//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoO que é e onde estudar neuromarketing no exterior

O que é e onde estudar neuromarketing no exterior

Marcela Marcos - 12/07/2023
Comentários:

O que faz um consumidor estar disposto a pagar por determinado produto ou serviço? Quanto é possível cobrar a partir da análise dos fenômenos por trás de uma compra? Estas são algumas perguntas que um campo de estudo específico busca responder: o neuromarketing. O termo surgiu nos anos 1990, a partir das pesquisas de Gerry Zaltman, professor emérito da Harvard Business School.

Como o próprio nome sugere, o segmento une conhecimentos do marketing e da neurociência para fazer um mapeamento profundo do comportamento do consumidor. O objetivo é aplicar estratégias baseadas nas reações do cérebro humano a determinados estímulos, para obter benefícios nos negócios, como melhorar a tomada de decisões e a experiência do consumidor. 

O neuromarketing tem se popularizado principalmente em instituições da Europa, em cursos de pós-graduação. Neste post, selecionamos algumas opções. Confira!

Mestrado em neuromarketing em Barcelona

Uma das opções de cursos mais conhecida para estudar o assunto no exterior é o programa de mestrado em neuromarketing da UAB (Universidade Autônoma de Barcelona), na Espanha, ministrado em espanhol e inglês. A modalidade ensina técnicas de pesquisa aplicadas aos negócios, com foco em comunicação, com uma grade curricular que envolve disciplinas como Publicidade e Informação, Neurociência e Ciência Médica. 

Leia também: Onde estudar psicologia no exterior

O mestrado é semipresencial, sendo que os quatro meses iniciais são cursados na Faculdade de Comunicação (que fica no campus Bellaterra, da UAB) e o restante do tempo é cursado à distância. Já o application é totalmente online. O valor total gira em torno de 7.700 euros.

Neuromarketing e neurociência do consumo online na Universidade de Coimbra

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal, oferece o Programa Avançado em Neuromarketing e Neurociência do Consumo. Trata-se de um curso de especialização, de 120 horas. Foi pensado, conforme sua própria descrição, para “expandir a mente e provocar o pensamento crítico dos participantes” por meio da apresentação de tendências, conceitos, tecnologias e cenários que fazem parte do neuromarketing. 

O curso tem ênfase nas plataformas e tecnologias de biometria e neurociência, principalmente aplicadas aos campos de marketing e gestão. As aulas visam atender aos participantes que tenham atuação nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumo, Publicidade, Design e afins. Ou, ainda, pessoas que apenas estejam interessadas em aprender mais sobre Neuromarketing e todos os aspectos que envolvem a temática. É online e custa 1.100 euros.

Mestrado em neuromarketing na OBS Business School

A OBS Business School nasceu em 2006 como a primeira escola de negócios nascida online em espanhol do mundo, oferecendo MBAs e mestrados com foco em liderança. Com mais de 36 mil ex-alunos formados, oriundos de 80 países, tem um sistema pedagógico que enfatiza o potencial empresarial do aluno. O ensino é combinado entre duas escolas especializadas: a de Negócios e Administração, e a Escola de Liderança, Inovação, Tecnologia e Gestão.

Leia também: Quais são as universidades com os melhores cursos de Marketing do mundo

O programa de mestrado em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor da OBS  fornece técnicas e ferramentas aos profissionais de marketing para analisar e conhecer o fundo do comportamento do consumidor por meio das neurociências. O curso (que é oferecido em parceria com a Universidade de Barcelona) tem duração de um ano, é ministrado em espanhol e na modalidade online. Custa 7.500 euros. 

Mestrado em neuromarketing na Grécia

Entendendo o neuromarketing como um campo complexo e multidisciplinar que requer conhecimento nas áreas de ciências do cérebro e neurociência, o programa de mestrado da CITY COLLEGE University of York oferece treinamento teórico e prático, voltado à tecnologia. A ideia é que, após a formação, os alunos sejam capazes de realizar experimentos neurocientíficos a fim de desenvolver estratégias de marketing eficazes. Durante o curso, os mestrandos terão uma compreensão prática das principais funções do cérebro e do corpo relevantes para o marketing e, especialmente, para a teoria e prática da persuasão. 

O programa é ministrado em inglês e tem duração de um ano na modalidade full time, ou dois anos no formato part time. As aulas ocorrem na cidade grega de Tessalônica.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Escrito por Marcela Marcos. Entre em contato com Estudar Fora pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados