//username of moderater
Fundação Estudar
InícioIntercâmbioEstudar na Índia: os principais tipos de intercâmbio pelo país asiático

Estudar na Índia: os principais tipos de intercâmbio pelo país asiático

Marcela Marcos - 09/08/2023
Comentários:

Hinduísmo, dança, chai, massala, cinema, tecnologia, meditação… tudo isso se conecta de maneira fascinante em um dos países mais populosos do mundo. A terra natal do ativista Mahatma Gandhi, tendo Nova Déli como capital, certamente é associada a muitos contrastes. Escolher a Índia como destino para estudar fora significa poder entrar em contato com uma cultura milenar, de encher os olhos. Veja por que ir para lá e quais são os modelos mais comuns de intercâmbio no país que ocupa a maior parte do subcontinente indiano.

Razões para fazer intercâmbio na Índia

A experiência na Índia vai muito além de conhecer o Taj Mahal (célebre monumento classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO), meditar às margens do rio Ganges, percorrer templos e mausoléus, provar comidas bem temperadas e ser envolvido pelo barulho do trânsito caótico – num contraste com o centramento do yoga. É claro que tudo isso pode estar presente, mas é importante saber que a Índia também é conhecida pela indústria cinematográfica (em Mumbai, onde fica Bollywood) e por sediar empresas de TI (principalmente em Bangalore). 

Em relação ao ensino superior indiano, aliás, destacam-se os institutos de tecnologia do país asiático, como Indian Institute of Technology, Delhi, uma faculdade de pesquisa que oferece cursos de engenharia, física e telecomunicação. Ainda na área de engenharia, há o Indian Institute of Technology, Bombay, que conta, inclusive, com cursos na temática aeroespacial. Já o Indian Institute of Science, que fica em Bangalore, oferece programas de ciências biológicas e elétricas, por exemplo.

Voluntariado na Índia

Em 2018, uma reportagem da TV Globo mostrou que, embora a economia da Índia estivesse em ascensão nos últimos anos, a pobreza não diminuiu. No total, na época, 70% da população vivia em áreas rurais pobres, algumas com técnicas rudimentares de agricultura. Na esteira do subdesenvolvimento surge um modelo de intercâmbio que tem se fortalecido no país: o de voluntariado.

Uma das agências que oferecem esse tipo de experiência é a Exchange do Bem, que quer fomentar a imersão cultural de voluntários brasileiros em diferentes países – entre eles, a Índia. Enquanto fazem trabalhos sociais, os intercambistas podem conhecer famosos monumentos como o Taj Mahal. Dependendo da época do ano, é possível presenciar o famoso Holi, o “Festival das Cores” indiano, que comemora a chegada da primavera. Saiba mais sobre o intercâmbio social aqui.

Intercâmbio de inglês na Índia

Com uma forte característica multicultural, a Índia tem 20 idiomas oficiais. O mais popular é o hindi, mas o inglês também está presente, sendo herança da época em que o país asiático foi colônia britânica. Dessa forma, um tipo de intercâmbio na Índia é com o objetivo de estudar inglês, tendo como uma das opções o Instituto de Idiomas Rosemounts.

A instituição é certificada internacionalmente e oferece atividades de trabalho em grupo e em pares para proporcionar o ensino da língua inglesa de maneira interativa. Os estudantes internacionais são estimulados a discutirem sobre tópicos atuais e assuntos mundiais. O Rosemounts fica na cidade de Dehradun, capital do estado de Uttarakhand, localizado no sopé do Himalaia. Por ser o lar de várias escolas internacionais, a cidade ficou conhecida como “pequena Oxford da Índia”. Estudar inglês em Dehradun é a oportunidade de estar cercado por montanhas e rios sagrados indianos, com natureza exuberante ao redor.

Intercâmbio de liderança com a AIESEC

A AIESEC é um movimento universitário que surgiu na França em 1948 e que mescla a experiência de intercâmbio com uma oportunidade de trabalho para desenvolvimento de liderança. A instituição está presente em mais de 125 países, sendo considerada a maior organização estudantil do mundo. O potencial de liderança é desenvolvido por meio dos programas que podem ser remunerados ou de voluntariado, com o diferencial de proporcionar preços inferiores em relação aos de agências internacionais de intercâmbio. A Índia é um dos destinos do programa profissional da AIESEC, o Talento Global.

A iniciativa oferece ao jovem a oportunidade de desenvolver a carreira com um estágio pelo período de 6 a 8 semanas, ou uma oportunidade maior, de 9 a 78 semanas. O diferencial é disponibilizar vagas que incluem acomodação e bolsa-auxílio, cuja definição do valor depende da duração da oportunidade disponível. Os requisitos básicos são ter idade entre 18 e 30 anos, inglês ou espanhol avançado e já ter tido alguma experiência na área de interesse para o intercâmbio.

Graduação da Minerva School

A Minerva School é uma universidade com uma proposta inovadora em que os estudantes vivem uma espécie de “campus itinerante”. O objetivo da instituição de ensino superior é proporcionar uma imersão global e cultural. Nesse sentido, em vez de ter um campus centralizado, os alunos vivem e estudam nas acomodações da Minerva em sete cidades diferentes pelo mundo durante os quatro anos da graduação. Uma das cidades é Hyderabad, capital do estado de Telangana, no sul da Índia – considerada um importante centro tecnológico no país.

Estudar Yoga ou Ayurveda na Índia

É difícil não associar a Índia às práticas de yoga, que aproximam pessoas ao redor do mundo da ferramenta milenar difundida no país asiático. O território indiano também é muito conhecido por seus retiros espirituais e, ainda, por ser o berço do Ayurveda, um sistema médico oriental milenar. Muitos praticantes de yoga viajam para a Índia a fim de aprofundar os conhecimentos, assim como aqueles que querem aprender Ayurveda com uma vivência mais intensa. O Kalari Kovilakom, no sul da Índia, é um dos retiros mais populares no sentido de agregar yoga e mindfulness por meio do Ayurveda – mas não faltam opções de locais do tipo no país.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados