Um projeto: Fundação Estudar

Bolsas de Estudos

Quais são e como funcionam os programas de bolsas e financiamento

02.02.16

Japão oferece bolsas de estudo para professores

Japão oferece bolsas de estudo para professores

Selecionados vão realizar pesquisas sobre educação em universidades japonesas. Bolsa de estudos inclui passagens aéreas e ajuda de custo. Saiba mais!

O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão está oferecendo bolsas de estudo para professores brasileiros que tenham interesse em realizar pesquisas sobre educação em universidades japonesas. As inscrições vão até o dia 4 de março.

As bolsas de estudo vão de outubro de 2016 a março de 2018 e incluem, além da isenção das taxas escolares, ajuda mensal de 143.000 ienes (pouco mais de R$ 4.900) e passagens aéreas.

Para se candidatar, é preciso ter nascido em 2 de abril de 1981 ou após essa data, ter inglês avançado, e ter concluído um curso superior, além de ter pelo menos cinco anos de experiência como professor do ensino fundamental e/ou médio, orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola e exercer a função atualmente. Não é obrigatório falar japonês, mas os interessados devem estar dispostos a aprender o idioma e conhecer a fundo a cultura e estilo de vida japones.

O objetivo da bolsa é contribuir para o desenvolvimento dos dois pa´sies. por isso, ao término do período de estudos, os professores devem retornar aos seus países de origem para colcoar me prática aquilo que aprenderam.

O processo de seleção inclui envio de currículo (em inglês), histórico escolar e plano de pesquisa no Japão, entre outros itens. Alguns consulados do Japão no Brasil oferecem aos interessados a possibilidade de agendar um horário para tirar dúvidas sobre o programa e o processo de seleção.

Veja aqui o edital completo
Saiba mais sobre as bolsas de estudo

Leia também:
Chieko Aoki: “Ao estudar no Japão, aprendi a ter disciplina e paciência”
Guia online e gratuito de bolsas de estudos no exterior

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT