InícioBolsas de EstudoUniversidade em Vancouver cria centro de inovação que aproxima estudantes e mercado...

Universidade em Vancouver cria centro de inovação que aproxima estudantes e mercado de trabalho

Mariane Roccelo - 26/05/2022
Comentários:

Se manter atualizado no mercado de trabalho é um dos maiores desafios de profissionais de todas as áreas. “Na vida profissional, o mercado é dinâmico e muitas vezes nos 2 ou 4 anos de estudos os alunos acabam se desatualizando em alguns quesitos cotidianos dos negócios”, explica Luciana Duarte, Diretora Associada da University Canada West (UCW) no Brasil. 

Foi a partir desse desafio que a UCW criou um centro de inovação dentro do campus Vancouver House, na Columbia Britânica, voltado para integrar o conhecimento acadêmico e profissional. O centro opera em conjunto com empresas do mercado canadense, como a Riipen, uma plataforma de tecnologia que facilita oportunidades de aprendizado microexperiencial conectando alunos a parceiros do setor. Dessa forma, “evitamos que a defasagem aconteça”, afirma Luciana.

Leia também: UCW oferece bolsas para brasileiros que querem fazer intercâmbio no Canadá

Para aproximar os estudantes do mercado de trabalho, além do centro de inovação, a UCW mantém o podcast semanal Innovation Fuel (disponível aqui). Nele, os apresentadores conversam com convidados sobre histórias, lições e dicas sobre o mercado de trabalho que podem ser aplicadas em sala de aula. Há episódios sobre desafios que as startups enfrentam, crescimento em escala, saúde mental, entre outros. 

Além disso, no início de 2022, a universidade publicou o artigo Fuelling B.C.’s Tech Talent Pipeline: The role of universities (disponível aqui) onde abordou como mantém matérias e atividades integradas com a demanda das empresas ao ensinar as habilidades e competências do futuro

Estudar na UCW

“O curso que escolhi me ajuda a desenvolver novas habilidades e expandir meus conhecimentos”, explica Laila Bigio, brasileira que está cursando o MBA da University Canada West. Ela conta que, ao escolher em qual país e qual programa cursar, considerou fatores, como a capacidade de trazer mais oportunidades de emprego, melhores salários e crescimento profissional. 

“Após uma pesquisa na internet e conversando com amigos, percebi que a UCW possui excelente material de estudo e suporte para o aluno”, conta. Na época em que se matriculou, a instituição estava oferecendo uma bolsa de estudos específica para estudantes do Brasil, o que contribuiu para que Laila confirmasse a decisão.

Vantagens de fazer um MBA internacional

Sobre o curso, Laila conta que “proporcionou um ambiente positivo com uma experiência cultural enorme”, que promove o contato com culturas diversas e a oportunidade de aprimorar a fluência no inglês. Além disso, ela destaca que “o mais enriquecedor no programa foram as matérias que focaram o ensino em questões práticas, que podemos aplicar no o ambiente de trabalho”. 

“Estudar na UCW me fez perceber que, acima de tudo, preciso escolher uma área de trabalho que me traga prazer e não apenas valorizar a remuneração”, conta. Após concluir o programa, ela explica que a formação ajudará a destacá-la no mercado de trabalho. 

Sobre as bolsas de estudo da UCW

Periodicamente, a University Canada West, localizada na Columbia Britânica, oferece bolsas de estudo de até 60% para brasileiros em programas de bacharelado e MBA. Na edição de 2021, devido às restrições da Pandemia, os cursos eram oferecidos de forma online e presencial. Mais informações sobre os programas da UCW neste link (disponível aqui).  Mais informações sobre a UCW, entre em contato pelo e-mail [email protected]

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados