InícioPós-GraduaçãoJovem conta como é um dia típico de um aluno de MBA...

Jovem conta como é um dia típico de um aluno de MBA nos EUA

Lecticia Maggi - 17/12/2015
Comentários:

Por Rodrigo Miranda, estudante de MBA na Universidade Cornell

Como é  o dia tipico de um estudante de MBA em Cornell? Essa é uma das perguntas mais frequentes que eu recebo. O que esperar da rotina de um curso de MBA? Em poucas palavras, a vida do estudante de MBA (a.k.a MBA Candidate) se resume a três atividades principais:

A – Atividade acadêmica: aulas e muito estudo
B – Networking: eventos corporativos com empresas
C – Lazer: festas e viagens!

Guia online e gratuito sobre MBA no exterior

Abaixo, descrevo como é um dia típico, de forma geral, de um aluno de MBA em Cornell durante os três primeiros meses de curso:

Segunda-feira:

07h30 – Acordar e se preparar para encarar um dia longo da escola, não esquecendo de levar o paletó para participar dos eventos corporativos e não esquecendo de empacotar o almoço – comer todo dia no refeitório (US$~10/refeicao) sai caro! Com a mochila pronta, caminho até Cornell. Eu moro num alojamento chamado CTT, que é bem proximo da escola.

08h40 às 14h – Aulas de três disciplinas, incluindo uma curta pausa para o almoço. O sistema de aulas aqui é interessante: são seis matérias durante 3 meses, sendo três matérias na primeira metade e três matérias na segunda metade do trimestre. Essas seis compõem o chamado “core”, que são disciplinas obrigatórias para todos: contabilidade, economia, marketing, managerial finance, pensamento crítico e estratégia empresarial. Entre essas matérias, Cornell se destaca muito em finanças, economia e contabilidade, e por esse motivo os principais bancos americanos gostam de recrutar alunos daqui.

15h às 18h – Tomar café (um a um) com representantes de diversas empresas que vem nos visitar no campus, interessadas nos talentos; e também estudar para as aulas do dia seguinte, fazer exercícios, resolver cases dados em sala de aula e preparar currículo. Muita gente também reserva um tempo para fazer esportes.

18h às 21h – Jantar com empresas que vem nos visitar no campus, palestras de empresas, mais estudos, participar de reuniões dos clubes e etc.

E o lazer onde fica? Temos tempo para nos divertir também. Cornell fica em Ithaca. A cidade é muito bonita, com muitas cachoeiras, florestas e plantações. É bastante pequena e tem ares de cidade do interior. Veja fotos aqui. Está próxima de Niagara Falls e da fronteira com o Canadá. Além disso, a cidade fica próxima a New York City, que é um destino principal dos alunos durante finais de semana prolongados. NYC fica a cerca de 4 horas e meia de ônibus ou 1 hora em voo regular.

_____________________________________________________________________

Rodrigo Miranda é engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e está fazendo seu MBA em Cornell (turma 2017). Apaixonado por Marketing, Tecnologia e Educação, é poliglota e fundador do MBA Alliance Brazil e parceiro no BestmyTest,plataforma online que prepara estudantes do mundo inteiro para o TOEFL.

*Foto: Universidade Cornell / Crédito: divulgação

Leia também:
“Aos 32 anos, vou fazer MBA no exterior para mudar de carreira”
Guia online e gratuito sobre MBA no exterior
O ranking definitivo dos melhores MBAs dos EUA

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados