//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesConheça quais são as melhores universidades da Sérvia

Conheça quais são as melhores universidades da Sérvia

Priscila Bellini - 27/06/2018
Comentários:

O país localizado na região dos Bálcãs declarou sua independência só em 2006. Antes, integrava uma confederação com Montenegro e, no passado, também fez parte da Iugoslávia. Atualmente, possui 18 instituições de ensino superior, das quais 8 são públicas. Entre elas, três se destacam como as melhores universidades da Sérvia.

As universidades de Belgrado, de Novi Sad e de Nis entram para a lista de escolas prestigiadas. Apesar de não ser um destino tão cobiçado por intercambistas, o país oferece um custo de vida baixo e vida cultural agitada em suas cidades maiores. Para os alunos que escolhem pela região como destino, há opções atrativas de turismo – por exemplo, em aldeias e montanhas.

Conheça mais sobre as melhores universidades da Sérvia

#1 Universidade de Belgrado

É a mais antiga e conhecida instituição do país, estabelecida em 1808. Não à toa, lidera o pódio das melhores universidades da Sérvia e é, também, a melhor avaliada em rankings universitários, como o QS Ranking. A Universidade de Belgrado divide-se em 31 faculdades e possui prédios espalhados pela capital sérvia. Entre as construções que pertencem à escola, estão as onze acomodações estudantis, que abrigam mais de 10 mil alunos.

O número de alunos também chama atenção, no caso da Universidade de Belgrado. São, ao todo, mais de 90 mil – um dos maiores corpos discentes da Europa. Outros destaques ficam para os institutos que integram o campus, como, por exemplo, o Instituto Nikola Tesla de Engenharia Elétrica.

#2 Universidade de Novi Sad

A segunda colocada entre as melhores universidades da Sérvia localiza-se na capital da província de Vojvodina, na segunda maior cidade do país. Além do campus principal, a escola conta com unidades em outras três localidades – Sombor, Subotica and Zrenjanin. Fundada em 1960, a instituição oferece mais de 400 programas, divididos entre graduação, mestrado e doutorado.

O destaque, no caso da Universidade de Novi Sad, fica a cargo da aposta em inovação. São mais de duzentos laboratórios à disposição dos estudantes, bem como investimento em tecnologia. Na Faculdade de Ciências Tecnológicas, por exemplo, já foram criadas 140 startups, principalmente na área de tecnologia da informação.

#3 Universidade de Nis

Já o terceiro lugar entre as melhores universidades da Sérvia é atribuído à Universidade de Nis, criada em 1965. Inicialmente, a escola funcionava sob o guarda-chuva da Universidade de Belgrado. É uma das oito instituições públicas do país, que reúne mais de 30 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação.

Boa parte da pesquisa desenvolvida em Nis, atualmente, é apoiada pelo Ministério Sérvio de Educação, Ciência e Desenvolvimento Tecnológico. Entre os centros que integram a instituição, estão o de Estudos Multidisciplinares, de Ciências Cognitivas e de Relações Internacionais.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados