//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesComo passear pelas melhores universidades do mundo sem sair de casa

Como passear pelas melhores universidades do mundo sem sair de casa

Marcela Marcos - 24/05/2022
Comentários:

Antes da pandemia de Covid-19, algumas das instituições mais renomadas do mundo já ofereciam a opção de tour virtual pelos campi para que os estudantes pudessem ter contato com o ambiente universitário antes da etapa de application – o modelo de processo seletivo norte-americano. Algumas faculdades oferecem visitas presenciais para os estudantes candidatos, porém, com a situação sanitária imposta, construir um campus virtual foi fundamental. 

A boa notícia é que não são poucas as universidades que oferecem um “tour virtual”, cuja ideia é permitir que o candidato tenha contato não somente com os programas disponíveis, mas também as dependências da instituição, da biblioteca aos dormitórios. Não é difícil encontra-las: por exemplo, o site do UCAS (em inglês, University and Colleges Admissions Service), organização que gerencia candidaturas ao ensino superior no Reino Unido, reúne uma série de escolas que oferecem tour virtual ou vídeos sobre os campi.

Leia também: As melhores universidades do mundo em 2022

Neste post você terá dicas sobre como conhecer os prédios principais e aproveitar outras fontes de informação sobre instituições prestigiadas como Harvard, Oxford, Stanford e MIT!

Tour virtual pela Universidade Harvard

A universidade que ostenta o título de mais prestigiada dos Estados Unidos permite conhecer toda a imponência de suas instalações por meio do passeio virtual em 360 graus por Harvard. Nele, é possível conhecer cada sala e cada biblioteca do campus, como a Widener, cujo nome homenageia um dos mortos no Titanic, e a Lamont, que abriga a coleção primária de graduação do Harvard College. Há, ainda, a possibilidade de visitar as salas de aula, o Science Center a sala de jantar e o Sanders Theatre, onde discursaram figuras como Winston Churchill, Theodore Roosevelt, Martin Luther King Jr. e Mikhail Gorbachev. 

Tour virtual pela Universidade de Oxford

A primeira universidade de língua inglesa do mundo tem uma página com um tour organizado, em que é possível selecionar o college de interesse para conhecer. O college e a catedral Christ Church, por exemplo, são alguns dos locais que aparecem nos filmes da saga Harry Potter, além da escadaria de pedra dentro da Bodley Tower, que surgem principalmente nos primeiros longas. Praticamente em cada college é possível conhecer, por meio do tour virtual, a biblioteca, a capela, os jardins ou pátio, um quarto de estudante e o refeitório. A experiência permite fazer uma verdadeira imersão no campus universitário que tem edifícios históricos e tradição mundial em arquitetura e excelência acadêmica.

Tour virtual pela Universidade Stanford

A grande marca da Stanford University é o apelo para inovação e empreendedorismo, sendo que a instituição é conhecida como a “mãe” do Google. A relação com as empresas do Vale do Silício torna a universidade um dos maiores territórios dos Estados Unidos destinados a centros, institutos e residências estudantis. Com o tour virtual, disponível no site da universidade, é possível dar uma volta por pontos conhecidos como a Stanford Memorial Church, conhecida como a “joia da coroa” do campus, e a Hoover Tower, onde ficam as bibliotecas e escritórios.

Tour virtual pela Columbia University

A universidade fundada em uma igreja em 1754, que abrigou a primeira escola de medicina dos Estados Unidos é famosa pelas instalações que privilegiam a pesquisa em ciências. O tour virtual pela Columbia permite ao estudante conhecer espaços como o Northwest Corner Building (NWC), que abriga escritórios do corpo docente, salas de aula e laboratórios de pesquisa em disciplinas como química, biologia, engenharia e física.

O interessado também pode percorre a Butler Library, a maior biblioteca da instituição – com mais de 2 milhões de volumes – e um dos maiores edifícios do campus Morningside Heights, em Manhattan. Há, ainda, o Pupin Physics Laboratories, também conhecido como Pupin Hall, que é onde se localiza o Departamento de Física desde 1925. Para visitar, basta acessar o site da universidade. A página dedicada ao passeio virtual exige algumas informações de acesso, como nome completo, email válido, data de nascimento e motivo do interesse pela visita.

Tour Virtual por Columbia
Tour Virtual por Columbia
Tour Virtual por Columbia

Tour virtual pelo MIT

Com alguns cliques, o visitante pode explorar lugares que definem o MIT de forma peculiar. Esta é a descrição do tour virtual pelo Massachusetts Institute of Technology, um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo. Fundada em 1861, em Cambridge, nos EUA, a instituição tem o atual campus situado ao longo da margem norte da bacia do rio Charles, com mais de um quilômetro e meio de extensão.

O passeio online é tão importante para o MIT, que cada canto é descrito como se a experiência, de fato, proporcionasse se transportar para lá, a exemplo deste trecho que fala de um dos campi: “Acorde e cheire a pipoca. O West Campus é onde muitos de nós moramos e onde a maioria de nós toca, se apresenta, adora, compete e se diverte. Algumas das residências parecem tão convidativas, você pode querer apenas tirar uma soneca”. Outra região, a do Corredor Infinito, é definida no tour como a medula espinhal do MIT, de uma maneira bem convidativa: “Muitos de nossos departamentos, salas de aula e laboratórios irradiam daqui. Faça o que fizer, mantenha-se à direita ao percorrer o corredor e observe que a velocidade dos pedestres aumenta drasticamente quando as aulas terminam”.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados