//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoOnde estudar Museologia no exterior?

Onde estudar Museologia no exterior?

Marcela Marcos - 21/11/2022
Comentários:

A Museologia é uma área do conhecimento que analisa a relação dos seres humanos com os objetos socialmente relevantes em determinados contextos, ou, em outras palavras, com seu patrimônio. O profissional do ramo é quem se ocupa da conservação e da organização de espaços culturais, pensando em exposições que valorizem o acervo, por exemplo.

Em geral, a Museologia costuma ser uma área de especialização, com mais opções de mestrado e doutorado do que de cursos em nível de graduação, por exemplo. Na Europa e nos EUA, a formação ocorre principalmente em escolas de Artes, História ou Estudos Culturais. Conheça algumas opções de programas de mestrado para museólogos no exterior!

Mestrado em Estudos Museológicos na Universidade de São Francisco 

A Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de São Francisco tem um programa exclusivo para estudos de museus, com foco para o preparo de cargos de liderança em organizações artísticas, culturais e patrimoniais. Com 16 meses de duração e aulas ministradas em inglês, o mestrado é flexível e pode ser adaptado aos diversos interesses acadêmicos dos estudantes. 

Leia também: 7 museus online que você pode visitar da sua casa

De modo geral, o programa enfatiza a justiça social e a prática curatorial; educação e novas tecnologias; gestão de acervos e preservação do patrimônio etc. Os alunos são estimulados a enfrentar questões críticas que vão desde a criação de espaços de museus mais equitativos e diversos até a promoção e defesa do acesso e dos direitos humanos.

Os equipamentos culturais de São Francisco, aliás, são apoiados pelo curso. O campus da USF – situado no centro da cidade – fica a uma curta distância do Museu de Young e da Academia de Ciências da Califórnia no Golden Gate Park. Saiba mais sobre as formas de ingresso na página de Application.

Mestrado em Estudos Curatoriais na Universidade de Groningen 

Promover a integração entre as manifestações artísticas moderna e contemporânea é o objetivo do programa de mestrado de um ano oferecido pela Universidade de Groningen, na Holanda. O curso, em inglês, é voltado a ensinar teoria e prática da montagem de exposições.

O Central Museum (na cidade de Utrecht) e o Rijksmuseum (Museu Nacional, em Amsterdã) são exemplos de locais que costumam oferecer estágio aos alunos da instituição. A ideia é que, a partir da experiência, o estudante possa seguir carreira como curador.

O programa também inclui uma excursão ao exterior e uma ampla variedade de visitas in loco a coleções e instituições culturais em toda a Holanda. Cabe destacar, no entanto, que “Estudos Curatoriais” é uma das trilhas de especialização do mestrado em História da Arte da Universidade de Groningen. Saiba mais na página do curso.

Mestrado em Prática Curatorial na Universidade de Bath Spa

Também voltado à formação de curadores, mas com uma perspectiva mais atenta às transformações digitais, o mestrado em Prática Curatorial da Universidade Bath Spa, no Reino Unido se propõe a ensinar a teoria e a história atuais. O objetivo é fazer com que os alunos pensem em abordagens inovadoras para a atividade de curadoria. 

As aulas são ministradas por profissionais da área, que compartilham suas experiências práticas nos museus e fora deles. “Incentivamos você a ir além da coleção tradicional e da curadoria baseada em exposições para desenvolver novos públicos, situações e locais de encontro – desde intervenções artísticas em espaços públicos e projetos em lugares inesperados até experiências digitais e baseadas na web”, diz a descrição do programa.

O curso tem uma estrutura colaborativa, o que significa dizer que estudantes de Fotografia ou Cerâmica, por exemplo, podem se envolver em debates com os alunos de Prática Curatorial.

Mestrado em Estudos de Arte e Museus na Universidade de Georgetown

O programa de mestrado em estudos de arte e museus da Georgetown University (em Washington, nos EUA) reúne o estudo acadêmico de museus de arte com a prática dentro deles. O curso  de um ano enfatiza os contextos internacionais dos museus no mundo moderno, por meio de disciplinas teóricas, pesquisa individuais e estágios. 

O mestrado tem uma parceria com os especialistas do corpo docente do tradicional Sotheby’s Institute of Art, de Londres e de Nova York.

Leia também: Conheça a SHASS, Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais do MIT

O currículo fornece uma sequência de abordagens variadas. No primeiro semestre, os alunos fazem o curso básico obrigatório de Fundamentos de Estudos de Museus, bem como duas matéria eletivas e um estágio em um museu da área.

No semestre seguinte, os alunos fazem quatro disciplinas eletivas em Estudos de Museus, História da Arte ou áreas afins. Os interessados ​​no lado comercial do mundo da arte podem optar por frequentar o Sotheby’s Institute of Art e fazer um curso intensivo em um campo selecionado, como Artes decorativas ou Arte Contemporânea.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados