//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoMestrado no Uruguai: veja opções de cursos e universidades

Mestrado no Uruguai: veja opções de cursos e universidades

Marcela Marcos - 21/09/2023
Comentários:

Destino de turistas que procuram belas paisagens, ruas arborizadas e construções charmosas, o Uruguai também oferece boas oportunidades de formação para estudantes internacionais. No caso dos brasileiros, a vantagem é estudar em um país geograficamente mais próximo de casa, em que normalmente há mais facilidade de ingresso nas instituições. Neste post, selecionamos algumas opções para quem deseja fazer mestrado no Uruguai.

Mestrado em Ciência de Dados na UTEC

A Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) oferece, entre outros programas, um mestrado profissional em Ciência de Dados voltado a estimular o caráter empreendedor dos alunos. Com duração de 24 meses, o curso é parcial e ministrado em inglês.

Os mestrandos são capazes de compreender fundamentos de estatística e identificar problemas e oportunidades relacionadas à análise de dados com base no uso ferramentas tecnológicas. A ideia é que eles consigam tomar decisões baseados em métodos de automação e solução analítica. Os alunos também são estimulados a analisar grandes volumes de dados, aplicar modelos matemáticos para fazer previsões orientadas por dados, desenvolver metodologias para extração de informações etc.

Leia também: Intercâmbio: tudo sobre estudar no Uruguai

Para cursar o programa, é necessário ter conhecimento de nível superior em álgebra linear, cálculo simples e programação Python, além de proficiência em língua inglesa. O processo de seleção envolve preenchimento de formulário, entrevista com a coordenação acadêmica e o envio de carta de motivação em inglês.

Com relação a possibilidades de bolsa de estudos, a UTEC tem um Programa de Visitas Internacionais (International Visiting Fellowships), que oferece suporte a acadêmicos com alto desempenho. Entretanto, como o próprio nome sugere, trata-se de um apoio para visitantes, não sendo a melhor opção para quem deseja cursar a pós-graduação formalmente. Neste caso, o programa ideal é Becas Santander, que é especificamente voltado para o mestrado em Ciência de Dados e tem convênio com a UTEC. A iniciativa cobre 50% dos custos do curso.

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade ORT Uruguai

Desenvolvido por uma das universidades mais importantes do Uruguai, o programa de formação de mestres em Gestão de Recursos Humanos é ministrado em espanhol, por no mínimo dois e no máximo três anos. Conforme a descrição, o curso é “orientado para formar profissionais de diferentes áreas a atuar como diretores, gerentes e consultores especializados em alcançar o máximo valor das organizações com base na gestão de pessoas”. Grande parte dos professores tem experiência em áreas como Psicologia e Administração, em setores que vão da Indústria ao segmento de Serviços.

A escola de pós-graduação tem diferentes fontes de auxílio financeiro para os candidatos de alto potencial, concedidas por excelência acadêmica e a alunos com necessidades financeiras. O número de bolsas, no entanto, é bem limitado. As informações estão nesta página da instituição.

Cabe destacar que a Universidade ORT Uruguai também tem outros programas prestigiados de mestrado: em Gestão Financeira e em Big Data.

Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Católica do Uruguai

O programa profissional da Universidade Católica do Uruguai que se baseia em uma tradição que, de acordo com a instituição,  reconhece a importância dos servidores como agentes de transformação na administração pública. O curso – de dois anos, em espanhol – é voltado a profissionais que tenham habilidades e perspectivas necessárias para atuarem como líderes de equipe eficazes na solução de problemas públicos. 

Leia também: Espanhol europeu e espanhol latino: quais as diferenças?

O ensino contempla fundamentos da Administração, Gestão Estratégica, Economia, Gestão de Riscos e Execução Orçamentária.

Após a formação, os mestres são estimulados a seguir carreira em ONGs, instituições multilaterais, governos, setor privado ou como servidores. A universidade, porém, não oferece opções de bolsa de estudos para alunos internacionais.

Outras universidades com programas de mestrado no Uruguai

Além das instituições uruguaias mencionadas, a Universidade de Montevidéu oferece cursos de pós-graduação (incluindo mestrado) em áreas como Artes, Negócios, Comunicações, Economia, Educação e Engenharia. Conheça todas as opções na página de Graduate Programs da UM

Outra que tem uma vasta gama de opções para futuros mestrandos é a Universidad de la Empresa, que se orgulha em receber alunos brasileiros em seus cursos. Algumas das opções de mestrado são em Gestão e Administração de Empresas, Ciências Criminológicas, Direito das Relações Internacionais e Educação.

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados