Um projeto: Fundação Estudar

Colunistas

Orientação de especialistas e experiências de estudantes para te ajudar a chegar lá

13.03.15

Nos EUA, universidades organizam eventos específicos para mulheres

Nos EUA, universidades organizam eventos específicos para mulheres

"Participei de um evento que teve como objetivo fortalecer o papel das mulheres na área de negócios, que é dominada por homens", diz aluna de Notre Dame

Oi pessoal,

Hoje estou aqui para contar para vocês mais sobre a carreira de Business (ou Negócios) em Notre Dame. Primeiramente, gostaria de esclarecer que, enquanto grande parte das universidades norte-americanas focam em programas de pós-graduação, Notre Dame é excelente para cursos de graduação. Dentre os melhores cursos estão o de arquitetura, o pre-Med para quem deseja ir para uma escola de medicina e o pre-Law para quem deseja cursar direito. No entanto, o programa que mais se destaca é o de Business.

Participe de evento gratuito para mulheres sobre MBA no exterior

A nossa escola de Business é a Mendoza College of Business, tida como a melhor escola de Business pelo ranking da BusinessWeek, o que atrai muitos alunos. Eu, por exemplo, farei uma dupla-graduação entre Administração e Ciências Políticas com um Minor em Educação. A Administração, no caso, é o major (graduação) principal.

Logo, quase toda semana, há um evento para os alunos de Business. E eu vou contar para vocês sobre um evento de dois dias muito especial do qual participei. Chamado Undergraduate Women in Business (Mulheres de Graduação em Negócios), o evento foi organizado pelo clube Women in Business, que tem como objetivo fortalecer o papel de mulheres nesta área tão dominada por homens.

O foco do evento, logicamente, era como empoderar uma mulher nos negócios. Tivemos palestras com uma jovem diretora do Credit Suisse em Wall Street; e uma diretora sênior do centro de Empreendedorismo da universidade. Também tivemos sessões com recrutadoras de empresas como Bank of America Merril Lynch, BP (British Petroleum) e GE (General Electric), entre outras.

A ideia foi desenvolver um ambiente no qual mulheres, independentemente de idade, nacionalidade, curso e experiências, pudessem falar diretamente com outras mulheres sobre como ser mulher dentro de Business.

Durante os dois dias, falamos com as recrutadoras sobre as suas experiências em áreas como Finanças, Administração, Consultoria, Contabilidade, Marketing, etc, e como conciliar vida profissional e pessoal. Trocamos cartões, histórias e dúvidas. Os conselhos que recebemos tanto profissionalmente quanto pessoalmente foram impagáveis.

É incrível saber que estudo em um lugar em que não existe apenas o estímulo acadêmico, mas também um crescente movimento de apoio às mulheres em suas áreas de atuação.

_____________________________________________________________________

Daniela felippeDaniela Felippe já se envolveu com a ONG Teto e o Projeto Aprender, que estão alinhados à sua vontade de lutar contra a pobreza extrema e pelo acesso à educação de qualidade para todos. Em 2014, foi aprovada no curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas optou por estudar na Universidade de Notre Dame, onde espera obter uma dupla graduação em Ciências Políticas e Finanças. Sonha em trabalhar em prol dos mais marginalizados.

Leia também:
Saiba como é estudar em uma universidade católica
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior

Conecte-se ao Estudar Fora

Prep Course

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas