InícioBolsas de EstudoPasso a passo para encontrar cursos de graça na França

Passo a passo para encontrar cursos de graça na França

Lecticia Maggi - 20/03/2015
Comentários:

Por Carolina Campos

Realizar um curso de graduação ou pós de graça no exterior? Sim, é possível! A França, por exemplo, é um dos países europeus (veja outros aqui) que oferecem cursos gratuitos e em inglês. Mas para encontrar o programa ideal, que atenda aos seus interesses, é preciso muita pesquisa. A seguir, o Estudar Fora te mostra como fazer isso:

Onde pesquisar – Comece fazendo uma visita ao site Campus France, que oferece informações detalhadas para estrangeiros que pretendem estudar no país. Observe que no topo direito da página inicial o site oferece sua versão em inglês, mais fácil de navegar para quem não é fluente em francês.

Neste site, é possível pesquisar por título pretendido (graduação, mestrado, doutorado, cursos rápidos, etc), área de interesse, língua do curso (inglês, alemão ou ambos), dentre outros critérios. Se o seu objetivo é fazer um curso em inglês, na página incial clique em “Study in France”, na barra superior. Depois, vá para “Find your program” e depois “Programs taught in English”.

Ao rolar a página, aparecerão botões coloridos à sua esquerda. Basta selecionar a àrea pretendida para ser direcionado à página de pesquisa.

Exemplos de como encontrar cursos gratuitos – Supondo que você queria um mestrado na área de Direito, para localizar tal curso opte por “Master” no item “degree or diploma level” e marque “Yes” na opção “100% taught in English”. Em “Status”, selecione as duas opções, ou seja, “National degree” e “National fees”. Por fim, em “Field”, escolha “Law, Economics”.

Você encontrará 77 resultados, com vários cursos a preços muito atrativos. Não há como selecionar apenas cursos gratuitos. Para verificar a taxa cobrada é preciso clicar no curso de interesse e, em seguida, na aba “Admission”.

O curso  “Master in Business, Law and Economics” da Université d’Aix-Marseille, por exemplo, não cobra matrícula e nem mensalidade. Há apenas um valor administrativo a ser pago de € 260,00. Outro exemplo é o curso “Core computer science master”, da Ecóle Normale Superiéure de Lyon, que cobra somente uma taxa nacional no valor de € 256,00.

A plataforma também oferece cursos de doutorado (como o PhD in Law, da Science Po) totalmente gratuitos. Basta procurar de acordo com as suas pretensões.

Embora o Campus France seja uma instutição pública vinculada ao Governo Francês e esteja sob a supervisão do Ministério Europeu de Assuntos Exteriores e do Ministério de Educação Superior e Pesquisa, recomenda-se que os candidatos procurem mais detalhes dos cursos pretendidos nos sites das universidades.

Vale lembrar que alguns países da União Européia – como é o caso da França – podem exigir a comprovação de um valor mínimo de renda para o próprio sustento do aluno durante a realização do curso.

*O Estudar Fora não se responsabiliza por qualquer alteração de valores nos sites apresentados. Pesquisa realizada em março de 2015.

Leia também:
Passo a passo para encontrar cursos de graça na Alemanha
Seis países em que é possível estudar de graça – ou quase

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados