Um projeto: Fundação Estudar

Pós Graduação

O que você precisa saber para cursar uma pós-graduação fora do Brasil

17.12.15

Jovem conta como é um dia típico de um aluno de MBA nos EUA

Jovem conta como é um dia típico de um aluno de MBA nos EUA

Rodrigo Miranda, estudante de MBA na Universidade Cornell, descreve sua rotina. Você também está pensando em fazer mestrado fora? Confira!

Por Rodrigo Miranda, estudante de MBA na Universidade Cornell

Como é  o dia tipico de um estudante de MBA em Cornell? Essa é uma das perguntas mais frequentes que eu recebo. O que esperar da rotina de um curso de MBA? Em poucas palavras, a vida do estudante de MBA (a.k.a MBA Candidate) se resume a três atividades principais:

A – Atividade acadêmica: aulas e muito estudo
B – Networking: eventos corporativos com empresas
C – Lazer: festas e viagens!

Guia online e gratuito sobre MBA no exterior

Abaixo, descrevo como é um dia típico, de forma geral, de um aluno de MBA em Cornell durante os três primeiros meses de curso:

Segunda-feira:

07h30 – Acordar e se preparar para encarar um dia longo da escola, não esquecendo de levar o paletó para participar dos eventos corporativos e não esquecendo de empacotar o almoço – comer todo dia no refeitório (US$~10/refeicao) sai caro! Com a mochila pronta, caminho até Cornell. Eu moro num alojamento chamado CTT, que é bem proximo da escola.

08h40 às 14h – Aulas de três disciplinas, incluindo uma curta pausa para o almoço. O sistema de aulas aqui é interessante: são seis matérias durante 3 meses, sendo três matérias na primeira metade e três matérias na segunda metade do trimestre. Essas seis compõem o chamado “core”, que são disciplinas obrigatórias para todos: contabilidade, economia, marketing, managerial finance, pensamento crítico e estratégia empresarial. Entre essas matérias, Cornell se destaca muito em finanças, economia e contabilidade, e por esse motivo os principais bancos americanos gostam de recrutar alunos daqui.

15h às 18h – Tomar café (um a um) com representantes de diversas empresas que vem nos visitar no campus, interessadas nos talentos; e também estudar para as aulas do dia seguinte, fazer exercícios, resolver cases dados em sala de aula e preparar currículo. Muita gente também reserva um tempo para fazer esportes.

18h às 21h – Jantar com empresas que vem nos visitar no campus, palestras de empresas, mais estudos, participar de reuniões dos clubes e etc.

E o lazer onde fica? Temos tempo para nos divertir também. Cornell fica em Ithaca. A cidade é muito bonita, com muitas cachoeiras, florestas e plantações. É bastante pequena e tem ares de cidade do interior. Veja fotos aqui. Está próxima de Niagara Falls e da fronteira com o Canadá. Além disso, a cidade fica próxima a New York City, que é um destino principal dos alunos durante finais de semana prolongados. NYC fica a cerca de 4 horas e meia de ônibus ou 1 hora em voo regular.

_____________________________________________________________________

Rodrigo Miranda é engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e está fazendo seu MBA em Cornell (turma 2017). Apaixonado por Marketing, Tecnologia e Educação, é poliglota e fundador do MBA Alliance Brazil e parceiro no BestmyTest,plataforma online que prepara estudantes do mundo inteiro para o TOEFL.

*Foto: Universidade Cornell / Crédito: divulgação

Leia também:
“Aos 32 anos, vou fazer MBA no exterior para mudar de carreira”
Guia online e gratuito sobre MBA no exterior
O ranking definitivo dos melhores MBAs dos EUA

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas