//username of moderater
Fundação Estudar

Conteúdo Patrocinado

InícioEducaçãoConheça a inovadora Northeastern University, em Boston

Conheça a inovadora Northeastern University, em Boston

Marcela Marcos - 27/09/2023
Comentários:

Fundada em 1898, a Northeastern University é conhecida pelo modelo de aprendizagem experimental, pesquisas de alto impacto, fortes parcerias e alcance mundial. O caráter inovador também é outra marca da instituição, que valoriza uma abordagem exclusiva e elimina fronteiras tradicionais. O sistema universitário global de campi foi estruturado para criar uma comunidade dinâmica, diversificada e inclusiva, com colaborações profundas entre setores e disciplinas. 

A seguir, traremos um panorama geral da universidade, principais programas, modelo de ensino e a visão de uma brasileira que estudou lá. Confira!

MBA em tempo integral na Northeastern University

Um dos programas mais conhecidos da instituição norte-americana é o full-time MBA, de dois anos, em Boston. O objetivo é fazer com que os estudantes estejam aptos a liderar em uma economia impulsionada pelo digital. Conforme sua própria descrição, “liderar no complexo mundo empresarial de hoje exige uma mentalidade empreendedora, resiliência face à mudança e capacidade de aproveitar dados e tecnologia para tomar decisões inteligentes”. 

Leia também: Tudo que você precisa para realizar seu MBA e mestrado internacional

O curso oferece uma ampla lista de disciplinas eletivas, incluindo concentrações interdisciplinares, para levar o estudante a um conjunto exclusivo de habilidades não comerciais que servirão de trunfo aos empregadores.

As concentrações disponíveis abrangem áreas de alta relevância no mercado e são oferecidas em parceria com os demais colleges da universidade. Vale dizer que 100% dos alunos da Northeastern tem a oportunidade de participar de uma residência corporativa e ganhar um salário enquanto realiza uma atividade em uma empresa parceira, líder de mercado. 

Conceito de Cooperative Education

Em relação ao modelo de ensino da Northeastern University, chama atenção aquela que é considerada a “pedra angular” da instituição: a educação cooperativa (ou cooperative education, co-op). Trata-se de um programa de aprendizagem experimental, em que o estudante alterna semestres de estudo acadêmico com períodos de trabalho integral.

Saiba mais sobre a Northeastern University

O Co-op permite explorar ou refinar possíveis planos de carreira, fazer conexões valiosas no setor, ampliar perspectivas e adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para ter sucesso. Esta integração desenvolve alunos altamente competitivos após a formatura – 93% dos graduados da NU estão empregados ou matriculados na pós-graduação nove meses após a formatura (conforme a média plurianual).

MBA na NU na visão de ex-aluna brasileira

Julia Lima, de 30 anos, é natural do Recife (PE) e estudou o full-time MBA na D’Amore McKim School of Business da NU, concluído em dezembro de 2021. As aulas por lá, segundo ela, diferem bastante dos estudos no Brasil, por serem mais interativas e motivadoras.

“Temos case study para debate com professores e alunos e participação em sala é de extrema importância para a nota. Ademais, professores têm experiência profissional em empresas, além de carreira acadêmica”, diz. Ainda de acordo com Julia, foi possível alinhar conhecimentos técnicos com soft skills. 

Por falar em habilidades adquiridas, a brasileira fez estágio em uma Asset Management em Nova York e, depois, foi contratada em período integral pela empresa. “Penso que o plano de internship durante o MBA fez toda diferença para ser realocada no mercado. Quando você tem experiência americana no currículo, é mais fácil de ser contratado. Além disso, a Northeastern faz toda uma preparação com você antes das etapas das entrevistas”, destaca ela. Tal preparação envolve, ainda, ajuda com o currículo, palestras de líderes de grandes companhias, aulas de networking e até mesmo de etiqueta.

Em paralelo, a NU incentiva os estudantes a colocarem, sempre, a “mão na massa”. Em geral, Julia destaca seis aspectos importantes da formação na Northeastern University: crescimento (pessoal e cultural), independência, fluência no inglês, networking, resiliência e perspectiva global.

Entre em contato e saiba mais sobre a universidade.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados