//username of moderater
Fundação Estudar

Conteúdo Patrocinado

InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosComo internacionalizar a carreira com curso de empreendedorismo e tecnologia no exterior

Como internacionalizar a carreira com curso de empreendedorismo e tecnologia no exterior

Marcela Marcos - 05/09/2022
Comentários:

“Como você planeja mudar o mundo? Por que você não começa?” Estas perguntas fazem parte de uma campanha institucional da instituição europeia IE University, intitulada “The Next Best of You”. O incentivo é para que jovens possam dar o pontapé inicial da carreira a partir dos programas oferecidos pela universidade, muitos deles nas áreas de empreendedorismo e tecnologia aplicada.

Quando se fala em profissões do futuro, por exemplo, é natural que venha à mente uma série de ocupações ligadas à área tech. Em meio a um cenário de revolução digital, ter uma formação de base empreendedora e tecnológica se tornou a porta de entrada para uma carreira internacional.

Entre um convento e um arranha-céu: conheça o campus da IE University

A universidade espanhola é conhecida por proporcionar uma formação acadêmica no formato hands on, em que os estudantes aprendem a enfrentar os principais desafios contemporâneos da indústria em sala de aula. Cabe ressaltar, também, que a instituição tem origem empreendedora, promovendo há décadas o uso da inovação e da tecnologia para a criação de novos negócios ou para o  intraempreendedorismo. Para estudar na IE não é necessário ser fluente em espanhol, já que as aulas são todas ministradas em inglês. Neste post, falaremos especificamente sobre os programas de mestrado em tech desta renomada universidade europeia.

Características do mestrado em tecnologia e dados da IE University

As habilidades demandadas profissionais de alta performance mudaram imensamente com o rápido aumento no uso de tecnologias e de dados. As organizações estão buscando profissionais do setor que sejam criativos e adaptáveis, capazes de encontrar soluções inovadoras para problemas práticos e relevantes.

Segundo a descrição da página sobre o mestrado em Tecnologia e Dados da IE University, os líderes mais bem-sucedidos são aqueles que estão familiarizados com tecnologia de ponta, como ciência de dados, Inteligência Artificial (AI), blockchain, robótica e aprendizado de máquina (Machine Learning).

Leia também: Brasileira conta as vantagens de estudar em inglês na Europa

Além de oferecer formação com abordagens nestes tópicos, por meio de um método de “aprender fazendo”, os programas de mestrado da instituição oferecem aos alunos acesso a estágios e oportunidades de trabalhar em empresas líderes, como Google, Microsoft, Amazon e Oracle. Desde o primeiro dia, os estudantes obtêm informações valiosas sobre os riscos e desafios que essas organizações enfrentam diariamente.

Os 4 programas de mestrado em tecnologia da instituição espanhola

Os programas de masters em tecnologia e dados são voltados para jovens que falam inglês, com idades entre 20 e 30 anos. Normalmente, os cursos começam em setembro/outubro ou janeiro/fevereiro de cada ano, mas é importante verificar o site para ter informações sobre o período de início das aulas e quando aplicar. Veja quais são as características de cada um dos programas.

Mestrado em Análise de Negócios e Big Data

O programa de Business Analytics & Big Data busca treinar uma nova geração de profissionais com experiência em dados para, por meio das habilidades analíticas, conseguir impulsionar a inovação nas organizações. O curso tem duração total de 10 meses na versão full-time. Já a versão part-time ocorre no formato híbrido (presencial e online) em 17 meses entre Madri, Dubai e online. Os cursos são em inglês com alunos de todo o planeta.

Mestrado em Ciência da Computação e Tecnologia de Negócios

Aqui, como o próprio nome sugere, o foco está em preparar os alunos para aplicar conceitos tecnológicos à maneira como as empresas funcionam. As competências em tech como pontos-chave de transformação nos negócios têm sido muito demandadas no mercado de trabalho. O curso dura 11 meses (só há versão em tempo integral) e é ministrado em Madri, em inglês. 

Mestrado em Negócios Digitais e Inovação

No caso do masters em Negócios Digitais e Inovação, o objetivo é oferecer, ao longo dos 11 meses, uma compreensão holística das tecnologias digitais e dos métodos utilizados para inovar. O curso ocorre em Madri, só na versão full-time em inglês e traz um panorama sobre diversos setores empresariais e sobre o que ficou conhecido como “economia digital”.

Mestrado Executivo em Transformação Digital e Liderança em Inovação

O programa foi desenvolvido para profissionais com visão de futuro, mais experientes e que desejam se tornar especialistas nas mais recentes tecnologias digitais e estratégias de inovação. É o mais longo entre os demais masters em tech da IE University, com 13 meses de duração. As aulas (que neste caso ocorrem só na modalidade part-time) são ministradas em inglês em formato híbrido: online e, também, nos campi de Madri e Xangai.

Como ingressar nos mestrados em tecnologia da IE University

Todo o processo de aplicação para os programas de mestrado em tecnologia da IE ocorre online, por meio da página de candidatura da instituição. A universidade adota uma abordagem holística para avaliar os candidatos. Isso significa dizer que não só o desempenho acadêmico será levado em conta para conseguir uma vaga, mas também as competências profissionais e experiências profissionais e extracurriculares do(a) candidato(a).

O primeiro passo para aplicar é criar uma conta na página de admissões, preencher o application form, enviar os documentos solicitados e pagar uma taxa de admissão. Depois disso, o departamento de admissões irá revisar os dados do(a) candidato(a) e, em caso de aprovação nesta primeira fase, agendar uma entrevista. Após a entrevista, é emitido o resultado final do processo (admissão ou não-admissão). Em caso de admissão, o(a) candidato(a) agora já admitido(a) pode solicitar uma das diversas bolsas disponíveis para os(as) candidatos(as) latino americanos.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados