//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoSaiba tudo sobre a cidade de Pécs, onde brasileiros podem estudar com...

Saiba tudo sobre a cidade de Pécs, onde brasileiros podem estudar com bolsa integral

Marcela Marcos - 11/01/2024
Comentários:

Capital do condado de Baranya e a quinta maior cidade da Hungria, Pécs é, por muitos motivos, deslumbrante. O município fundado em 1367 chama atenção pela beleza arquitetônica, com igrejas e sinagogas antigas e outras construções de encher os olhos.

O acesso a Pécs se dá principalmente por Budapeste, sendo o trem o meio de transporte mais comum (a viagem dura em torno de três horas, é tranquila e confortável). É possível, ainda, fazer diversas atividades de bicicleta ou a pé.

A cidade também é conhecida pelas paisagens naturais fascinantes, cercada por montanhas e com um clima mediterrâneo que favorece determinadas produções, como o vinho.

“Uma das coisas de que mais gosto na Hungria é o clima. Aqui, as quatro estações são muito bem marcadas. Apesar de não ficar no litoral, aqui tem muito lago e também as águas termais, que é algo muito turístico. O inverno é rigoroso, mas não neva o tempo inteiro”, conta a brasileira Fernanda Marx de Andrade, que cursou doutorado com bolsa integral no país.

Leia também: Estude com bolsa integral na Universidade de Pécs, na Hungria

Pécs, aliás, também se destaca por ser muito receptiva para estudantes estrangeiros: existem mais de 124 alunos vindos da América Latina, dos quais 39 são brasileiros. Isso significa dizer que existe uma comunidade forte, razão pela qual quem chega para cursar os estudos em alguma instituição de ensino por lá não se sente sozinho. Fernanda Marx, por exemplo, foi doutoranda na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Pécs, que, com 650 anos, é a mais antiga e tradicional da Hungria.

Vantagens de estudar na Universidade de Pécs

A instituição recebe atualmente um grande número de estudantes internacionais: quase 25% do corpo estudantil é formado por quem vem de fora do país. Há mais de 40 anos, ela oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado com aulas em inglês. Hoje, são mais de 22 mil alunos distribuídos em 10 faculdades e centros de pesquisa que oferecem 80 programas nas diversas áreas do conhecimento. 

O campus da Faculdade de Engenharia e TI foi construído com base em princípios de sustentabilidade, recebendo muita luz natural. “Apesar de ser uma construção tombada, por dentro, é tudo muito moderno”, conta a brasileira doutoranda em Arquitetura. O local é repleto de máquinas de snacks e tem até barzinho – inclusive, tem um clima bastante festivo. No verão, por exemplo, a piscina do campus é aberta para todos os estudantes.

A instituição oferece cursos em húngaro, inglês e alemão e é possível estudar nela sendo contemplado no Stipendium Hungaricum, o programa de bolsas do governo húngaro, que está com inscrições abertas até 15 de janeiro de 2024!

O que é e como funciona o Stipendium Hungaricum

A iniciativa cobre anuidade, seguro saúde e acomodação do estudante estrangeiro. A acomodação pode ser oferecida gratuitamente pelo programa ou pela universidade; alternativamente, o estudante receberá um valor de auxílio para moradia de cerca de 110 euros por mês. 

Além disso, o programa oferece apoio financeiro em forma de auxílio mensal, cujo valor varia de acordo com o nível educacional do aluno. Para os bolsistas de graduação e mestrado, o valor das bolsas gira em torno de 120 euros ao mês. Já para os de PhD, a quantia vai de 390 a 500 euros mensais. Já com relação aos cursos, é possível optar por programas em húngaro, inglês, alemão ou francês.

Leia também: Inscrições abertas para centenas de bolsas integrais de graduação e pós na Hungria

Das mais de 40 universidades húngaras que integram o Stipendium Hungaricum, a Universidade de Pécs é proeminente. Já em relação ao programa em si, destaca-se sua generosidade única e, também, os atributos importantes da Hungria para quem vem de fora, como o alto índice de segurança, acessibilidade, nível de vida e educação.

De acordo com o site do programa, mais de 5 mil estudantes de mais de 70 países são contemplados com as bolsas a cada ano. Além disso, mais de 90% dos estudantes que já foram disseram que voltariam a estudar na Hungria.

Passo a passo para se candidatar às bolsas do Stipendium Hungaricum

Se você quer se inscrever em um dos programas da universidade com a bolsa Stipendium Hungaricum, é preciso se candidatar pelo sistema de inscrição da Tempus Public Foundation e escolher o programa de estudos desejado na Universidade de Pécs como sua primeira opção. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Cadastre-se no sistema fornecendo suas informações pessoais básicas. Certifique-se de preencher corretamente a sua cidadania, pois isso permite que você veja os programas de estudo disponíveis com base no acordo bilateral com o Brasil. Anote seu código de acesso exclusivo de candidato e guarde-o em local seguro;
  2. Faça login no sistema com seu código de acesso exclusivo de candidato;
  3. Escolha o seu programa de estudos na Universidade de Pécs selecionando:
    – Instituição específica: Universidade de Pécs
    – Nível de estudo: bacharelado OU mestrado OU doutorado
    – Modalidades de estudo: estudos completos OU estudos parciais/de intercâmbio
    – Escolha o inglês como seu idioma de estudo
    Você pode escolher no máximo dois programas de estudo (como primeira e segunda opção);
  4. Defina as prioridades dos programas de estudo selecionados (primeira opção e opcionalmente também uma segunda);
  5. Termine de preencher as informações que faltam do formulário de candidatura, carregue os documentos necessários e submeta a sua candidatura até 15 de janeiro;
  6. Você também deve ser nomeado pela autoridade responsável do seu país de origem. Entre em contato com os responsáveis para saber mais sobre os requisitos de nomeação. Informações de contato aqui;
  7. As candidaturas nomeadas serão avaliadas pela Universidade de Pécs até 30 de maio;
  8. Os candidatos aprovados receberão sua Carta de Admissão e Carta de Prêmio (o mais tardar até 15 de julho) para que possam começar a organizar sua viagem para Pécs! Caso precise de mais informações, você pode entrar em contato com o Stipendium Hungaricum Office da Universidade de Pécs pelo e-mail [email protected].

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados