InícioHistórias de SucessoOs 5 melhores TED Talks para quem vai estudar fora

Os 5 melhores TED Talks para quem vai estudar fora

Nathalia Bustamante - 25/08/2020
Comentários:

Estudar fora pode ser uma experiência transformadora. É preciso coragem para sair da zona de conforto, estender os seus limites e descobrir mais coisas sobre si mesmo e sobre o mundo. A questão é: a forma como lidamos com os desafios da experiência determinará o impacto que ela terá em nossa vida. E esses TEDs sobre estudar fora (ou não) ajudam a pensar um pouco sobre a experiência.

Os palestrantes destes TED Talks são inspiracionais, e falam sobre desafiar estereótipos, viver com autenticidade, viajar com sentido e sentir-se em casa, em qualquer lugar. Mais do que relatos de vivências, são convites à reflexão: como minhas experiências no exterior podem ser usadas para mudar meu próprio mundo, e o mundo dos outros?

Os 5 Melhores TEDs sobre estudar fora

#5 Tente Algo Novo por 30 Dias

A Universidade é cheia de novas experiências e oportunidades, que alguns estudantes podem encarar com relutância – por medo, preguiça, insegurança ou preocupações. É por isso que o engenheiro de software Matt Cutts criou esta estratégia de tentar alguma coisa nova por 30 dias. Não quer dizer que você vai amar, mas é uma excelente atitude para ampliar seus horizontes – e sua mente.

 

#4 Taking a Year On (Tirando um Ano “On”) – Brandon Hill 

O estudante Brandon Hill foi aceito por Stanford. Depois, foi “de-aceito” – o comitê de admissões lhe recomendou tirar um ano para estudar física e tentar novamente. Neste TED, o americano compartilha como as experiências deste ano transformaram sua vida para sempre. “O que eu fiz durante este ano? No total, eu viajei 30 mil milhas, fiz amigos em 12 países diferentes e dormi por cima do despertador em todas os fusos do planeta”, relembra ele.

Obs: Este TED não tem legendas em português, então também será ótimo para treinar o seu entendimento de inglês.

 

#3 Why Study Abroad (Por quê estudar fora) – Marina Meijer

“Estudando fora, eu senti que deveria explicar uma série de coisas sobre as quais sequer tinha conhecimento (…) mas isto me tornou muito mais consciente da minha identidade”. Mariana Meijer, holandesa de origem chinesa que estudou no Texas e na Coréia, fala neste TED sobre seus aprendizados e desafios como estudante – e cidadã – internacional.

Obs: Este TED não tem legendas em português, então também será ótimo para treinar o seu entendimento de inglês.

#2 Antes de Morrer, Eu Quero… – Candy Chang

Neste TED poderoso, Chang nos lembra que a vida é curta. Sua simples e criativa ideia de uso do espaço público mostra a mágica que acontece quando conexões autênticas se formam. Pensar no fim nos faz mais conscientes do presente. Então, como você vai usar seu tempo no exterior? Que conexões, relacionamentos e memórias vai nutrir?

 

#1 O Perigo de Uma História Única – Chimamanda Adichie

Neste TED, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie nos convida a ir além daquilo pensamos sobre uma pessoa, um local, uma história. Como estudante internacional nos Estados Unidos, ela viveu esta experiência e nos ensina a olhar além dos estereótipos e preconceitos que podem estar guiando nossas decisões, nossos relacionamentos e nossa visão do mundo.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados