Também estaremos à disposição para responder dúvidas por email, Facebook ou nossa ferramenta de organização de candidatura, Apply-Kit.

12. Como posso ajudar meu filho(a) com sua candidatura? No Prep, ensinamos aos nossos alunos o que precisam fazer para produzir uma candidatura de alto potencial sem fazê-lo diretamente para eles. Queremos contribuir para que seu/sua filho(a) tenha autonomia e senso de dono do seu próprio processo, adquirindo confiança para completar todas as etapas. A coisa mais importante que você pode fazer é manter uma comunicação constante com seu/sua filho (a) para ajudá-lo (a) a conduzir o processo de autoconhecimento e reflexão sobre as expectativas que tem com a universidade, o que será essencial para que faça suas escolhas de universidade. Também deve motivá-lo (a) nos momentos de apreensão e incerteza, que serão muitos. Nós também forneceremos instruções para os pais sobre como usar nossa ferramenta de organização da candidatura, Apply-Kit, para poderem acompanhar o calendário do filho(a) e garantir que ele (a) está preparada para enviar a documentação dentro dos prazos.

13.  Eu não falo inglês. Como posso aprender mais sobre o processo de candidatura? Por favor, visite a editoria “Graduação” no nosso site Estudar Fora para acessar várias matérias em português que te ajudarão a entender melhor as etapas do processo e o que seu/sua filho(a) precisa fazer para completá-lo.

14. Quais informações preciso fornecer para as candidaturas do meu/minha filho(a)? Para disputar vagas nas universidades no exterior, é preciso que seu/sua filho(a) preencha uma série de formulários e entregue documentação sobre a renda da família para as universidades. Estes documentos serão usados para avaliar a situação financeira do (a) candidato (a0, caso ele (a) queira receber uma bolsa. Mesmo que seu/sua filho (a) não deseje receber auxílio financeiro, ainda assim precisará entregar tal documentação para obter o visto de estudante. Todas as universidades mantêm sigilo absoluto sobre as informações financeiras dos candidatos.

15. O Prep nos ajudará com o preenchimento destes formulários? Nosso pacote completo oferece disponibilidade ilimitada, permitindo que participemos de forma muito presente dessa parte do processo de seleção. Caso você contrate um pacote menor e queira assistência com o preenchimento destes formulários, também pode por explorar nosso apoio nessa parte do processo.

16. O Prep continuará apoiando após a aprovação na universidade no exterior? Apoio no período pós-aprovação numa universidade está incluído apenas para os alunos que compram nossos pacotes ilimitados. Mas também é possível contratar o Prep após a aprovação, apenas para esse planejamento pré-viagem.

Conecte-se ao Estudar Fora

Prep Course

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT