Inicio Conheça as melhores universidades da Costa Rica

Conheça as melhores universidades da Costa Rica

0
Conheça as melhores universidades da Costa Rica

O país, localizado na América Central, chama atenção pelas paisagens paradisíacas, que incluem praias e florestas tropicais. Apesar do tamanho reduzido, a geografia não impede que a região reúna boas instituições de ensino. Por exemplo, a Universidade para a Paz, criada pelas Nações Unidas em solo costarriquenho. Esta é apenas uma das escolas que se destaca entre as melhores universidades da Costa Rica.

Com cerca de 60 instituições distribuídas por seu território, o país possui cinco instituições de ensino superior públicas. Em geral, os alunos estrangeiros precisam enviar uma série de documentos para se inscreverem nos cursos. Primeiro, uma das exigências feitas é a de proficiência em língua espanhola. Afinal, a maioria das disciplinas é oferecida na língua local, com poucas opções em inglês.

 

 

Em matéria de rankings universitários, a Costa Rica tem subido posições nos últimos anos. Chegou a boas colocações, por exemplo, na listagem específica para América Latina do QS Ranking. Em tais classificações, o destaque fica para a Universidade da Costa Rica, melhor instituição pública do país.

Conheça três das melhores universidades da Costa Rica

#1 Universidade da Costa Rica

A líder entre as melhores universidades da Costa Rica é também a mais antiga instituição de ensino superior. Fundada em 1940, ela reúne mais de 35 mil estudantes atualmente. A UCR localiza-se na região de Montes de Oca, na capital San Jose, divide-se em seis áreas do conhecimento (como Engenharia, Ciências Sociais e Saúde).

Mesmo com a divisão estabelecida, a universidade oferece um sétimo ramo para os estudantes: a formação humanística. Em resumo, os alunos que chegam à graduação devem passar por matérias básicas, que vão além da área de especialização. Essa série de temas é ensinada na Escola de Estudos Gerais e contempla também o chamado “Trabajo Comunal Universitario“. O TCU é exigido por lei e demanda que os universitários engajem-se em projetos sociais por uma média de 150 horas.

Os alunos também se organizam de forma independente por lá. Por exemplo, há uma Federação de Estudantes da UCR, maior associação do tipo no país, e que trata dos interesses do corpo discente.

#2 Universidade Nacional da Costa Rica

Segunda melhor nos rankings internacionais, a UNA foi fundada em 1973 como uma universidade pública. Localiza-se em Heredia, cidade ao norte da capital costarriquense, e recebe mais de 11 mil alunos. O processo de admissão na instituição estabelece uma prova padronizada de ingresso. Para carreiras específicas, como Dança, Música e Educação Física, há uma Prova de Aptidão Específica.

A instituição ficou conhecida como a “Universidade Necessária”, por ter sido criada para incluir todos os setores da sociedade. Apesar de ser pública, a instituição exige pagamento de taxas acadêmicas, que varia de acordo com o número de créditos a serem cursados pelo estudante.

#3 Universidade pela Paz 

Cercada por riachos e monumentos homenagem às Nações Unidas, localiza-se a Universidade pela Paz, a 35 quilômetros de San José. A UPEACE ficou conhecida pela sigla em inglês, e é a “Universidade da ONU”.

Universidade da ONU
Alunos no campus da UPEACE.

A Universidade abriga, atualmente, cursos de especialização e mestrados voltados para resolução de conflitos e estabelecimento da paz – que vão desde áreas como educação até gestão de recursos naturais. Para os que não têm condições de encarar um mestrado por lá, porém, são também oferecidos cursos online, que abarcam questões correlatas para uma audiência do mundo todo. Presencialmente ou online, o objetivo central da instituição é construir um ambiente em que os alunos possam refletir sobre os muitos aspectos que envolvem a paz e os conflitos passados e presentes.

Em geral, os cursos são multidisciplinares e partem dos princípios de direitos humanos, do estudo de situações de conflito e, claro, da busca pela paz. A lista de disciplinas presenciais inclui tópicos voltados a, por exemplo, Meio Ambiente, Desenvolvimento e Paz – que se desmembram em cinco ramos diferentes de formação – como Lei Internacional e Direitos Humanos.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia